Análise | EA Sports FC 25 - Vitória pela Margem Mínima

 

Se há coisa garantida no inicio de cada época futebolística é que nos agarramos quase piamente à crença de que a nossa equipa do coração vai vencer o campeonato... mesmo que a época anterior tenha sido lastimável ou as transferências tenham isdo bem manhosas. Para não criar já disputas, não irei dizer por qual clube torço, mas também não posso assegurar que não encontrem indícios. Outra coisa garantida é, que a cada época, temos a nova versão de FIFA, quer dizer, EA Sports FC, chegando então ao EA Sports FC 25!

Mas, com o passar do tempo, será que este título continua destacado em primeiro lugar com boas prestações dentro de campo, ou começa a descer na classificação?



Em boa verdade, quem gosta de videojogos de futebol, por falta de jogos concorrentes que lutem frente a frente com o FC 25 acabamos por, invariavelmente, recorrer a esta saga. Tirando um ou outro pormenor, a jogabilidade já nos é bastante conhecida e natural, o que também inclui o sentimento de familiaridade de toda esta base, mas também com as suas já conhecidas falhas onde o jogador não acerta na bola, ou cai em cima de outro e embrulham-se os dois. Mas há algumas melhorias interessantes neste novo título que nos obrigam a dizer que, desta feita, não é só mais do mesmo. 

Apesar de ser familiar, há sempre um esforço de inovar na jogabilidade, e nesta edição senti que foi dado um passo na direção pretendida do realismo. A tecnologia Hypermotion melhorou bastante a forma como os jogadores se movem em campo, agora com 1800 jogadores a correrem de forma super realista. No FC 24, os movimentos do tronco já eram bem feitos, mas agora até o movimento das pernas está mais afinado. Também senti que a precisão de passe e remate está mais refinada, ou seja, é necessário posicionar o jogador de maneira mais calculada e congruente com a direção específica do passe que queremos fazer. E, por falar em realismo, há um novo botão para fazer faltas automáticas, perfeito para derrubar o adversário de forma cínica e puxá-lo para o chão. Claro que, no mínimo, essa opção traz o cartão amarelo ao jogador.




Em termos visuais foram acrescentados também efeitos meteorológicos que podem mesmo mudar o jogo, como ventos fortes que desviam a bola ou chuva pesada que faz os jogadores escorregar. Para ser justo, isso tudo só acontece nos jogos offline. Também é possível celebrar os golos com a mascote do clube, um pormenor engraçado. Outro detalhe é que o tempo do dia irá progredir ao longo de uma partida: se começarmos um jogo quando o sol se está a pôr, iremos terminá-lo sob um céu noturno.

Já em termos táticos há novidades interessantes. Dentro da posição do jogador, temos as funções que potenciam os jogadores a terem diferentes desempenhos na mesma posição. Um médio ofensivo (CAM) tanto pode jogar como segundo avançado ou construtor de jogo, portanto quando formos escolher alguém para essa posição temos que analisar que estilo o jogador tem, consoante o que queremos daquela posição para determinada tática. Naturalmente, para quem não aprecia tanto esta vertente do jogo já há táticas pré definidas, como por exemplo a famosa de PeP Guardiola no Barcelona tiki taka.




O Modo Carreira também trouxe novidades. Com menus simplificados, a tela principal permite logo decidir se queremos ir para a gestão de equipa, para as contratações, treinos, equipa jovem etc.. Também já é possível coordenar equipas femininas, incluído cinco ligas principais, bem como a Liga dos Campeões Feminina e mais países foram adicionados ao scouting, alargando aqui o leque de opções para os olheiros. Mesmo a gestão de venda e compra de jogadores parece ser mais real e justa, com os jogadores a fazerem exigências mais lógicas. E a gestão da equipa de jovens também levou umas melhorias, tanto na forma como estes jovens vão evoluindo bem como o fato de durante a época temos torneios com estes jogadores no modo Rush.

