Notícias PlayStation da Semana 26 Abril 2025

 




Soulstone Survivors chega à PS5




Depois do enorme sucesso de Vampire Survivors, não faltam títulos a explorar o estilo bullet heaven. Um dos mais bem-sucedidos é Soulstone Survivors, da Game Smithing, que está em early access na Steam desde novembro de 2022. Com mais de 1 milhão de cópias vendidas e uma avaliação Muito Positiva, o jogo prepara-se agora para o seu lançamento completo — e com direito a versão para PS5.

A versão final de Soulstone Survivors chega a 17 de junho de 2025 e mantém a jogabilidade caótica que caracteriza o género, mas com um estilo visual bastante distinto e várias nuances únicas na jogabilidade.

Tal como em Vampire Survivors, os ataques são automáticos e o objetivo passa por derrotar hordas de inimigos enquanto recolhes gemas para subir de nível. À medida que evoluis, podes escolher entre diversas melhorias passivas e habilidades poderosas, criando combinações que te transformam numa verdadeira máquina de destruição.

As sinergias entre power-ups são uma parte fundamental da estratégia, incentivando a criação de builds coesas e cada vez mais devastadoras.

Fora das partidas, há uma vasta árvore de melhorias permanentes para desbloquear, 22 personagens jogáveis, armas iniciais para fabricar e muito conteúdo adicional para manter o interesse a longo prazo.

Para quem quiser experimentar, já está disponível uma demo jogável na PlayStation Store, mas para já fiquem com o trailer:





Nova atualização do sistema da PS5



A Sony Interactive Entertainment continua a trabalhar para melhorar a experiência dos jogadores na PlayStation 5. Desta vez, foram anunciadas duas novas funcionalidades muito aguardadas pela comunidade: o novo foco de áudio e o regresso dos visuais clássicos das consolas na interface da PS5.

A atualização do sistema começará a ser implementada de forma gradual em todo o mundo a partir de 24 de abril.

Novo foco de áudio

Esta funcionalidade tem como objetivo reforçar a imersão durante o jogo, oferecendo vários perfis predefinidos que realçam os sons mais suaves, ajustando-se às preferências auditivas de cada jogador. A ferramenta proporciona uma experiência sonora mais nítida e acessível quando se utilizam auscultadores.

Com esta função ativa, os jogadores podem escolher entre diferentes opções predefinidas que facilitam a distinção de sons como diálogos, efeitos sonoros do ambiente — como passos ou o sussurrar do vento — e vozes em chats de grupo.

Pode ser ativada através do menu [Definições] > [Som] > [Volume] > [Foco de áudio], bem como a partir do Centro de Controlo, permitindo ajustar os parâmetros mesmo durante o jogo.

O foco de áudio inclui quatro perfis predefinidos:

  • Reforçar sons graves: Amplifica sons de baixa frequência, como o roncar de motores e ruídos intensos.
  • Reforçar vozes: Amplifica chats de voz, vozes de personagens e outros sons de média frequência.
  • Reforçar sons agudos: Amplifica sons de alta frequência, como passos e ruídos metálicos.
  • Reforçar sons suaves: Amplifica sons de baixo volume numa vasta gama de frequências.

Cada perfil pode ser ajustado em três níveis de intensidade (Fraco, Médio e Forte) e também é possível personalizar os canais esquerdo e direito de forma independente para uma experiência ainda mais ajustada a cada utilizador.

Importa referir que esta funcionalidade está disponível apenas quando se utilizam auscultadores ligados por USB ou ficha analógica, não sendo compatível com ligações HDMI através de televisão, recetores AV ou barras de som.

O regresso dos visuais clássicos para a interface da PS5

Durante a celebração dos 30 anos da PlayStation, a Sony apresentou uma coleção nostálgica de personalizações de edição limitada para a interface da PS5, inspiradas nas anteriores consolas: PlayStation, PlayStation 2, PlayStation 3 e PlayStation 4. A iniciativa foi recebida com grande entusiasmo pela comunidade.

Como resposta a essa receção, a marca decidiu reintroduzir estes visuais de forma permanente, para que todos os jogadores possam personalizar a sua experiência na PS5. Esta funcionalidade, chamada “Aparência”, estará disponível no menu [Sistema] > [Aparência] > [Aparência e som].

Com esta atualização, a Sony reforça o seu compromisso com a comunidade de jogadores, ouvindo o seu feedback e continuando a evoluir a plataforma para responder às suas preferências e necessidades.


Atualização Assassin's Creed Shadows 





A Ubisoft vai finalmente levantar o véu sobre o suporte pós-lançamento de Assassin’s Creed Shadows já na próxima semana, conforme confirmado oficialmente pela própria editora.
O título de mundo aberto chegou às lojas há pouco mais de um mês, e tirando uma atualização de peso lançada há algumas semanas, a equipa tem estado relativamente silenciosa.

