Olá caríssimos leitores deste pequeno meu espaço. Como correu a semana?
Como devem saber, continuei a minha campanha no Baldur's Gate 3 e estou bastante contente com o que tenho retirado do jogo. História cativante, gráficos detalhados, batalhas estratégicas, etc. Para mim tá ótimo! Mas em boa verdade, o jogo tem um modo que apesar de não ter ainda experimentado, no geral queria falar com vocês acerca disso. O modo co-op e como é jogar em multiplayer. Mas para isso, sinto que tenho que explicar como, nos primórdios dos meus tempos de criança jogava-se em modo vários jogadores.
Começou, no que eu me recordo, na minha antiga Nes. Destaco 3 tipos de jogos diferentes. O Super Mario Bros, em que jogávamos alternados, o Contra em que jogávamos dois jogadores em simultâneo e talvez o primeiro jogo que me recordo de jogador contra jogador, o Battle City! Era um jogo em que eramos um tanque de guerra que tínhamos que proteger a nossa águia enquanto a nossa missão era ter que derrotar a águia do inimigo com uma serie de tijolos a definir o mapa. E foi assim que comecei o mundo contra ou a jogar com outros jogadores. Fast Forward um bocadinho, começa-se com jogos de carros de corrida ou karts (Mario obviamente!) ou mesmo de tiros, como Quakes e Unreal Tournament em que chegava-se mesmo a dividir o ecrã com um cartão para que cada jogador não espreita-se onde o outro estaria. Jogos de futebol, no meu caso o que me marcou mais foi o FIFA 98, em que jogávamos eu e um colega, um com o teclado e o outro com o rato. Deixo à vossa imaginação as dinâmicas com que fazíamos isso.
E depois apareceu as internets, que despoletou todo um mundo de jogos Multiplayer. Eu como não tinha ainda acesso à mesma em casa, foi-me apresentado as LANS.
Para quem não sabe, as lans eram um espaço onde havia uma catrefada de computadores em fila em que, entre outras coisas claro, a malta podia jogar toda junta. Imaginem um caxopo habituado a jogar contra bots, ver-se nesta nova realidade. Foi mesmo muito porreiro. E a moda que pegou nas lan's era o Counter-Strike. Epá que gritaria que havia para ali, a tentar descobrir quem era quem, e que o outro acampou e matou e até mesmo quase que chegou a haver batatada por causa daquilo. E pagava-se praí 50 escudos por meia hora ou algo assim. Foi mesmo uma fase memorável da minha vida, em que depois de já ter acesso à internet e a jogar CS em casa, criou-se clãs e cheguei mesmo a pegar na minha torre, e junto com os membros do meu clã irmos para lans perto da minha zona de residencia para fazer torneios. Não fazendo Flex, chegámos a ganhar alguns. O que ganhei? Talvez 2 packs de redbulls ou assim, já não me lembro bem. Nadaaaaa mau.
Como todas as modas, essa também passou. E, para mim, o mais impactante depois dessa fase foi o WOW. World of Wacraft. Epa o quão viciante foi. Descobrir uma vertente em que as pessoas jogavam em equipa foi algo bastante dinamizador para mim. Liderar raids de 25 pessoas, era uma sensação única.
Hoje em dia, com a normalidade que é ter internet em casa, jogar online já é a coisa mais natural do mundo, ainda mais com o aumento de jogos que tem cross-play, há cada vez mais jogadores para jogar, contra ou na mesma equipa de!
Resumindo malta, ainda hei de testar o modo multiplayer do Baldur's Gate 3 , mas para já tou embrenhado noutro jogo que não posso revelar, mas deixo o teaserzinho que fala sobre um personagem de um história muito antiga da Disney. Conseguem adivinhar?
Até para a semana e joguem uns contra os outros ou tudo na mesma equipa contra um mal maior!!!
Sem comentários: