Notícias PlayStation da Semana 08 Março 2025

 



Comando sem fios DualSense – Edição Limitada The Last of Us





A Sony Interactive Entertainment anuncia o lançamento do comando sem fios DualSense para a PS5 – Edição Limitada The Last of Us, desenvolvido em colaboração com a Naughty Dog. Este comando poderá ser reservado a partir de 14 de março, antes do seu lançamento a 10 de abril, por um PVPR de 84,99€, exclusivamente através da PlayStation Direct.

O dispositivo celebra a icónica saga de jogos, apresentando um design exclusivo com ícones em preto brilhante por toda a superfície. Estes símbolos representam momentos-chave, personagens e eventos de The Last of Us Parte I e The Last of Us Parte II, incluindo o pirilampo, a traça e o lobo.

Neil Druckmann, diretor criativo da Naughty Dog, e Megan Mehran, designer gráfica do estúdio, manifestaram o seu entusiasmo por este projeto, destacando a importância de captar a essência de ambos os títulos da série.

Este lançamento coincide com a estreia da segunda temporada da aguardada série The Last of Us, que estará disponível na plataforma de streaming Max a 13 de abril de 2025. Além disso, a 3 de abril de 2025, os jogadores de PC poderão desfrutar de The Last of Us Parte II Remastered na Steam e na Epic Games Store.






The First Descendant - Acaba Suporte PS4




A Nexon confirmou que o seu shooter free-to-play The First Descendant deixará de suportar a PS4 e a Xbox One, com essas versões de última geração a serem removidas em junho de 2025. Isto significa não só que as edições mais antigas deixarão de receber novo conteúdo, mas também que se tornarão completamente injogáveis a partir de 19 de junho de 2025. A partir dessa data, apenas a versão para PS5 de The First Descendant estará disponível na PS Store.

Quanto ao motivo desta decisão, a produtora explicou que, devido à "escala" crescente do jogo com a chegada da terceira temporada, as versões para PS4 e Xbox One passaram a exigir "muito esforço e dificuldades na sua manutenção". Assim, a Nexon decidiu descontinuá-las por completo e focar-se apenas no suporte para PS5, Xbox Series X|S e PC.

Para quem ainda joga na PS4 ou Xbox One, será possível transferir o progresso para a nova geração através da funcionalidade de cross-save.

A equipa de desenvolvimento acrescentou ainda: "Como a terceira temporada é uma atualização 'mega season' para nós, queremos focar a nossa equipa no aumento da satisfação dos jogadores."



Estúdio PlayStation a recrutar!





Uma recente oferta de emprego no novo estúdio da PlayStation em Los Angeles revela que a equipa está a trabalhar num "título AAA de alto perfil para consola" — e pode ter um foco em multijogador cooperativo.

A vaga em questão é para um "game systems designer", uma posição que abrange todos os aspetos fundamentais da interação do jogador. A descrição indica: "Irás criar mecânicas, progressão e sistemas de recompensas que aprimoram a experiência do jogador, garantindo um equilíbrio entre desafio, envolvimento e diversão."

Isto não revela muito sobre o projeto em si, mas a secção de qualificações desejadas pode dar algumas pistas. Em particular, procura candidatos com experiência em "princípios e ideais de design para multijogador cooperativo".

Outro ponto interessante menciona a necessidade de uma "forte capacidade de analisar dados do jogo e feedback dos jogadores para ajustar o equilíbrio dos sistemas e implementar melhorias". À primeira vista, isto pode sugerir um modelo de serviço ao vivo com atualizações regulares, mas também pode simplesmente referir-se a testes internos.

É, sem dúvida, uma descoberta interessante, mas ainda se sabe muito pouco sobre este estúdio recentemente estabelecido — cujo nome continua desconhecido. A existência deste projeto tem sido um segredo relativamente aberto, e já em janeiro algumas ofertas de emprego em Los Angeles indicavam que a PlayStation estava a recrutar para algo ambicioso.



 Styx - De Volta!





Depois de vários títulos de ciclismo — tanto de gestão como da série Tour de France —, Blood Bowl 3 e Werewolf: The Apocalypse - Earthblood, a produtora francesa Cyanide Studios anunciou que está de volta àquilo pelo qual é provavelmente mais conhecida: a série de furtividade Styx.

Um terceiro jogo da franquia foi revelado durante a transmissão Nacon Connect, com um primeiro olhar disponível acima.

Eis o cenário: "Mantendo-se fiel à sua fórmula de sucesso, o jogo oferece ambientes abertos, uma grande variedade de poderes e ferramentas e múltiplas abordagens para completar os objetivos. A missão? Roubar Quartz, um raro e mágico recurso, enquanto elimina inimigos com habilidade e precisão."

Styx: Blades of Greed será lançado para PS5 no outono de 2025.




The Occultist





A investigação paranormal é o tema do dia na arrepiante nova aventura da Daedalic para a PS5, The Occultist.

Neste jogo de aventura em primeira pessoa, assumismo o papel de Alan Rebels e viajamos até à sinistra ilha de Godstone em busca de segredos relacionados com o desaparecimento do teu pai.

Mas, como o trailer sugere, tempos difíceis aguardam: casas assombradas, poltergeists e palhaços aterradores estarão à  espera. 

A jogabilidade incluirá puzzles, sobrevivência e furtividade, acompanhada por uma banda sonora original do compositor espanhol Pepe Herrero. O lançamento está previsto para 2026. Vejam o trailer:






Mais despedimentos





A Sony pode estar mais saudável do que nunca em termos financeiros, mas a busca por mais lucros nunca desaparece por completo.

Infelizmente, isso resultou em mais despedimentos na aclamada divisão Visual Arts da PlayStation, um estúdio first party que presta apoio a várias equipas no desenvolvimento de captura de movimento, arte, animação e muito mais. Este grupo trabalhou de perto com a Naughty Dog em vários projetos de The Last of Us.

O Kotaku relata que os cortes incluem membros da equipa que trabalharam no projeto recentemente cancelado da Bend Studio, embora uma fonte tenha indicado que os despedimentos foram “mais abrangentes do que isso”. Atualizaremos caso surjam mais detalhes.

A PlayStation tem passado por um grande período de reestruturação, cancelando não só a suposta sequela de Days Gone da Bend Studio, mas também um alegado jogo live service de God of War da Bluepoint. Tudo isto ocorre após o lançamento desastroso de Concord, que fracassou tanto que foi encerrado poucas semanas após o seu lançamento.

Além disso, parece que a equipa de suporte da PlayStation Studios na Malásia também foi afetada por despedimentos, segundo o NMIA Gaming. O site afirma que cerca de 18 funcionários foram dispensados, incluindo artistas e gestores de projeto.

Aparentemente, os funcionários foram informados de que os cortes não estavam relacionados com desempenho, mas sim com uma redução global da força de trabalho.



Monster Hunter Wilds





O sucesso imparável de Monster Hunter Wilds garantiu-lhe mais de oito milhões de cópias vendidas em apenas três dias, tornando-se no jogo mais rapidamente vendido da história da Capcom.

A editora não forneceu mais detalhes sobre o desempenho do jogo no seu comunicado de imprensa, pelo que teremos de aguardar por novos anúncios para perceber melhor os números específicos na PS5 e o impacto em diferentes mercados. Já sabemos que o jogo liderou as tabelas de vendas físicas no Reino Unido e, presumivelmente, teve um desempenho extraordinário no Japão, embora os dados do retalho só sejam divulgados pela Famitsu mais tarde esta semana.

Para colocar estes números em perspetiva, o sucesso chinês Black Myth: Wukong vendeu 10 milhões de cópias num período semelhante. Já God of War Ragnarok vendeu 5,1 milhões de unidades na sua semana de lançamento, mas apenas na PS5 e PS4. A Capcom afirmou que “continua empenhada em oferecer as melhores capacidades de desenvolvimento para criar títulos altamente originais que correspondam às expectativas de todos os jogadores”.


The Sinking City 2 




A Frogwares revelou o primeiro vislumbre da jogabilidade de The Sinking City 2 à medida que a página do Kickstarter do jogo entra em funcionamento, onde o estúdio  procurava angariar 105 mil dólares através de financiamento coletivo. O clipe tem apenas 53 segundos e foca-se bastante no combate, mas também mostra rapidamente o regresso do Mind Palace e alguns dos diferentes cenários do jogo. Podes vê-lo acima, enquanto The Sinking City 2 está previsto para lançamento na PS5 ainda este ano.

Devido à contínua invasão da Ucrânia pela Rússia, o estúdio ucraniano recorre novamente ao Kickstarter para criar uma "rede de segurança" caso enfrente dificuldades. A equipa já tinha feito o mesmo para Sherlock Holmes: The Awakened, e os fundos angariados permitiram-lhe superar cortes de energia e até realocar funcionários em situações de emergência.

O CEO da Frogwares, Wael Amr, explicou num comunicado de imprensa que esta nova campanha de financiamento para The Sinking City 2 tem o mesmo propósito: "Depois de três anos com esta horrível guerra a pairar sobre as nossas vidas diárias, aprendemos a adaptar-nos, embora nunca tenha sido fácil", afirmou.

Mas o valor que o estúdio procurava já foi atingido e, em menos de um dia, The Sinking City 2 já quase duplicou a sua meta inicial de 108 mil dólares, tendo arrecadado cerca de 200 mil dólares no momento da redação deste artigo.

Ainda estão disponíveis recompensas premium, incluindo edições físicas que trazem uma variedade de itens colecionáveis exclusivos que não poderão ser adquiridos em mais lado nenhum.
Fiquem com o trailer:





Notícias PlayStation da Semana 08 Março 2025 Notícias PlayStation da Semana 08 Março 2025 Reviewed by Filipe Martins on março 08, 2025 Rating: 5

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