Isto indica que poderão estar grandes planos em preparação. Sabemos já que estão previstas várias expansões para o futuro — e é bem possível que tenhamos um primeiro vislumbre de uma delas já na próxima apresentação. Ainda assim, resta ver que tipo de melhorias e conteúdos adicionais estão também a ser trabalhados.

A revelação está marcada para o próximo dia 30 de abril.



Marathon




E já temos novos detalhes sobre Marathon, o novo jogo de tiros de extração por equipas, cuja jogabilidade foi revelada no passado dia 12 de abril. Durante a transmissão em direto, foram partilhadas várias novidades importantes sobre o título. Marathon será lançado na PlayStation 5, Steam e Xbox Series X|S a 23 de setembro de 2025, marcando o regresso do estúdio ao universo de Tau Ceti IV, décadas após a trilogia original.

Durante a apresentação, a equipa de desenvolvimento mostrou pela primeira vez sequências de jogabilidade, destacando as principais mecânicas, bem como detalhes sobre o mundo, as personagens e a filosofia de design por detrás desta nova experiência.

Uma competição mortal

Em Marathon, os jogadores formam equipas de três elementos para explorar os restos da colónia perdida em Tau Ceti IV. Pelo caminho, terão de enfrentar ameaças alienígenas, forças de segurança hostis controladas por IA e outras equipas rivais, numa luta constante por recursos valiosos. A morte faz parte do ciclo, mas cada expedição bem-sucedida permite manter todos os itens obtidos e aumentar o poder do jogador.


Runners: o centro da ação

O núcleo do jogo são os Runners, mercenários cibernéticos que deixaram o corpo humano para viver em carapaças biossintéticas. Esta mudança garante-lhes uma forma de imortalidade, já que podem transferir a sua consciência após a morte.
Cada Runner tem habilidades, atributos e estilos únicos, que podem ser ainda mais personalizados através de implantes e equipamento recolhido durante as partidas. Kevin Yanes, chefe de design sénior, explica: “A personalização permite moldar o teu Runner ao teu estilo de jogo preferido, com itens raros como os Núcleos de Prestígio, que oferecem vantagens especiais”.


O regresso a Tau Ceti IV

Marathon mantém a tradição da Bungie em criar universos narrativos ricos e envolventes. Jonathan Goff, responsável pela narrativa, revelou que a história será contada da perspetiva dos Runners, com ênfase na descoberta e na interpretação do jogador. A narrativa irá desenrolar-se gradualmente, com ligações e conflitos diretos com os acontecimentos da trilogia original dos anos 90.

No final da apresentação, a Bungie estreou uma nova curta-metragem cinematográfica passada em Tau Ceti IV, escrita e realizada pelo premiado cineasta Alberto Mielgo (Love, Death & Robots).

Marathon será lançado a 23 de setembro na PlayStation 5, Steam e Xbox Series X|S e já pode ser adicionado à lista de desejos na PlayStation Store.


Death Stranding 2





A Kojima Productions parece estar finalmente pronta para revelar mais detalhes sobre Death Stranding 2, com várias publicações a confirmarem que já estão a jogar o aguardado exclusivo PS5 durante um evento de antevisão que se prolonga por uma semana inteira.

Vários nomes estão entre os convidados, algo que ficou documentado através de uma fotografia do grupo ao lado de Hideo Kojima.

As antevisões de Death Stranding 2 serão publicadas a partir de 8 de maio de 2025, com o lançamento final do jogo agendado para 26 de junho.

O facto de este evento de antevisão se estender ao longo de vários dias é particularmente invulgar, já que estas iniciativas costumam durar apenas um dia e incluir uma longa sessão prática com o jogo em questão. Uma semana inteira dedicada apenas a um título é praticamente inédito, o que indica que poderemos contar com uma cobertura bastante aprofundada.




Ghost of Yōtei




Ghost of Yōtei chega à PS5 no próximo dia 2 de outubro. A notícia foi revelada juntamente com um novo e impressionante trailer da história, intitulado “A Lista de Onryō”, que já pode ser visto aqui.

O jogo decorre nas terras selvagens de Ezo, o que hoje conhecemos como a região de Hokkaido. O vídeo revela a história de Atsu, uma jovem marcada pela tragédia: em criança, perdeu tudo às mãos de um grupo de assassinos conhecido como os Onryō. Anos depois, já como caçadora e guerreira exímia, Atsu embarca numa jornada de vingança. Ao longo do caminho, entre os cenários deslumbrantes de Ezo, irá encontrar aliados inesperados e laços que darão um novo significado à sua missão. O que começa como uma história de vingança transforma-se numa viagem muito mais profunda.

O trailer mostra ainda os impressionantes cenários naturais de Ezo, algumas das novas armas de Atsu, os seus aliados e até uma nova mecânica de jogo que permite revisitar o passado da personagem e reviver momentos marcantes da sua história.

