Notícias PlayStation da Semana 03 Agosto 2024

 


Valorant - Chegou





Bem, não demorou muito! Após o anúncio da PS5 no Summer Game Fest, a Riot Games lançou uma versão beta fechada do Valorant que está em execução há várias semanas. Esse mesmo teste online entrou em beta aberto na semana passada e agora o jogo foi lançado oficialmente. Se quiserem jogar, experimentem – o download é gratuito para todos a partir de hoje. Valorant está disponível para PC há vários anos, mas o desenvolvedor espera atrair um público totalmente novo com este lançamento para a consola. O jogo free-to-play, que apresenta uma lista crescente de personagens, todos com movimentos e habilidades diferentes, é considerado uma alternativa atraente para jogos como Overwatch 2.

Novo DualSense - ASTRO BOT





A Sony Interactive Entertainment anunciou, através do Blog Oficial da PlayStation, um DualSense de Edição Limitada de ASTRO BOT, a maior aventura da adorada personagem da PlayStation, que já está disponível para reserva, tanto nos pontos de venda habituais, como na PlayStation Store e PlayStation Direct, e que chegará no próximo dia 06 de setembro, em exclusivo, à PlayStation 5. O novo comando só estará disponível no dia de lançamento do jogo, no entanto as reservas estarão disponíveis já a partir de 09 de agosto, através da PlayStation Direct, e também de alguns pontos de venda habituais, por 79,99€ (PVP recomendado).

O design deste novo comando “apresenta os detalhes azuis característicos do Astro nas pegas e botões, linhas de ficção científica esculpidas, bem como o par de olhos brincalhões característicos no painel tátil. É uma verdadeira obra de arte, e não podíamos estar mais satisfeitos com o resultado final na Team Asobi”, escreveu Nicolas Doucet, Studio Head da Team Asobi, antes de mencionar algumas das coisas incríveis que o seu novo jogo faz com o comando sem fios DualSense.

“Em primeiro lugar, como muitos de vocês esperam de um jogo do Astro, poderão sentir as superfícies em que este corre e desliza, desde relva, areia e metal, a texturas mais moles ou água”, disse acrescentando que, apesar de isto já acontecer no Astro’s Playroom, aqui aumentaram “o número de texturas que se podem sentir através do comando”.

Além disto, Nicolas Doucet disse ainda que duplicaram “a quantidade de gatilhos adaptativos combinados com o feedback háptico, ligando-os firmemente aos novos poderes do Astro”. E exemplificou: “quando usas o Barkster, o Jetpack do bulldog, podes sentir o propulsor a bater contra o teu dedo em sincronia com a animação, dando uma sensação muito dinâmica e envolvente. Cada novo poder recebeu o mesmo tratamento especial, pelo que poderás sentir várias expressões através dos teus dedos”.
As novidades não ficam por aqui e, entre outras coisas, o Studio Head da Team Asobi falou ainda do Dual Speeder, um dos gadgets que o Astro mais utiliza e lhe permite viajar para vários planetas. “O Dual Speeder utiliza todos os recursos do controlo de movimentos, gatilhos adaptáveis e feedback háptico”, escreveu.

De recordar que, desenvolvido pela Team Asobi, ASTRO BOT traz de volta o adorável herói robótico da PlayStation numa nova aventura descomunal no espaço. Aqui, o Némesis galáctico de Astro atacou a nave-mãe PS5, baralhando os fios e espalhando a tripulação pelo espaço. Só o Astro poderá resolver as coisas, e partindo na sua maior missão de sempre, precisará da ajuda dos jogadores para salvar a tripulação e reconstruir a nave mãe.

ASTRO BOT vai levar os jogadores a explorar 6 galáxias e mais de 80 níveis em busca da dispersa tripulação de Astro, onde poderão usar mais de 15 habilidades únicas para abrir caminho por cada cenário. O jogo já está disponível para reserva tanto na PlayStation Store, como na PlayStation Direct e pontos de venda habituais, e conta com uma Edição Standard, que está disponível em formato físico e digital por 69,99€ (PVP recomendado), e ainda com uma Edição Digital Deluxe, que está disponível apenas em formato digital por 79,99€.



Game Informer - o Adeus





Depois de uma jornada épica de 33 anos, a icônica revista de jogos dos EUA, Game Informer, deixa de existir. A revista, que publicou sua primeira edição em 1991, foi fechada hoje pela GameStop. Não haverá uma edição final ou despedidas carinhosas, já que todos os funcionários atuais foram demitidos com efeito imediato. No momento em que este artigo foi escrito, o site da publicação estava offline. A Sony fazia parcerias regulares, publicando histórias importantes sobre títulos tão recentes quanto Marvel’s Spider-Man 2. A edição atual, com Dragon Age: The Veilguard na capa, será a última das revistas. Uma declaração foi publicada na conta oficial X (ou Twitter) da Game Informer, embora de acordo com fontes da Kotaku, não tenha sido escrito por nenhum membro da equipa editorial da Game Informer:
“A Game Informer foi fechada pela GameStop e toda a equipa incrivelmente talentosa (inclusive eu) foi demitida”, compartilhou o escritor Kyle Hilliard nas redes sociais. “Uma reviravolta frustrante, especialmente considerando que estávamos cerca de 70% prontos com a próxima edição e que teria uma ótima capa.” Depois de ganhar fama na década de 90 contra outros titãs de revistas impressas dos EUA, como a GamePro e a Electronic Gaming Monthly, a Game Informer foi comprada pela GameStop em 2000, permitindo-lhe colocar a revista nas suas muitas lojas em toda a América.

