GameForces Awards 2024 - Melhor Banda Sonora do Ano

 

Para muitos de nós, a banda sonora de um jogo pode decisiva na apreciação de um jogo. Pode ser o que separa da ou catapulta um jogo para a excelência, ou pode ser o que torna uma experiência boa, algo banal ou muito pouco memorável. E os produtores têm perfeita noção disto, a julgar pela quantidade de videojogos que investem milhares e milhares em orquestras e em compositores de renome que contratam para que os nossos ouvidos estejam tão aconchegados quanto os nossos olhos enquanto jogamos.

Portanto, é muito importante celebrarmos os jogos cujas bandas sonoras nos fizeram cantarolar, ouvir mentalmente ou afetar o algoritmo do Spotify. Seja por conter músicas que acentuam os momentos emocionais ou o ritmo da ação que atravessamos; seja por conter uma lista de músicas que entrou regularmente nas nossas playlists mais ouvidas; ou seja apenas por ter *aquela* trilha com a qual vivemos obcecados durante meses a fio, ao ponto de chatearmos todos os nossos amigos e familiares até a ouvirem e dizerem em voz alta o quão brutal é, todos os jogos que referimos merecem ser reconhecidos pelo seu trabalho com toda a vertente auditiva da experiência que proporcionam.







Carlos Silva - Final Fantasy VII Rebirth

Para a escolha da melhor OST deste ano escolhi um título que utiliza faixas de alguns dos maiores nomes da indústria da música de videojogos, desde o eterno Nobuo Uematsu até Mitsuto Suzuki. Conseguido acompanhar a narrativa, história e jogabilidade, a música de Rebirth consegue verdadeiramente potenciar todos os seus elementos, elevando o seu conjunto acima da simples soma das partes.

Mas a banda sonora de Rebirth consegue ir mais além do enaltecer da experiência ao jogador de hoje. Com uma seleção que mistura perfeitamente verdadeiros clássicos da série Final Fantasy e novas adições, permite não somente evocar o seu legado, como introduzir novos elementos que vem reformular, refrescar e incrementar aquilo que esperamos de um Final Fantasy na sua vertente sonora. Títulos como "No Promises to Keep LOVELESS" ou ""Battlefield Rhythms", vem trazer uma lufada de ar fresco aos clássicos intemporais reimaginados, como "Memories of Midgar" ou  "Jenova Reborn". Fica a dica!




Carlos Cabrita - Final Fantasy VII Rebirth

Eu sei que vocês esperavam alguma variedade nesta categoria, mas não… não vai acontecer. Final Fantasy VII Rebirth aparece assim para a minha lista de prémios duas vezes, desta vez com a melhor banda sonora. Mais uma vez, Final Fantasy conseguiu-me arrepiar e acalorar com a sua incrível banda sonora que nos acompanha ao longo da jornada. Seja nos momentos de combate, suspense ou até mesmo os que nos deixam com um bocado de olhos no meio das lágrimas, a banda sonora nunca deixa a desejar e consegue sempre causar um maior impacto ao que está a ocorrer na nossa televisão.




Filipe Martins - Final Fantasy VII Rebirth

Sim, nós também reparamos que este título enche praticamente esta categoria, e que verem a mesma imagem três vezes seguidas até parece uma gralha. Não fui apenas eu a dar este prémio de Melhor OST a Final Fantasy VII Rebirth. Curiosamente (ou talvez inevitavelmente), este título foi também a escolha  de vários membros da nossa equipa. Depois de tantas discussões calorosas para outras categorias, este foi, sem dúvida, o momento de paz que nos uniu.

Se estás a pensar que talvez tenhamos algum tipo de parceria secreta com a Square Enix... bem, quem me dera! Mas não, ainda não há nenhum contrato assinado. A verdade é que a qualidade desta banda sonora fala por si própria. Se por acaso alguém da Square estiver a ler isto, fica já aqui a dica: estamos disponíveis para conversas, ok? 

Brincadeiras à parte, esta escolha reflete o impacto inegável da música de Rebirth. É um trabalho que ultrapassa o conceito de acompanhamento sonoro e entra diretamente no coração de todos os que jogaram. Com cada nota, sentimos que estamos a viver algo épico e inesquecível – algo que, claramente, também ressoou com a nossa equipa onde eu claramente também assino.



Tiago Sá - Mario & Luigi: Brothership

O Carlos Cabrita que me perdoe: quando lhe encomendamos a thumbnail deste artigo, estava crente de que daria o ouro a The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom. Adoro o modo como a banda sonora utiliza leitmotifs clássicos como ponto de partida para novas composições refrescantes, e como a seleção de músicas é numerosa - garantindo que, por cada tema mais discreto, há outros dois memoráveis ao virar da esquina.

Porém, sempre que me sentava para escrever a minha participação, havia uma barreira psicológica que me impedia de avançar, na forma de uma dúvida: "E Mario & Luigi: Brothership?" Sentei-me a ouvir as duas bandas sonoras em alternância, procurando deslindar o mais justo vencedor, e o novo jogo dos canalizadores saiu resolutamente por cima. Embora as músicas de bosses deixem a desejar (tanto em quantidade como em grandiosidade), todas as restantes composições ficam no ouvido quer queiramos ou não, beneficiando de uma consistência com que outros jogos podem apenas sonhar. Para além de serem verdadeiros hinos, os temas complementam na perfeição as secções em que são usados: o fenomenal tema de Twistee Island puxa por um pé de dança, e é o que ouvimos enquanto ajudamos dois dançarinos profissionais; os acordeões de Florall Island pautam uma atmosfera serena e sumptuosa, perfeita para acompanhar o jardim de flores que preenche a ilha.

Entre esta invejável coesão e esta gama de músicas tão diversificadas como memoráveis (dois elementos evocativos de Xenoblade Chronicles 2, que possui uma das minhas bandas sonoras favoritas de sempre), sinto-me confiante em eleger Brothership como a minha OST do ano!





Filipe Mesquita - Stellar Blade

Há qualquer coisa de cativante na música coreana, não há? E digo isto como alguém que nem tem o hábito de ouvir K-Pop, nem nada do género, mas que apenas observa de fora o fenómeno em que a música desse lado do mundo se tem tornado. Até este ano, pelo menos! Isto porque Stellar Blade foi um deleite para os meus ouvidos. A música leve durante a exploração, a música dramática durante momentos emotivos, a música frenética que tornava as batalhas contra bosses ainda mais impactantes... Está tudo exímio! Por isso, Stellar Blade é o jogo com a minha banda sonora preferida deste ano, e, muito provavelmente, a minha gateway drug para o mundo da música coreana.



______

Digam-nos de vossa justiça! Concordam com as escolhas dos nossos redatores? Há alguma banda sonora ou trilha musical que, na vossa opinião, mereça destaque e que não tenhamos referido ao longo deste artigo? Partilhem connosco as vossas opiniões, e enriqueçam esta discussão!

Introdução por Filipe Castro Mesquita
Edição do Texto por Tiago Sá
Thumbnail e Imagens de Texto por Carlos Cabrita
GameForces Awards 2024 - Melhor Banda Sonora do Ano GameForces Awards 2024 - Melhor Banda Sonora do Ano Reviewed by Tiago Sá on dezembro 27, 2024 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.