GameForces Awards 2024 - Melhor Direção Artística do Ano


Se há pouco pusemos a nossa memória auditiva a funcionar, está na hora de recorrer à memória visual. Olhando, quase literalmente, para parte visual da palavra "audiovisual," temos de esclarecer que quando nos referimos à Direção Artística, não estamos a falar da resolução de imagem da qual usufruímos quando estamos com um comando (ou teclado e rato) nas mãos. Estamos a falar da utilização de um estilo artístico coerente, da beleza dos cenários de fundo, da fluidez das animações quando mandamos os nossos protagonistas atacar com uma espada, lançar um feitiço ou saltar em cima de uma tartaruga, da utilização de cores, de efeitos luminosos, entre vários outros aspetos.

De facto, com o avançar dos anos e com o progresso tecnológico, os produtores e os diretores visuais têm cada vez mais possibilidades por onde envergar. Um pouco como o buffet de delícias visuais que os nossos redatores têm à frente por onde escolher um vencedor para este prémio! Entre momentos entusiasmantes de jogabilidade e sequências cinemáticas, não há dúvida de que, este ano, há muito por onde escolher. E em estilos bem diferentes, também: mais realistas, mais animados, misto de realismo com fantasia, ou com terror. Cada vez mais, os videojogos são um meio visualmente delirante, e com a riqueza de 2024, quais serão os vencedores escolhidos?



Filipe Mesquita - Prince of Persia: The Lost Crown

Parece que foi há uma eternidade, mas lembram-se de como começou este ano? Sim, foi com um dos melhores lançamentos de todo 2024 - ao qual, infelizmente, uma grande parte dos jogadores não deu a devida atenção. Falo do inglório regresso glorioso de Prince of Persia. Mas para além da excelente jogabilidade de combate e de exploração, o injustamente desprezado The Lost Crown destacou-se por outro motivo - a sua direção artística. Os cenários belíssimos e coloridos, os ataques vistosos e resplandecentes, os efeitos luminosos e de partículas, e os designs das criaturas imponentes que nos deram coça atrás de coça. É tudo tão belo! A sério, façam a vocês mesmos um favor, e joguem este título!




Carlos Cabrita - Black Myth: Wukong

Havia muito que ambicionávamos com Black Myth: Wukong e o que prometeu, entregou. O jogo é excelente em diversos aspetos: a sua gameplay incrível, banda sonora soberba e uma direção de arte de outro mundo. Apesar de não ser o melhor, na minha opinião, nas outras categorias que mencionei, nesta última leva a taça para casa. Tudo em Black Myth: Wukong tem vida, desde os pelos da nossa personagem que movem com o vento, até à natureza à nossa volta. Os ataques inimigos têm animações excelentes e o design dos mesmos estão impressionantes. Não existem palavras suficientes para descrever a direção artística deste jogo. Para mim uma das melhores de sempre.



Tiago Sá - Neva

Seria possível eu ficar minimamente indeciso nesta categoria? Se espreitarem a lista de análises que publiquei em 2024, verão logo que "one of these is not like the others". Até comparando-o apenas com os outros indies belos que joguei, Neva inequivocamente compete numa liga à parte. A minha Nintendo Switch que o diga: o jogo mal durou umas quatro horas, mas contam-se às centenas as capturas de ecrã que guardei. Cada paisagem desta tocante história tirou-me o fôlego e distinguiu-se como uma peça artística em si mesma, graças ao estilo artístico definido por amenos tons pastel, gradientes suaves e um desenho de locais magistral.





Carlos Silva - Metaphor: ReFantazio

Desde os primeiro instante que começamos esta experiencia que ficamos arrebatados com a sua arte visual. Quer sejam as sequencias de animação, quer a própria jogabilidade está tudo refinado ao mais ínfimo detalhe. O traçado da animação é exímio, os cenários cuidadosamente formulados para refletirem este mundo e a própria navegação dentro dos menus de jogo ou durante as batalhas, fazem-nos pensar que tudo está perfeitamente concretizado para ficarmos verdadeiramente imersos por esta experiência. 

Esta é uma sensação que já sentimos em Persona 5 e confesso que sentiria alguma estranheza se descuidassem este aspecto, mas ainda assim consegui ficar surpreendido com o nível de atenção e cuidado que a Atlus introduziu neste quesito. Mais que um doce visual, a sua arte faz parte integrante e fulcral do pacote que é a experiencia transmitida ao jogador e para sempre, quando me lembrar de Metaphor: Refantazio, para além da excelente caracterização das personagens, vou-me lembrar da sua direção artística e como fiquei constantemente fascinado por ela durante as longas dezenas de horas que passei com ela.


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Digam-nos de vossa justiça! Concordam com as escolhas dos nossos redatores? Há algum outro jogo belíssimo na vossa opinião, mereça destaque e que não tenhamos referido ao longo deste artigo? Partilhem connosco as vossas opiniões, e enriqueçam esta discussão!

Introdução por Filipe Castro Mesquita
Edição do Texto por Tiago Sá
Thumbnail e Imagens de Texto por Carlos Cabrita
GameForces Awards 2024 - Melhor Direção Artística do Ano GameForces Awards 2024 - Melhor Direção Artística do Ano Reviewed by Tiago Sá on dezembro 30, 2024 Rating: 5

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