Prata da Casa #2 - Portugueses ao Rubro

Se julho é usualmente um mês calmo para os videojogos, não podemos transpor esta costumária verdade para a realidade portuguesa. Com premiações que nos fazem pensar que já chegamos à febre de Game Awards de novembro e o lançamento próximo de dois jogos nacionais como se o Natal se tivesse antecipado, parece que os tempos estão mais agitados para o país à beira mar plantado - por isso, avancemos sem demoras!


ARC SEED - Já Disponível em Early Access!

Se são jogadores PC, já podem ter ARC SEED nas vossas mãos. No dia 30 de julho, o mais recente projeto da Massive Galaxy Studios foi disponibilizado na Steam em acesso antecipado. Embora o seu preço sugerido seja 14,99€, poderão aproveitar um preço introdutório especial de 12,74€ se o adquirirem até 10 de agosto.

Na sua versão atual, este SRPG com elementos de jogos de cartas conta com dois Mechs para controlarem e mais de cem cartas e equipamentos. As vossas runs para protegerem a terra de uma invasão alienígena podem ser conduzidas em 3 Acts, nos quais deverão encontrar bastantes inimigos e quatro bosses. Mike Holmes de Rogueliker apreciou o combate ágil e recompensante e os visuais e banda sonora  evocativos dos sci-fi japoneses dos anos 80, considerando estar perante uma base sólida para a Massive Galaxy Studios desenvolver e polir nas atualizações vindouras.

Os próximos conteúdos para ARC SEED estão previstos para o final do verão, altura em que serão adicionados novos bosses, um novo Mech e bastantes novas cartas, desbloqueáveis e muito mais.

Se pretenderem experimentar a nova experiência dos criadores de For The Warp antes de avançarem para a compra final, podem fazê-lo através da sua demo gratuita. Além disso, se quiserem saber um pouco mais do homem por trás do jogo e das inspirações e decisões que moldaram ARC SEED, recomendo vivamente que leiam a entrevista que o produtor Gonçalo Monteiro deu à newsletter Videojogos: Boas Leituras de Filipe Urriça.



Exophobia - Já Disponível!

O muito aguardado Exophobia, que mistura os géneros boomer shooter e metroidvania, já está disponível em todas as grandes plataformas! Com o lançamento do título, deu-se também uma longa campanha de promoção do jogo. Esta campanha passou por um evento de lançamento no Cine Incrível em Almada a 23 de julho, uma entrevista ao Sapo TEK, um Ask Me Anything no Reddit e participações no podcast Glitch Gamecast e no canal JotaJotaDobleV em que José Castanheira fala desta experiência e de todo o caminho trilhado para chegar ao Dia D do lançamento.

Como não podia deixar de ser, a crítica portuguesa e mundial já colocou à prova esta homenagem a Wolfenstein e DOOM, e os vereditos foram globalmente positivos: João Pardal do Piado do Pardal destacou aspetos como a exploração metroidvania prazerosa, os bosses duros de roer e os designs bem conseguidos jogo brilha pela sua exploração, e Pedro Loureiro de itsaPIXELthing apresentou o jogo como um must-have que captura o espírito dos clássicos que o inspiraram ao mesmo tempo que oferece jogabilidade refrescante e dinâmica.

Recordando, Exophobia está disponível desde 23 de julho para Steam, Nintendo Switch, PlayStation 4 e 5, Xbox One e Xbox Series.



Over & Out 2024 - Os Melhores Jogos da Universidade Lusófona

No dia 12 de Julho, a Licenciatura em Videojogos, Mestrado em Game Design e Médias Jogáveis da Universidade Lusófona promoveu o evento Over & Out 2024, no qual os videojogos realizados ao longo do ano de curso são apresentados no campus da universidade.

Muitos convidados especiais marcaram presença nesta ocasião e participaram na atribuição de prémios, como membros de empresas como a Fortis, a APVP, a FunCom, a Gaming HUB, a Fun Punch Games, a Infinity Games, a Real Fevr, a OnTop Studios, a Vertical Reach, a RedDagger e a Loading Studios. Adicionalmente, YouTubers, streamers e representantes da SIC e do website Meus Jogos também intervieram na celebração dos videojogos dos estudantes. Dentro das diferentes categorias, a grande novidade deste ano foi a criação do "Prémio Telmo Couto" em homenagem ao recentemente falecido fundador do website Meus Jogos e membro acarinhado da comunidade de videojogos portuguesa, devidamente representado no evento pelos seus pais e Nuno Mendes.