É verdade que todas as melhorias mencionadas, apesar de que importantes na revalidação deste título, não acrescentam nada de realmente novo, simplesmente são melhorias expectáveis do título anterior. Mas EA Sports FC 25 vem com um modo novo, o modo Rush.

E se só agora mencionei este modo, é porque quis deixar realmente o melhor para o fim. O modo Rush é uma lufada de ar fresco e para mim o grande vencedor de EA Sports FC 25. Num sistema de jogo em que jogamos 5 contra 5 (onde não controlamos o guarda redes), em campos mais pequenos que o tradicional, estas partidas duram 7 minutos com mais 2 minutos e 20 segundos em golo de ouro caso as equipas empatem. 




Existe um punhado de regras diferentes, como o funcionamnento dos penaltis (que são marcados com o jogador a sair com a bola contra o guarda redes), mas mantém-se a jogabilidade do futebol tradicional. No modo Ultimate Team, senti que este modo se aproxima mais do realismo que queremos do título, onde semanalmente há uma regra que limita o jogador que podemos escolher, como por exemplo, escolher um que no máximo tenha um overall de 87. Também durante a partida a escolha do jogador tem que ser pensada, pois podemos ganhar pontos extras se cumprimos alguma condição especifica, como escolher um jogador de um determinado pais, ou mesmo dalguma liga. Neste modo é muito difícil encontrarmos alguém que só com um jogador consiga ganhar facilmente a uma equipa, obrigando inevitavelmente a jogar em equipa se quiser vencer.

Este modo é jogado num estádio novo, o Estádio Rush, que foi criado em parceria com a Nike e inspirado no design das chuteiras Mercurial. Tem um visual futurista e até conta com efeitos especiais, como espetáculos de drones coloridos.



Em termos de prestação gráfica pela primeira vez, o FC 25 tem dois modos, ambos a 60fps:

  • O modo "Enhanced Visuals", que melhora a iluminação com ray tracing e aumenta os detalhes gráficos, rodando em 4K upscaled.
  • O modo "Favour Resolution", que usa iluminação normal, mas renderiza em 4K nativo.
Já a vertente sonora também levou uns toquezinhos: por exemplo, os comentadores irão reagir às mudanças táticas que decidamos fazer durante uma partida. Também no modo Rush, se escolhermos por exemplo um jogador Português, volta e meio podemos ouvir algumas palavras em português, simulando o jogador a gritar "chuta" ou "passa".  A banda sonora segue a veia dos títulos anteriores, com um respeitável repertório de faixas energéticas.



Conclusão

O EA Sports FC 25 mantém-se como a principal escolha dos fãs de futebol. Tal deve-se bastante à falta de concorrência, mas não deixam de haver novidades a destacar: a jogabilidade mais realista e precisa, o Modo Carreira mais prático e, o grande destaque, o novo modo Rush. No geral, o FC 25 inova alguns pormenores, sem perder a familiaridade que nos habituou, tanto para o lado bom como para o mau.



O Melhor:

  • Modo Rush;
  • Modo Carreira com equipas femininas e menus mais simples;
  • Mais opções estratégicas para o teu plantel;
  • Um maior realismo na jogabilidade mas...

O Pior:
  • ... que ainda traz muitas falhas e erros dos títulos anteriores;
  • Melhorias gerais interessantes mas que pecam por não ser significativas;


Pontuação do GameForces – 7.5/10


Título: EA Sports FC 25
Desenvolvedora: EA Sports
Ano: 2024

NotaEsta análise foi realizada com base na versão digital do jogo para a PlayStation 5, através de um código gentilmente cedido pela EA.

Autor da Análise: Filipe Martins 


Análise | EA Sports FC 25 - Vitória pela Margem Mínima  Análise | EA Sports FC 25 - Vitória pela Margem Mínima Reviewed by Filipe Martins on outubro 10, 2024 Rating: 5

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