Também ofereceu uma assinatura da publicação como parte da adesão à loja. Mas à medida que o desejo por mídia impressa e jogos físicos diminuiu, parece que a Game Informer vem travando uma batalha difícil há algum tempo. Mesmo assim, fez um excelente trabalho ao migrar para a internet, onde os seus documentários no YouTube e entrevistas rápidas atraíram elogios, mas com a GameStop desesperada para cortar custos, era apenas uma questão de tempo até que fechasse totalmente.

Bungie - Despedimentos





E continuando as más noticias, a desenvolvedora de Destiny 2, Bungie, confirmou que irá demitir 220 funcionários “devido ao aumento dos custos de desenvolvimento e às mudanças na indústria, bem como às condições econômicas duradouras”. Como resultado, a equipa será ainda mais integrada aos PlayStation Studios à medida que mais 155 funcionários transitam da Bungie para cargos na Sony. 29 por cento dos cargos na Bungie desaparecerão, incluindo a maioria dos cargos executivos e de liderança sênior. Numa publicação no blog da Bungie, o seu CEO Pete Parsons disse: “Hoje é um dia difícil e doloroso, especialmente para os nossos colegas que vão sair, todos os quais fizeram contribuições importantes e valiosas para a Bungie. Para todos os afetados por esta redução de empregos, ofereceremos um generoso pacote de saída, incluindo indenizações, bônus e cobertura de saúde." Ele continua explicando que a Bungie deve se reestruturar com “objetivos mais realistas e finanças viáveis”.


Novo Jogo- Novo Estúdio 





Mas nem tudo é mau. Após as demissões na Bungie, uma equipa que estava sendo incubada anteriormente pelo desenvolvedor de Destiny está em processo de desmembramento como um novo PS Studio. A empresa está a fazer um jogo que é considerado uma experiência de ação de ficção científica, e cerca de 40 ex-funcionários da Bungie estão sendo transferidos para ajudar a estabelecer a nova equipa. A imagem em cima pode ser a primeira olhada do jogo PS5 do recém-criado PS Studio 1 da Sony. Uma campanha de recrutamento da Bungie no ano passado mencionou seus vários projetos de incubação em desenvolvimento e fez referência a “um jogo de ação baseado em equipa inspirado em vários gêneros em um universo totalmente novo de fantasia científica”. Acrescentou: “Ele se inspira em jogos de luta, plataformas, MOBAs, simuladores de vida, envoltos em um mundo comico e alegre”. Os fãs notaram a arte acima na página de incubação do site da Bungie, que parece estar ligada ao projeto descrito acima.


Green Hell




O tenso jogo de sobrevivência Green Hell vai receber uma versão nativa para PS5, com uma atualização gratuita oferecida aos jogadores que já possuem a versão para PS4, o que é uma boa notícia. A má notícia é que a versão para PS4 não receberá mais suporte com futuras atualizações, mas supomos que o mundo deve inevitavelmente continuar o seu avanço.

A desenvolvedora Creepy Jar lançou um trailer que mostra as melhorias que os jogadores da PS5 podem esperar quando a atualização for lançada no próximo dia  14 de agosto. Aparentemente, as consolas da geração anterior já não conseguem oferecer o nível de qualidade que a Creepy Jar deseja disponibilizar aos jogadores e, por isso, o cross-play e a transferência de saves entre as plataformas não serão possíveis. Green Hell tem sobrevivido discretamente desde seu lançamento em 2019, acumulando impressionantes seis milhões de jogadores desde que foi deixado para se virar sozinho na selva. Vejam as diferenças para a nova versão:



Chivalry 2 - Completo





A desenvolvedora Torn Banner Studios anunciou que, após três anos de atualizações gratuitas para Chivalry 2, consideram agora o jogo completo em termos de funcionalidades e irão se concentrar em outros projetos empolgantes de multijogador. O jogo continuará sendo mantido, e os serviços de matchmaking permanecerão online.
Foi uma ótima jornada para a Torn Banner Studios. Chivalry 2 é realmente um dos jogos multijogador mais viscerais e únicos que os jogadores podem experimentar na PlayStation, e nunca houve um momento melhor para isso. Em maio, a desenvolvedora lançou a atualização Regicide, que adicionou (entre outras coisas, como armas, mapas e modos de jogo) um final climático à narrativa das facções em guerra dentro do jogo.
A Torn Banner está a trabalhar em outros projetos ambientados no universo de Chivalry, além de explorar o gênero de horror cooperativo, com No More Room in Hell 2, que já está em Acesso Antecipado na Steam.


PlayStation Plus - Agosto





A Sony Interactive Entertainment, quais são os títulos que chegarão agora em agosto sem custos adicionais para todos os níveis de subscrição do PlayStation Plus: LEGO Star Wars: The Skywalker Saga, Five Nights at Freddy's: Security Breach e ENDER LILIES: Quietus of the Knights. Títulos estarão disponíveis para download na PlayStation Store entre o próximo dia 06 de agosto e 02 de setembro.

De realçar que em Star Wars: The Skywalker Saga, disponível para a PlayStation 5 e PlayStation 4, os jogadores terão a oportunidade de viver momentos memoráveis e seguirem a ação frenética dos nove filmes da saga de Luke Skywalker, com o famoso humor da LEGO.



Five Nights at Freddy's: Security Breach, também disponível para todos os jogadores da PlayStation 4 e PlayStation 5, é o mais novo jogo da série de terror para toda a família amada por milhões de jogadores de todo o mundo. Aqui, os jogadores jogarão como Gregory, preso durante a noite no Freddy Fazbear’s Mega Pizzaplex. Com a ajuda do próprio Freddy Fazbear, Gregory deverá sobreviver às personagens reimaginadas de Five Nights at Freddy’s que estão atrás dele – além de novas ameaças horripilantes.

Por outro lado, em ENDER LILIES: Quietus of the Knights, que estará disponível para todos os jogadores da PlayStation 4, há muito, muito tempo, no distante País do Fim, a Chuva da Morte começou a cair subitamente, transformando os seres vivos em Corrompidos, mortos-vivos ensandecidos e violentos. O reino, incapaz de lidar com a tragédia sem precedentes, acabou por ser destruído. A chuva não parava, incessante como uma maldição, e é aqui, neste mundo, que Lily despertará nos fundos de uma igreja.



Clair Obscur: Expedition 33





Parece que muitos RPGs recentes têm tentado colocar um toque único no combate tradicional por turnos. Por exemplo, Final Fantasy 7 Remake e Rebirth pegaram o clássico sistema ATB do jogo original e incorporaram ação em tempo real, e algo semelhante aconteceu com Trails through Daybreak e seu evoluído sistema de emboscadas. Até mesmo o próximo lançamento da Atlus, Metaphor: ReFantazio, tem um sistema onde o jogador pode utilizar jogabilidade hack-and-slash para eliminar inimigos mais fracos ou pegar desprevenidos inimigos mais poderosos.

É uma tendência interessante, e Clair Obscur: Expedition 33 está, possivelmente, a levar isso a um novo nível. Caso se tenham esquecido, este é aquele RPG impressionante que foi anunciado no showcase de verão do Xbox no mês passado, do desenvolvedor francês Sandfall Interactive.

O trailer de estreia do título ganhou alguma atenção devido ao seu compromisso em mostrar um combate por turnos — algo raro em projetos com gráficos mais realistas. "Não houve realmente nenhuma tentativa de fazer um RPG por turnos com gráficos de alta fidelidade por um bom tempo", concorda o diretor criativo Guillaume Broche, em uma entrevista ao PlayStation Blog.

Broche começa: "Na Sandfall Interactive, todos nós amamos JRPGs como Final Fantasy, a série Tales, Lost Odyssey e Persona com sua interface incrível, ritmo e câmara dinâmica. Todos temos muita nostalgia e carinho por esse tipo de jogo, mas também queremos ver algo novo sendo feito no gênero."

Mas, apesar da influência óbvia de propriedades japonesas clássicas, são os jogos de ação que poderiam trazer alguma originalidade ao combate por turnos de Expedition 33. "Fomos inspirados por jogos de ação como a série Souls, Devil May Cry e NieR, e sua jogabilidade recompensadora foi algo que quisemos trazer para um ambiente de combate por turnos," explica Broche. "Quando jogamos esses jogos, precisamos aprender os ataques, o timing e as fraquezas de cada encontro com inimigos, e queríamos traduzir esse desafio para um novo gênero." Parece promissor, não é?

Broche continua: "O sistema de batalha é o que chamamos de combate por turnos reativo. O jogador pode levar tempo durante as batalhas para estabelecer suas estratégias, mas durante o turno do inimigo, você terá que reagir em tempo real para desviar, saltar ou aparar ataques dos inimigos para desencadear um contra-ataque poderoso."

"O sistema de ritmo de ataque é uma mistura de diferentes inspirações — queríamos fazer algo rápido para se adequar à visão que tínhamos para o combate. Assim que terminei o primeiro protótipo do sistema de defesa, soube que era algo especial," conclui ele.

Então, temos essencialmente um sistema de combate por turnos tático, mas com uma camada de ação baseada em habilidade por cima. E, como Broche sugere, isso não parece ser apenas um truque — parece ser uma parte fundamental da batalha. Lembramos que Expedition 33 esta marcado somente para 2025.

Notícias PlayStation da Semana 03 Agosto 2024 Notícias PlayStation da Semana 03 Agosto 2024 Reviewed by Filipe Martins on agosto 03, 2024 Rating: 5

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