Abaixo, podem conhecer os vencedores das diferentes categorias:

  • Prémio Telmo Couto: Melhor Conceito: Nimona de Afonso Cunha, Júlia Costa, Mariana Martins, Gabriela Branco.
  • Prémio: Melhor Sistema Desenvolvido num jogo - Nimona de Afonso Cunha, Júlia Costa, Mariana Martins, Gabriela Branco.
  • Prémio: Jogo mais Inovativo: Nimona de Afonso Cunha, Júlia Costa, Mariana Martins, Gabriela Branco
  • Prémio: Incentivo à Cultura: Rota de João Fernandes, Bruno Alegria, Tomás Cardoso, João Nogueira, Júlia Costa, Mariana Martins, Eduardo Rocha, Ivan Emídio, Leonardo Henrique, Lee Dias, Afonso Cunha, João Rodrigues, Catarina Fuscalicuc, Carolina Matos, Inês Gomes, Hugo Silva, Daniela Peixoto, Clara Antunes, Hugo Matins, Daniel Silva, Gonçalo Sampaio, Pedro Batista, Artur Martins, Breno Pinto, Luan Holmo, Daniel Costa.
  • Prémio: Impacto Social: Bordalo e o Gato de Micael Teixeira, Bruno Rodrigues, João Fonseca, Rodrigo Pires, João Inácio,Marco Domingos, João Freire.
  • Prémio: Alt. Ctrl: Pack-o-Rama de João Fonseca, Bruno Rodrigues e Pedro Osório.
  • Prémio: Especial 42: Magic Intern de António Rodrigues, Rafael José e Rodrigo Gomes.
  • Prémio: Best Awkward Game: Demon Dungeons de João Correia,  João Ribeiro e Vitória Rodrigues.
  • Prémio: Melhor jogo EPIC-WE: Puss in Books de António Rodrigues e Gabriela Branco.
  • Prémio: Melhor Jogo do Ano: Moira de João Freire, João Inácio, Marco, Rodrigo Pires, Micael Teixeira, Bruno Rodrigues.

Se quiserem experimentar estes jogos, opções não vos faltam: todas estas experiências estão disponíveis na plataforma itch.io sem quaisquer custos, e cinco títulos selecionados (Inside Poetry Remastered, Human Ltd., Magical Intern, PodScape e Shades of Insanity) estão disponíveis gratuitamente na Steam dentro da Lusófona Games Collection 2024.



Gloomy Juncture - Premiado no BitSummit 2024 

Entre 19 e 21 de julho, foi realizada a edição de 2024 do BitSummit, uma das maiores mostras de videojogos indie do Japão. Para além de permitirem aos visitantes conhecer os jogos de desenvolvedores independentes da atualidade, este evento também compreende uma cerimónia de atribuição de prémios.

Nesta iteração dos BitSummit Awards, o galardão de excelência visual foi atribuído a Gloomy Juncture, desenvolvido pelo Subtales Studio. Filipe Rodrigues, o desenvolvedor solo por trás do jogo, agradeceu no Twitter pela premiação, assinalando o quão recompensante foi vencer num país que inspirou a sua paixão por videojogos.

No evento, Iida Kazutoshi da Ritsumeikan University realçou o apelo do conceito paradoxal de nos aprofundarmos na loucura de alguém à medida que vencemos mais puzzles e o quão fraturante é um mundo e estilo visual construídos por um desenvolvedor estreante na criação de jogos e de ilustrações.

Gloomy Juncture ainda não tem uma data de lançamento concreta na Steam, mas já pode ser adicionado à vossa lista de desejos.



Indie X PT - Edição de 2024 Confirmada

O evento Indie X, realizado anualmente em Lisboa com o intuito de destacar e galardoar os melhores jogos indies, será novamente realizado em 2024. Para além da cerimónia presencial, será também realizado um evento digital composto por uma transmissão em direto de apresentação de jogos indie hospedada no canal Twitch da RTP Arena, e por uma promoção especial na Steam com descontos nos finalistas das seis edições do Indie X.

Os desenvolvedores interessados em submeter os seus jogos para o evento podem fazê-lo até ao dia 15 de setembro, preenchendo o formulário no website da conferência.



Retirado do Baú - For the Warp

Com o lançamento de ARC SEED, o nosso destaque do mês só podia ir para um dos títulos anteriores do currículo da Massive Galaxy Studios: For the Warp.

O primeiro jogo do estúdio é um roguelike espacial e, tal como ARC SEED, tem elementos de jogos de cartas: para poderem vencer os combates e sobreviver nos sistemas proceduralmente gerados, precisarão de desbloquear e utilizar cartas variadas, que codificam os diferentes ataques que podem executar.

O Ricardo Mota de Rubber Chicken considerou este casamento entre Faster Than Light e Slay the Spire como uma "pérola [...] obrigatória", e Frank Alves de Dummies elogiou-o pelo seu "pixel art muito bonito, [...] bom desafio e gameplay envolvente". For the Warp foi ainda nomeado nos PlayStation Talents e foi finalista no Indie X nas respetivas edições de 2019.

For the Warp está disponível para PC, Xbox e Nintendo Switch, e será futuramente lançado para as consolas PlayStation. O jogo ainda se encontra sob suporte ativo dos desenvolvedores, tendo recebido várias atualizações ao longo dos anos.


Prata da Casa #2 - Portugueses ao Rubro Prata da Casa #2 - Portugueses ao Rubro Reviewed by Tiago Sá on agosto 09, 2024 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.