Nos dias de hoje, vários simuladores de corrida dominam o mercado. Para os apreciadores, nomes como Gran Turismo, Forza Horizon, ou Need for Speed ganham expressão, com estilos diferentes para agradar a todos os jogadores. Essas sagas não são recentes e já passaram por várias gerações de consolas mas jogadores com mais anos de experiencia certamente conseguem puxar das suas divisas e ir aos meandros dos tempos para relembrar de títulos ainda mais antigos.
Nomes como Out Run ou Top Gear fizeram as delicias em consolas como SNES, Master System, ZX Spectrum ou mesmo o PC, ainda com o sistema operativo PC-DOS. Com inspiração nesses títulos, surge a saga Horizon Chase que tenta recriar este género arcade para os dias de hoje. Será que Horizon Chase 2 consegue essa proeza?
Este título continua o caminho que o seus irmãos mais velhos nos apresentaram. Os modos de jogo continuam semelhantes, incluindo desde logo a World Tour, onde vamos percorrendo continentes e os seus países em diferentes corridas. Com um grafismo melhorado, as paletes de cores escolhidas continuam brilhantes e vivas como os clássicos nos habituaram, globalmente criadas de uma maneira bastante apelativa e com detalhes dignos de destaque, que estão muito bem caracterizados. Não posso falar por todas as pistas mas, exemplificando, as corridas em Marraquexe e Fes (cidades de Marrocos que visitei recentemente) estão bem projetadas com pormenores reais das próprias cidades como ruas mais estreitas ou monumentos específicos, um feito bastante interessante e que combate a monotonia que o género poderia trazer.
Também, visto ter uma curva de aprendizagem extremamente simples que pode também prolongar esse sentimento passado algumas corridas, Horizon Chase 2 tenta colmatar esse potencial problema trazendo diversos carros com variadas melhorias e alterações, tanto na carroçaria das viaturas como nas jantes. Para termos acesso a novas alterações, os modos de jogo PlayGround e Tournaments vão oferecendo novos desafios constantes ajudando assim a mitigar o tédio que poderemos vir a sentir.
O facto deste título ser cross-play, permitindo jogar com pessoas de outras plataformas, é deveras outra mais valia, havendo sempre jogadores disponíveis para jogar contra. Também existe o modo de Local Crew, que permite jogarmos até quatro jogadores com o ecrã divido, garantindo assim momentos bem passados entre amigos.
Todos esses momentos são acompanhados de uma banda sonora criada pelo compositor Barry Leitch (que conta com trabalhos em inúmeros títulos entre eles Lotus Turbo Challenge, TFX, Gauntlet Legends, Gauntlet Dark Legacy, Top Gear e Rush), e que também já acompanha esta saga em títulos anteriores. Sempre com ritmos acelerados que dão ao jogador um sentimento de adrenalia, como se estivéssemos ao comando de Sonic. Com efeitos sonoros competentes, entre o acelarar, o barulho do motor ou do nitro, posso afirmar que a componente sonoplasta está bem conseguida.
O ponto negativo que posso salientar na minha experiencia com Horizon Chase 2 foi o fato de, ao evoluirmos o nosso carro tornando-o mais veloz para corridas mais avançadas, a experiencia nas corridas fica demasiado mecânica, sendo quase automático pressionarmos a tecla para virar e não termos oportunidade para apreciar os cenários. Também o fato de os efeitos climatéricos não alterarem a jogabilidade e resumirem-se a efeitos visuais é uma oportunidade desperdiçada.
Estes pormenores, aliados ao facto de o próprio género arcade do jogo estar um pouco datado, poderão aborrecer os jogadores mais novos que não passaram por experiências anteriores semelhantes e não possuem assim um sentimento nostálgico. Apesar de tudo o que de novo trouxeram para mitigar o sentimento de repetição, sinto que o próprio género perdeu valências com o passar do tempo e a evolução no mundo dos videojogos, onde sentimentos de aborrecimento parecem ser inevitáveis, com mais ou menos tempo de jogo.
Conclusão
O Melhor:
- Pistas bem caracterizadas;
- Modo Multi-jogador com CrossPlay;
- Customização variada;
- Sentimento de repetição inerente ao género;
- Dificuldade simplista;
- Em corridas mais avançadas o efeito velocidade prejudica um pouco a experiencia;
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