A Riot Games forjou mais um derivado do
seu gigante sucesso que é League of Legends.
Para quem não sabe, Riot Forge é uma
distribuidora ramificada da Riot Games,
que procura trabalhar com outros estúdios dando o universo de League of Legends (LOL) a conhecer. Expandindo
e proporcionando experiências mais focadas em determinados personagens ou
determinadas nações de Runeterra (o
mundo fictício onde grande parte da lore
de LoL se desenrola), poderemos conhecer melhor a sua história e perceber os seus desenvolvimentos.
Desenvolvido pela
Tequila Works temos agora, a juntar
ao já vasto leque de jogos com o nome de League
of Legends, uma experiência single-player
focada em Nunu & Willump: Song
of Nunu: A League of Legends Story.
Este título
procura aprofundar o conhecimento que temos sobre Nunu, sempre acompanhado do seu fiel amigo Willump e que juntos formam um personagem jogável no LoL. Será que Song of Nunu o faz de forma correta?
Esta narrativa
conta a história de um pequeno miúdo de nome Nunu, separado desde cedo da sua mãe e tribo Notai. De igual forma seguimos também o seu fiel companheiro e amigo Willump, um yeti das regiões gélidas de Freljord, onde passamos a totalidade do tempo de jogo (revelando-se este o
principal bioma).
Logo à partida e
ao longo de toda a jornada, reparamos que a ligação entre Nunu e Willump é muito
forte. Uma relação bastante dinâmica entre ambos (revelando um desempenho notável do trabalho de
equipa produtora), é conseguida através de uma recorrente brincadeira e constante diálogo entre ambos. Ainda que o
jogador não entenda nada do que o yeti
possa dizer, o pequeno Notai faz um
excelente trabalho ao responder dando a ideia do que Willump poderá ter dito. Esta decisão, na quantidade de falas e
interações, faz com que toda a experiência e potencial associação do jogador às personagens seja muito mais envolvente. De igual forma, evita também aqueles “silêncios
constrangedores” a que estamos habituados em alguns jogos de aventura, quando
estamos simplesmente a explorar. Há ainda interações engraçadas com o ambiente,
que acrescentam mais profundidade a este título. A título de exemplo poderíamos mencionar a construção de bonecos de
neve por parte de Willump (mostrando
uma veia de artista), ou até mesmo a degustação de frutos selvagens por parte de
Nunu (que ainda se encontra a aprender
sobre o mundo).
O que torna a sua
amizade ainda mais divertida, para quem assiste de fora, é a competição saudável
entre os dois: Lutas de bolas de neve! Temos a oportunidade de participar em
algumas ao longo da jornada, em momentos de descontração. Mas quem poderá estar
a ganhar?
E por falar em
competição, aproveito agora para falar sobre o combate.
Um sistema de combate bastante simples. Uma espécie de jogo do "toca e foge", com as habituais mecânicas de um jogo de aventura e um sistema de combate mais leve. Tudo muito standard e sem grande curva de aprendizagem, o que poderá ser algo decepcionante para alguns tal como foi para mim. O que acaba por ser uma pena, quando pensamos no complexo e desafiante sistema de combate de League of Legends.
Também seria de esperar vermos Nunu &
Willump executarem alguns dos seus já conhecidos ataques, ou que fossem
aprendendo algo novo com o desenvolver do jogo, mas… não é até ser tarde
demais, que isso infelizmente acontece.
A juntar à
pouquíssima variedade de combinações em combate que podemos fazer, temos uma ainda menor
variedade de inimigos (contam-se pelos dedos de uma mão), e todos eles sem
oferecer grande resistência ou desafio.
É fácil de
perceber assim que, o foco principal de Song
of Nunu passa pela resolução de quebra-cabeças e pelos segmentos de plataformas.
Este último foco,
à semelhança do sistema de combate, também não traz nada de novo nem de
inovador. Temos o já universal input para saltar entre plataformas, podemos
escalar paredes específicas à atividade e temos ainda alguns elementos como
plantas explosivas, contra as quais podemos atirar bolas de neve para que
explodam e nos abram caminho para avançar.
Já os
quebra-cabeças são capazes de ser o melhor que este jogo tem para oferecer. A
dificuldade de cada um vai variando, mas nunca chegam a ser difíceis a ponto de
se tornarem frustrantes. Principalmente os quebra-cabeças em que Nunu tem que usar a sua flauta SvellSongur, são muito divertidos! O
jogador tem que clicar nos inputs corretos para tocar as notas que são pedidas
para que algo aconteça ou reaja à melodia que dali resulta.
Uma mecânica/curiosidade
que está, em parte, ligada com estes segmentos é o facto de o pequeno Notai - sendo o principal personagem
utilizado - está constantemente a subir e a descer das cavalitas do seu yeti favorito, automaticamente, sempre
que é necessário. Um pormenor com uma excelente execução e animação.
Para quem está
familiarizado com parte da lore deste
extenso universo, verão algumas caras conhecidas e reconhecerão o nome de
outras tantas.
O único exemplo
que vos posso dar é Braum, o guardião
de Freljord, que se apresenta
bastante cedo no jogo e vai tendo alguma relevância, servindo como guia para a
nossa dupla com o seu otimismo e boa disposição! Um personagem muito bem
caracterizado e facilmente adorado por todos.
Song of Nunu: A League of Legends Story é um jogo bastante curto, o qual demoramos apenas cerca de 8 horas para o completar, sem grandes pressas e ainda conseguindo
completar o conteúdo secundário (sem spoilers…
colecionáveis) na sua totalidade. Acabamos por ficar com aquela sensação na
boca de que “sabe a pouco”, pelo menos, foi o que aconteceu comigo.
Encontrei ainda
alguns problemas: Numa cutscene tinha
o Nunu em T-pose, que resultou em Willump
a interagir e abraçar “o ar”; Noutra situação tive uma dessincronização entre voice-acting e movimento da boca dos
personagens presentes em cena; Tive ainda dois crashes em diferentes cutscenes mais para o final do jogo.
Nada de muito grave
ou que influenciasse negativamente a globalidade da experiência. Principalmente, nada que me impedisse de me divertir!
Este título foi jogado
em PC, e posso adiantar que não é de todo exigente a nível de performance.
Num computador
com 32Gb de RAM, um processador i7-9700K e uma gráfica RTX 2070, uma resolução
de 1440p e o nível de grafismo em Muito Alto em todos os parâmetros, consegui
sempre manter uma taxa de fotogramas acima dos 125fps.
Conclusão
Song of Nunu: A League of Legends Story tem como objetivo proporcionar uma experiência
mais descontraída ao seu público alvo. Público esse que acredito ser bastante mais jovem, considerando a dificuldade e a simplicidade do jogo, assim
como toda a complexidade da narrativa.
No entanto, não
destoa daquilo que é uma boa aventura com momentos de aprendizagem, de
descontração ou alguns mais intensos.
Um jogo que, para
os amantes de League of Legends e de
todo o seu universo, trará novo conhecimento sobre a lore de Nunu & Willump
e de Freljord.
O Melhor
- Dinâmica entre Nunu e Willump;
- Execução dos quebra-cabeças;
- Caracterização de personagens.
O Pior
- Sistema de combate algo aborrecido;
- Muito pouca variedade de inimigos.
Pontuação do GameForces: 6.5/10
Título: Song of Nunu: A League of Legends Story
Desenvolvedora: Tequila Works
Publicadora: Riot Forge
Ano: 2023
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