Tony Hawks a caminho?

A Activision tornou agora oficial a provocação mostrada em Call of Duty: Black Ops 6, com o site de Tony Hawk a exibir um temporizador de contagem decrescente. O contador está a contar até 4 de março de 2025, por isso espera-se o anúncio de Tony Hawk's Pro Skater 3 + 4 dentro de 10 dias.
Parece que a Activision tem um anúncio relacionado com a série Tony Hawk's Pro Skater marcado para 4 de março, uma vez que foi notado num novo mapa de Call of Duty: Black Ops 6 que uma tela de TV exibe a data "03.04.25" numa loja de skates. Esta provocação surge depois de especulações sobre um remaster de Tony Hawk's Pro Skater 3 + 4, ao qual esta exibição na TV muito provavelmente se refere.
A tela de TV aparece num mapa multijogador regressado de Call of Duty, chamado Grind, que originalmente foi apresentado em Black Ops 2. Seguindo o tema, o mapa está situado dentro de um skate park e a provocação aparece numa loja ao lado que vende decks, trucks e rodas.
Além disso, os fãs analisaram o pequeno símbolo acima da data e descobriram que a posição do skater é uma combinação dos movimentos de Tony Hawk das capas de Pro Skater 3 e Pro Skater 4. A posição das pernas é do primeiro e a das mãos do segundo. Aguardamos então por dia 4 para termos novidades!
Split Fiction - Para todos, em todo o lado!
A EA e a Hazelight Studios lançaram um novo trailer de Split Fiction, destacando o regresso da funcionalidade e assinatura da Hazelight, o Passe de Amigo, que permite aos jogadores partilharem a explosiva experiência cooperativa com um amigo, gratuitamente, com apenas uma cópia do videojogo.
Com Split Fiction, o Passe de Amigo está de volta e melhor do que nunca, com uma nova função de cross-play que permite que qualquer pessoa jogue com um parceiro em diferentes plataformas, incluindo PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S. Se nenhum dos amigos possuir uma cópia do videojogo, ambos podem ainda iniciar um período experimental gratuito com o Passe de Amigo, para espreitar a magia cooperativa da equipa da Hazelight! Descobre mais acerca do Passe de Amigo e como utilizar a funcionalidade numa nova publicação do blogue disponível AQUI!
Em Split Fiction, os jogadores colaboram na pele da escritora de fantasia Zoe e da autora de ficção científica Mio, dois opostos que terão de trabalhar em conjunto para escapar a uma simulação de mundos criados a partir das suas próprias histórias. Concebida para duas pessoas, Split Fiction é uma verdadeira aventura cooperativa onde os jogadores vão poder mergulhar na jogabilidade dinâmica, desenvolvendo as suas capacidades de trabalho em equipa enquanto viajam por incríveis mundos de ficção científica e fantasia.
Split Fiction será lançado a 6 de março para a PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC através do Steam, Epic Games Store e EA app, por 49,99 €. A utilização do Passe de Amigo para jogar Split Fiction requer uma Conta EA gratuita, por isso certifica-te de que te registas aqui. Não tens um amigo para jogar contigo? Os jogadores em busca de um parceiro cooperativo podem usar os canais "Looking for Player" (Estou à procura de um jogador) no servidor da Hazelight do Discord para configurar sessões de jogo com outros jogadores da comunidade.
Vejam o trailer:
First-Party, Second-Party e Third-Party

Tem havido um debate aceso sobre o significado de jogos de first party, second party, e outras categorias entre os entusiastas de jogos ao longo dos anos.
Durante muito tempo, assumiu-se que os jogos de first party eram aqueles publicados pelo detentor da plataforma e feitos por estúdios de propriedade interna, enquanto os títulos de second party eram aqueles ainda publicados pelo detentor da plataforma, mas feitos por estúdios externos.
No entanto, ao longo da última década, a Sony confundiu os fãs mais entusiastas ao descrever títulos como Death Stranding como jogos de first party.
Então, o que se passa?
Bem, numa entrevista, o ex-chefe da PS Studios, Shuhei Yoshida, pôs fim à discussão com uma explicação detalhada.
“Então, quando os jogos são feitos por um desenvolvedor, mesmo que seja um desenvolvedor independente, e publicados pela PlayStation, nós chamamos esses jogos de first party.”
Ele explicou: “Por exemplo, antes da Housemarque ser adquirida, eles eram um desenvolvedor externo e os nossos produtores externos geriam as relações. Mas nós financiámos o jogo e lançámos o jogo como jogo de first party, mesmo que tenha sido desenvolvido externamente.”
Yoshida continuou: “Chamamos second party quando uma empresa independente criou o jogo e o financiou ou co-financiou, portanto, a propriedade intelectual ainda é da empresa. Um exemplo recente é Rise of the Ronin, da Koei Tecmo. A PlayStation publicou esse jogo, por isso chamamos-lhe de second party.”
Ele concluiu: “E então, as exclusividades de third party chamamos de títulos de parceiro, por exemplo, jogos como Final Fantasy 16 que saíram primeiro na PlayStation e eram exclusivos de third party, por isso essa é a terminologia.”
Yoshida acrescentou que, durante o seu tempo como chefe da PS Studios, assinou muitos jogos de first party desenvolvidos externamente, embora tenha reconhecido que os acordos de second party se tornaram mais prolíficos ultimamente.
“Sempre fizemos muitos jogos de first party desenvolvidos externamente enquanto eu estava na gestão, e a PlayStation ainda os faz, mas a produção do que chamamos de second party aumentou definitivamente nos últimos anos,” notou ele.
“Lembro-me que o primeiro exemplo foi Nioh e Nioh 2. Esses jogos foram criados e publicados pela Koei Tecmo no Japão e na Ásia, mas fora da Ásia, nos EUA e na Europa, foram publicados pela PlayStation e isso foi um acordo de second party na nossa terminologia. Isso correu muito bem.”
Portanto, embora ainda seja algo complicado, isso deve dar uma ideia melhor sobre como a Sony vê a terminologia. Podemos resumir da seguinte forma:
First party
Um jogo publicado e totalmente financiado pela Sony. Normalmente, a Sony possui a propriedade intelectual.
Second party
Um jogo publicado pela Sony, com financiamento total ou parcial vindo de uma empresa externa. Normalmente, não possui a propriedade intelectual.
Título de parceiro
Um jogo desenvolvido e publicado por uma empresa externa, lançado primeiro ou antes nas plataformas PlayStation.
Third party
Um jogo publicado e totalmente financiado por uma empresa externa.
Tudo isto é um pouco complicado, e é possível ver como podem existir exceções às regras, onde diferentes contratos estão em vigor. (Por exemplo, Death Stranding 2: On the Beach é um jogo publicado e totalmente financiado pela PlayStation, mas não possui a propriedade intelectual, por isso, fica realmente entre o first party e o second party.)
Marvel Rivals - Lucros
É difícil escapar a Marvel Rivals nos dias de hoje, e se parece que toda a gente está a jogar o jogo superpopular da NetEase, é provavelmente porque está mesmo. Mais de 40 milhões de jogadores já começaram a jogar o hit gratuito, e o desenvolvedor relata que arrecadou um impressionante valor de $2,9 mil milhões em receita líquida; não está nada mal, tendo em conta que foi lançado apenas a 6 de dezembro de 2024.
Os números impressionantes foram revelados durante os mais recentes resultados financeiros da NetEase, mas são ainda mais impressionantes quando consideramos que o período reportado é dos três meses que terminaram a 31 de dezembro. Claro, a editora tem vários estúdios sob o seu guarda-chuva corporativo, todos a contribuir, por isso não podemos atribuir o aumento de 1,5% desde o trimestre anterior apenas a Marvel Rivals. Isto também tem o efeito provavelmente não intencional de fazer com que os despedimentos dos desenvolvedores americanos da NetEase, ocorridos há poucos dias, pareçam ainda mais insensíveis; os acionistas devem ser agradados a todo custo.
Pacific Drive - Vendas
E continuando a falar em marcos positivos, o stressante survival driving Pacific Drive atingiu uma impressionante marca de vendas. O lançamento de estreia do estúdio Ironwood vendeu um milhão de unidades, e considerando que cerca de 35 pessoas trabalharam no jogo durante o auge do desenvolvimento, isso é um grande sucesso para o veículo a um preço razoável.
Lançado em fevereiro passado, a Ironwood não tem permanecido inativa. Desde então, o desenvolvedor lançou três atualizações para o jogo e uma série de DLCs cosméticos. A Ironwood recorda-nos que uma quarta atualização, a maior e "mais substancial", ainda está a caminho, por isso prepara os teus snacks favoritos e prepara-te para isso.
Kingdom Come: Deliverance 2 - 2 Milhões
Depois de vender 1 milhão de cópias no lançamento, Kingdom Come: Deliverance 2 superou agora os 2 milhões de vendas nas suas primeiras duas semanas no mercado.
Este RPG hardcore certamente não vai agradar a todos, mas conseguiu realmente conquistar aqueles que apreciam o seu cenário histórico e os sistemas de jogabilidade profundamente envolvidos.
De fato, o boca a boca positivo será um grande fator para o sucesso do jogo. O primeiro Kingdom Come também se saiu muito bem — vendendo cerca de 8 milhões de cópias ao longo dos anos — mas esta sequela muito melhorada parece ter alcançado um público mais amplo logo desde o início.
A questão, então, é se Deliverance 2 terá pernas. Honestamente, vemos o jogo a vender bem ao longo do ano — especialmente depois que o calendário de lançamentos acalmar um pouco nos próximos meses.
Nova coleção de acessórios Midnight Black

A Sony Interactive Entertainment anuncia que a sua nova linha de periféricos para PlayStation 5, Midnight Black, já está disponível para compra na PlayStation Direct e nos pontos de venda habituais. A nova coleção em preto mate já pode ser adquirida para o reprodutor remoto PlayStation Portal, o comando sem fios DualSense Edge, os auscultadores sem fios Pulse Elite e os auriculares sem fios Pulse Explore.
O design Midnight Black estende-se ainda à caixa de carregamento para os auriculares Pulse Explore, ao suporte de carregamento para os auscultadores Pulse Elite e à caixa de transporte para o comando DualSense Edge. Os auscultadores Pulse Elite e os auriculares Pulse Explore incluem ainda um estojo de transporte em feltro cinza.
A nova Midnight Black Collection está disponível com os seguintes preços de venda ao público recomendados (PVPR):
- Reprodutor remoto PlayStation Portal Midnight Black: 219,99 €
- Earbuds sem fios Pulse Explore Midnight Black: 219,99 €
- Auscultadores sem fios Pulse Elite Midnight Black: 149,99 €
- Comando sem fios DualSense Edge Midnight Black: 219,99 € (o novo preço aplica-se também à versão original em branco).
Estes acessórios complementam na perfeição os periféricos Midnight Black para PS5 já disponíveis, incluindo o comando sem fios DualSense e as tampas da consola PS5.
Dune: Awakening
Temos acompanhado o desenvolvimento de Dune: Awakening, que tem um grande potencial, já há algum tempo, e parece que finalmente a nossa fé está prestes a ser recompensada. A editora e desenvolvedora Funcom revelou a data de lançamento para PC do jogo, a 20 de maio, tendo previamente prometido que a versão para PS5 chegaria logo a seguir.
Obtivemos uma nova visão intrigante de "o jogo de sobrevivência mais ambicioso alguma vez feito, situado no planeta mais perigoso do universo, Arrakis", que parece incrivelmente vasto em termos de alcance. Ainda temos muitas perguntas sobre como o seu mundo persistente e massivamente multijogador funcionará, mas não há como negar que o que a Funcom tem vindo a criar parece ser uma adaptação extremamente fiel tanto do universo lendário de Frank Herbert como, mais especificamente, da visão de Denis Villeneuve sobre ele.
Notícias PlayStation da Semana 22 Fevereiro 2025
Reviewed by Filipe Martins
on
fevereiro 22, 2025
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