Segundo o estúdio responsável, a Sucker Punch:

"Em Ghost of Yōtei, expandimos e evoluímos a forma de explorar o mundo aberto, oferecendo ainda mais liberdade e variedade do que em Ghost of Tsushima. O jogador poderá escolher que pistas seguir e qual dos membros dos Seis de Yōtei caçar primeiro. A Atsu poderá ainda perseguir outros alvos perigosos e receber recompensas, ou procurar mestres de armas para aprender novas técnicas.”


Ghost of Yōtei – edições disponíveis

Todas as reservas do jogo incluirão um pacote de avatares de Atsu e dos Seis de Yōtei, bem como uma máscara exclusiva no jogo.
  • Ghost of Yōtei – Edição Standard (física ou digital): PVPR 79,99€

  • Ghost of Yōtei – Edição Digital Deluxe: PVPR 89,99€. Inclui o jogo base, armaduras, mapas, e outros itens cosméticos e acessórios dentro do jogo

  • Ghost of Yōtei – Edição Física de Colecionador (PVPR por anunciar). Disponível em exclusivo para reserva na PlayStation Direct. Inclui todos os incentivos de reserva, todos os itens digitais da edição Digital Deluxe, e ainda uma cópia digital do jogo. Para além disso, traz uma réplica para exposição da máscara da Atsu como Fantasma, uma réplica do cinto de Atsu com os nomes dos seis membros dos Seis de Yōtei, e uma réplica do Tsuba (o guarda-mão da katana) de Atsu, forjada pelo seu pai com a imagem de dois lobos gémeos. Inclui ainda uma bolsa com moedas e instruções para jogar Zeni Hajiki, um jogo de destreza que também poderás encontrar no mundo de Ghost of Yōtei. Para completar o conjunto, há ainda uma árvore ginkgo em papel com um lobo na base e um conjunto de quatro cartões ilustrados.


Dragon Ball: Sparking! Zero  - DLC





Dragon Ball: Sparking! Zero acaba de receber o seu segundo pacote de conteúdos adicionais, desta vez com personagens vindas diretamente do novo anime Dragon Ball Daima. Os conteúdos  foram inicialmente disponíveis para quem tinha acesso antecipado, mas já ficaram acessíveis a todos os restantes jogadores.

Este novo DLC traz oito personagens jogáveis, embora várias sejam versões alternativas da mesma personagem com diferentes transformações — algo que já se tornou habitual.

O destaque vai para as versões mini de Goku e Vegeta, com o príncipe dos Saiyans a surgir em quatro formas diferentes: Vegeta (Mini), Vegeta (Mini) Super Saiyan, Super Saiyan 2 e Super Saiyan 3. O pacote inclui ainda Goku (Mini) Super Saiyan, bem como três novas personagens: Glorio, Panzy e Majin Kuu.

Infelizmente, não foram adicionadas novas arenas de combate, o que poderá desiludir alguns fãs, especialmente tendo em conta o cenário inédito apresentado em Dragon Ball Daima.

Além dos novos lutadores, foi também lançada uma nova atualização de balanço, que introduz várias mudanças significativas — na sua maioria positivas, segundo as primeiras impressões da comunidade. Podem ler o patch note completo.


Star Wars Zero Company




Star Wars Zero Company é uma história corajosa e autêntica passada após as Clone Wars. Os jogadores vão vestir a pele de Hawks, um antigo funcionário da República, para comandarem um esquadrão de elite de operacionais habilidosos. Enquanto uma equipa pouco convencional de mercenários provenientes de toda a galáxia, a Zero Company, deve conseguir separar as suas diferenças para ultrapassarem situações praticamente impossíveis e enfrentarem uma ameaça emergente que vai consumir a galáxia se não for resolvida.

Cria e personaliza o teu próprio esquadrão de operacionais recrutados e embarca em operações táticas juntamente com uma equipa de novas personagens de Star Wars. Entre missões, desenvolve uma base de operações e recolhe informação através de uma rede de informadores para estares um passo à frente dos inimigos da Zero Company. Com possibilidades praticamente infinitas e encontros importantes que podem alterar o destino da galáxia, os jogadores vão precisar de preparação intensiva, uma estratégia adequada e a equipa certa para terem sucesso. Star Wars Zero Company será lançado em 2026 para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S. Vejam o trailer:



Super Robot Wars Y





A Bandai Namco anunciou que Super Robot Wars Y será lançado a 28 de agosto, marcando o regresso da icónica série de crossovers mecha — e com um feito histórico: será o primeiro lançamento global na história da franquia.

O jogo foi revelado oficialmente em março, mas só agora foi confirmada a data de chegada.

Para quem não conhece, Super Robot Wars é uma série de RPGs táticos que junta várias propriedades de anime focadas em mechas num só universo, oferecendo combates estratégicos com personagens e robôs lendários de múltiplas séries. Fiquem com o trailer:



Notícias PlayStation da Semana 26 Abril 2025 Notícias PlayStation da Semana 26 Abril 2025 Reviewed by Filipe Martins on abril 26, 2025 Rating: 5

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