Sei que os meus temas entram variadas vezes pela nostalgia dentro. Vá este é só mais uma tá bem?
Cof Cof começa a crónica Cof Cof.
Quando falamos em Super Mario, se calhar 90% das pessoas do mundo, a resposta é que conhecem. É uma figura emblemática e é verdade que cresceu connosco (e por connosco represento aquela geração super mega cool que está na casa do trinta, quarenta e adiante).
Vamos então conhecer o herói de jardineiras
A tradicional personagem Mario foi concebida em 1980 ( podem ver que não sou assim tão velho, nem era nascido aqui!!) quando depois do fracasso da Nintendo em tentar idealizar um jogo baseado no desenho do conhecido Popeye, o japonês Shigeru Miyamoto foi solicitado para projetar um novo personagem baseado nas suas próprias ideias.
O resultado desse desafio foi a criação de um jogo no qual o personagem Jumpman (a versão "inicial" de Mario) tentava salvar sua namorada Pauline do terrível gorila Donkey Kong.
Para tentar humanizar Jumpman , os projetistas do jogo resolveram dar-lhe uma bigodaça. Curiosamente, no escritório da Nintendo em Nova York, Estados Unidos, as pessoas começaram a perceber que o recém-criado personagem ficava muito parecido com um funcionário da própria empresa: que tinha o nome de Mario Segali. Foi desta forma que surgiu o nome do carismático ícone da Nintendo.
Originalmente Mario foi pensado como carpinteiro, porém depois dos inúmeros canos em que tinha que entrar durante o jogo Mario Bros, naturalmente passou a ser considerado canalizador. Foi após o tremendo sucesso do título que foi criado o seu irmão Luigi. Além disso, com o passar dos anos, desenharam uma história mais bem elaborada, com objetivos e vilões bem definidos e foram implementando novas personagens, novos poderes, e variadíssimos spinoffs de sucesso!
Por enquanto continua a ser a franquia mais bem sucedida do mundo dos vídeo jogos e conta com mais de 184 milhões de cópias vendidas.
E depois não digam que não aprendem nada nesta crónica!
(Sim, ela ta a pensar que é mais um peluche para morder, só que não)
E porque raio vim eu falar do Super Mario?
Por duas razões:
1º Porque é mesmo o primeiro jogo que me lembro de jogar, depois das dificuldades e peripécias que era "montar" uma Nes para jogar, já a minha mãezinha diz que eu ficava horas colado à televisão a passar todos os diversos níveis do Super Mario Bros. e 2º porque no dia 17 de Novembro, chega o remake de um jogo que eu gostei bastante na minha adolescência e que até acho que já falei dele em crónicas anteriores (vocês por esta altura já sabem o meu gosto por RPG certo?), o Super Mario RPG!!
Desta feita a crónica fica por aqui, foi só mesmo para mostrar o meu entusiasmo pelo compincha Mario que tantas alegrias e também algumas frustrações me deu.
Boas Jogatanas,
Um jogador.
Sem comentários: