Se há algo que qualquer fã de videojogos
adora nesta altura do ano, é uma boa conferência. Saber como corre a produção
de um dos nossos jogos mais antecipados, ser surpreendido pelo anúncio de um
novo jogo que parece ser mesmo a nossa cara, ou até descobrir toda uma nova
produtora independente talentosa a trabalhar arduamente para nos colocar um sorriso
na cara… É quase melhor que o Natal, não é? Estas duas semanas têm sido ricas
em grandes anúncios, mas chegou a vez da conferência mais aguardada: a da Xbox
e Bethesda.
No total, foram mostrados 37 jogos ao
longo da cerca de hora e meia que este evento durou. Melhor ainda, foi prometido
que todos estes jogos chegarão no decorrer dos próximos 12 meses, respondendo
diretamente a todas as acusações que ainda se ouve por aí em alguns cantos das
redes sociais de que a consola da gigante americana não tem nada para mostrar. Sem
mais demoras, eis o nosso resumo compreensivo de tudo o que foi mostrado e
falado neste evento:
O primeiro jogo focado neste evento foi Redfall
(Arkane Studio). Recebemos aqui um novo olhar sobre a história e a
jogabilidade deste shooter na primeira pessoa recentemente adiado para
2023. No início do trailer, vimos o que parece ser o começo de uma missão a
solo, com uma das protagonistas, Layla, a investigar uma igreja infestada de
vampiros, antes de ser ajudada por um companheiro. O trailer passou depois para
um registo mais cinemático, explicando a história por trás da ilha de Redfall,
passando de um local recatado para estar subitamente dominado por criaturas da
noite que conseguiram tapar a localidade da luz solar e afastar a água
circundante para cortar o acesso ao continente.
Fomos depois apresentados às 4 personagens
que poderemos encarnar quando nos aventurarmos em Redfall – Jacob, o
sniper, Remi, a engenheira, Devinder, o caçador de criaturas crípticas, e Layla,
a que tem poderes telecinéticos. Por fim, recebemos mais um vislumbre de
jogabilidade, onde se pôde ver a execução de manobras em equipa, tanto em combate
aberto como através de táticas mais furtivas, bem como algumas das opções de
personalização dos protagonistas que teremos ao nosso dispor. Redfall chegará à
Xbox Series X|S e PC na primeira metade de 2023, ficando disponível no Game
Pass no dia de lançamento.
A seguir, as atenções viraram-se para Hollow
Knight: Silksong (Team Cherry), a tão aguardada sequela do
aclamadíssimo jogo de plataformas e ação metroidvania com mecânicas souls-like.
Neste trailer, vemos Hornet a explorar um novo reino infestado de criaturas
ferozes e imponentes, combatendo-as através da utilização de armas e
habilidades familiares para os fãs do primeiro jogo, apresentando também alguns
novos truques, tanto de navegação como de combate. E claro, tudo isto num mundo
incrivelmente belo, colorido e detalhado em 2D. Hollow Knight: Silksong
não recebeu aqui qualquer data de lançamento, mas ficou confirmado que o jogo ficará
disponível no Game Pass no dia em que chegar à Xbox e PC.
Tivemos de seguida um anúncio de um jogo
novo - High On Life (Squanch Games). Trata-se de um shooter na
primeira pessoa onde assumimos o papel de alguém que tenta travar um cartel que
tem usado e traficado a humanidade como droga. Para tal, teremos de nos aliar a
uma arma falante e carismática, ajudando-a a resgatar outras armas suas amigas
e, pelo caminho, salvar a humanidade. Como seria de esperar da mente de Justin
Roiland (criador de Rick and Morty e de Solar Opposites), toda a
direção artística deste mundo é brilhantemente bizarra e única, e o argumento
não parece ter qualquer problema em ir ao encontro de sentidos de humor
absurdistas. Não foi indicado quando é que High On Life chegará à Xbox e
PC, sendo apenas anunciado que ficará disponível no Game Pass assim que for
lançado.
Depois foi a vez da Riot Games marcar
a sua presença, com um representante da aclamada produtora e editora a anunciar
que vários jogos da mesma estão a caminho do PC Game Pass. Foi anunciado que os
MOBA League of Legends e League of Legends: Wildrift
chegarão com todos os Champions desbloqueados à partida. Similarmente, o
aclamado shooter na primeira pessoa Valorant chegará também
com todos os agentes desbloqueados. Por fim, o jogo de cartas Legends of
Runeterra virá para o Game Pass com o “Foundations Set” desbloqueado,
enquanto o jogo de estratégia Teamfight Tactics incluirá alguns “Little
Legends” desbloqueados. Não foi anunciado quando estes jogos e os respetivos
conteúdos chegarão ao Game Pass.
Seguidamente, tivemos A Plague Tale:
Requiem (Asobo Studio), a sequela do adorado título de ação e aventura
na terceira pessoa que segue a história de Amicia e do seu irmão Hugo. Num
trailer cujas imagens foram completamente captadas numa Xbox Series X, vimos
Amicia a explorar vários cenários, a manobrar-se cautelosamente à volta das
infestações de ratos, a esconder-se de soldados hostis e a usar a sua fisga e
várias outras armas para combater inimigos humanos. O trailer demonstrou que a
base da jogabilidade se mantém bastante semelhante à do primeiro jogo, dando aos
protagonistas mais opções de progressão e navegação e de combate, denotando até
que Amicia poderá estar a deixar-se afetar pelos estranhos poderes do irmão e, consequentemente,
a adotar uma atitude mais violenta. A Plague Tale: Requiem chega ainda
este ano à Xbox e a PC, ficando disponível no Game Pass aquando do seu
lançamento.
Depois, tivemos Forza Motorsport
(Turn 10 Studios), a próxima entrada da aclamada série de simuladores de
corrida automóvel. Um primeiro trailer mais cinemático mostrou novas imagens do
jogo, denotando uma qualidade visual bastante acima da média, mesmo nos mais pequenos
dos detalhes. Depois, Dan Greenawalt e Chris Esaki, da Turn 10 Studios,
apresentaram mais pormenorizadamente algumas das novas características
implementadas no novo jogo, destacando o ray-tracing em tempo real nas
pistas, sistema de dia e noite dinâmico, novos sistemas de simulação de leis da
física e novos sistemas dinâmicos de luz e iluminação. Destacam ainda novos sistemas
que afetam a corrida, nomeadamente uma gestão de compostos de pneus e
combustível mais profunda e um sistema de danificação dos carros muitíssimo mais
detalhado. Prometendo ser o simulador de corridas mais tecnicamente avançado no
mercado, Forza Motorsport chegará à Xbox e a PC na primavera de 2023.
De seguida, passámos ao Microsoft
Flight Simulator (Asobo Studio), o aclamado simulador de voo mais
completo e realista até à data. Como forma de celebração do 40º aniversário
deste franchise, o mais antigo nos catálogos da Microsoft, foi aqui anunciado
que o jogo irá receber novo conteúdo hoje e em novembro deste ano. Hoje, o jogo
receberá uma nave Pelican tal como pode ser encontrada em Halo Infinite. Para
novembro, e para a edição do 40º aniversário, o jogo implementará uma parceria
com a Smithsonian National Air and Space Museum para trazer mais aviões e
helicópteros icónicos ao leque de veículos pilotáveis neste título. Todos estes
conteúdos ficarão disponíveis no Xbox Game Pass assim que forem lançados.
Tivemos depois Overwatch 2 (Blizzard
Entertainment), que recebeu aqui um novo trailer de apresentação
maioritariamente cinemático. Este serviu para ilustrar as várias caras
conhecidas que marcarão a sua presença no novo jogo, revelando aqui e ali
alguns momentos da jogabilidade caótica que podemos esperar deste hero
shooter na primeira pessoa. Foi também apresentada uma nova personagem
jogável, The Wastelander, num vídeo de introdução totalmente cinemático. Overwatch
2 chegará à Xbox e a PC em acesso antecipado no dia 4 de outubro de 2022, e
será um free-to-play quando o jogo completo for lançado.
Depois chegou a vez de Ara: History
Untold (Oxide Games). Trata-se de um jogo de estratégia dos mesmos
criadores de Ashes of Singularity, cujo foco parece ser mais focado na
história e na evolução da civilização humana, algo semelhante à série Civilization.
Não foi adiantada nenhuma data de lançamento deste jogo, ficando apenas claro
que Ara: History Untold chegará ao PC Game Pass na mesma altura.
The Elder Scrolls Online: High Isle (Bethesda)
foi o jogo que se seguiu. Trata-se de uma nova expansão para o MMORPG baseado
no universo Elder Scrolls, que oferecerá aos seus jogadores a possibilidade
de explorar uma localidade nunca antes vista – as ilhas do arquipélago Systres
-, com o objetivo de confrontar uma ordem sinistra. O primeiro capítulo desta
expansão, denominado Legacy of the Bretons, chegará à Xbox no dia
21 de junho.
Nesta mesma onda, seguiu-se Fallout
76: The Pitt (Bethesda), uma nova expansão do infame MMORPG baseado no
universo Fallout. Nesta, os jogadores poderão viajar novamente para
Pittsburg, que agora se encontra devastada pela radiação e onde se encontram
duas fações em guerra, e onde terão de forjar novas alianças, completar novos
desafios e recolher novas recompensas. Esta expansão chegará à Xbox e a PC em
setembro de 2022.
Depois, recebemos um trailer de mais uma
expansão, desta vez para Forza Horizon 5 (Playground Games). Nesta,
o aclamado jogo de corridas celebrará uma parceria com a marca Hot Wheels,
recebendo diversos veículos e pistas baseados na adorada marca de carrinhos de
brincar, podendo os jogadores usufruir destes em corridas intensas e
visualmente impressionantes. Esta expansão chegará à Xbox e a PC no dia 19 de
julho deste ano.
Seguiu-se um novo trailer para ARK 2
(Studio Wildcard), a sequela do aclamado título de sobrevivência, recolha
de recursos e construção de ferramentas e equipamentos jogado na primeira
pessoa. Tratou-se de um trailer unicamente cinemático e cujo propósito foi
meramente reforçar a narrativa base do jogo – a de que nos encontramos sozinhos
e perdidos num mundo onde a humanidade e os dinossauros lutam pela
sobrevivência. ARK 2 chegará à Xbox, a PC e ao Xbox Game Pass em 2023, numa
data mais específica ainda por anunciar.
A seguir foi a vez de Scorn (Ebb
Software) voltar a marcar a sua presença. Este arrepiante e grotesco
shooter de terror na primeira pessoa recebeu aqui um novo trailer onde pudemos testemunhar
mais dos cenários, inimigos e capacidades absolutamente macabros que poderemos
encontrar. Este trailer voltou a não ser particularmente esclarecedor em
relação aos acontecimentos e à história deste mundo, mas forneceu finalmente
uma data de lançamento: Scorn chegará à Xbox e a PC no dia 21 de outubro
deste ano, chegando nesse mesmo dia ao Game Pass.
Depois, tivemos a estreia de Flintlock:
The Siege of Dawn (A44 Games), um RPG de ação jogado na perspetiva da
terceira pessoa. O trailer apresentou um pouco da história deste mundo, que
assenta no facto de deuses terem emergido e causado epidemias e espalhado
pestes por todo o mundo. A nossa protagonista Nor e o seu companheiro Enki
terão de partir numa perigosa aventura para tentar matar os deuses que lhe têm
causado sofrimento, usando, para tal, um misto de armas de fogo, armas de combate
corpo a corpo e magia. O trailer mostrou ainda várias instâncias de jogabilidade
que sugerem tratar-se de um jogo com um combate estilo souls. Flintlock: The
Siege of Dawn chegará à Xbox e PC no início de 2023, altura na qual chegará
também ao Game Pass.
A seguir tivemos o anúncio de Minecraft:
Legends (Mojang), um novo jogo de estratégia baseado no fenómeno
mundial lançado originalmente em 2011. Quando os Piglins invadem o mundo e ameaçam
corromper e destruí-lo, teremos de inspirar coragem em vários dos habitantes do
nosso mundo e liderá-los em batalhas estratégicas e animadas. Este novo spin-off
de Minecraft chegará à Xbox, a PC e a todas as outras plataformas no decorrer
de 2023. Chegará também ao Game Pass no dia do seu lançamento.
O foco seguinte foi Lightyear
Frontier (Frame Break), um novo jogo de sobrevivência na primeira
pessoa. Quando nos despenhamos num planeta desconhecido, teremos de pegar no
nosso fato mecânico gigante e utilizar várias das suas ferramentas para
recolher recursos, efetuar construções e até começar quintas agrícolas para nos
aguentarmos com vida neste novo ambiente. O trailer deu ainda a entender que o
mundo onde nos despenhamos está repleto de mistérios que poderemos desvendar à
medida que estabelecemos uma vida sustentável e equilibrada com a natureza. Lightyear
Frontier chegará à Xbox durante a primavera de 2023, chegando também ao
Game Pass no dia do seu lançamento.
Depois tivemos Gunfire Reborn (Dy
Games), um hero shooter na primeira pessoa que mistura elementos de
progressão roguelite e mecânicas de RPG. Quer a solo quer em cooperação
com três outros jogadores, teremos de assumir o papel de uma das coloridas e
animadas personagens, cada qual terá o seu leque de habilidades específico, e
enfrentar níveis gerado aleatoriamente nos quais a morte significa enfrentar
uma experiência quase totalmente nova. O trailer mostrou um mundo bastante
colorido e bem animado e evidenciou uma grande quantidade e variedade de armas
e habilidades que teremos ao nosso dispor quando Gunfire Reborn chegar à Xbox e
ao Game Pass em outubro deste ano.
De seguida tivemos
The Last Case of Benedict Fox (Plot Twist). O trailer revelou um jogo de plataformas e ação em
2.5D onde assumiremos o papel de um autoproclamado detetive que tem ligado a si
um demónio que o acompanha para todo o lado. O nosso objetivo será explorar as
mentes dos recém-falecidos de modo a desvendar pistas a resolver o mistério de
uma mansão onde um casal foi assassinado e uma criança desapareceu. Tudo isto
enquanto navegamos ambientes sinistros e combatemos criaturas grotescas e
violentas. Este jogo chegará à Xbox, a PC e ao Xbox Game Pass na primavera de
2023.
As atenções foram depois viradas para As
Dusk Falls (Interior/Night), uma experiência narrativa
onde os acontecimentos se vão desenrolando conforma as decisões que forem sendo
tomadas. Quer a solo quer num grupo de até 8 jogadores, teremos de assumir o
papel de diversas personagens de caráter questionável e viver as suas diversas
histórias de traição, sacrifício e resiliência, todas elas ligadas a uma
pequena localidade. As Dusk Falls chegará à Xbox, PC e Game Pass já no
dia 19 de julho deste ano.
O jogo que se seguiu foi Naraka:
Bladepoint (24 Entertainment), um battle royale hack and slash, que
nos coloca frente a frente contra outros 59 jogadores, tendo de usar a nossa
vasta mobilidade e o nosso variado arsenal de armas brancas e armas de ataque à
distância para emergir vitoriosos. A versão Xbox deste jogo incluirá a opção de
crossplay, sendo possível enfrentar outros jogadores que estejam a jogar
num PC, e apresentará ainda um novo modo de campanha, cujo trailer aqui
apresentado não detalhou. Naraka: Bladepoint, juntamente com o seu modo
de campanha, chegará à Xbox e ao Xbox Game Pass no dia 23 de junho deste ano.
O jogo abordado de seguida foi Pentiment
(Obsidian Entertainment). O trailer mostrou-nos um jogo focado numa
narrativa passada na Bavaria do século XVI, onde assumiremos o papel de um artista
chamado Andreas. O que foi mostrado sugeriu que vamos acompanhar este artista
em viagens e tomar decisões que o vão colocar perante inúmeras situações causadoras
de descontentamento social, situações essas que serão importantes para Andreas
aprofundar os seus dotes artísticos. Pentiment chegará à Xbox, a PC e ao
Xbox Game Pass no mês de novembro deste ano.
A seguir continuámos com a mesma produtora,
passando para Grounded (Obsidian Entertainment), o jogo de sobrevivência
na primeira pessoa no qual assumimos o papel de uma de várias crianças que se
encontram estranhamente reduzidas em tamanho, tendo então de enfrentar várias
espécies de insetos hostis. O trailer exibido serviu para anunciar a chegada do
jogo completo, depois de vários meses em acesso antecipado. Com o lançamento do
jogo completo, poderemos esperar a introdução de mais armas, mais armaduras,
novos inimigos para enfrentar e, claro, a conclusão desta interessante
história. A versão completa de Grounded chegará à Xbox, a PC e ao Xbox
Game Pass já no mês de setembro de 2022.
Depois foi a vez de Ereban: Shadow
Legacy (Baby Root Games) marcar a sua presença. Trata-se do jogo de
estreia de um pequeno estúdio independente, que nos presenteou aqui com um jogo
de plataformas furtivo onde poderemos jogar como Ayana. O trailer sugeriu que a
protagonista terá ao seu dispor uma série de habilidades místicas através das
quais poderá usar sombras para seu benefício, de modo a escapar ou matar
diversos inimigos que se encontram entre ela e a possibilidade de salvar um mundo
moralmente comprometido. Este animado e visualmente vibrante jogo chegará à Xbox,
a PC e ao Game Pass no decorrer de 2023.
O jogo seguinte foi Diablo IV (Blizzard
Entertainment), a próxima e tão aguardada entrada neste franchise de dungeon
crawler RPG. O trailer começou por nos apresentar a 5º classe com a qual
poderemos enfrentar as hordas demoníacas deste jogo, a Necromancer. Depois de um
curto trailer cinemático, fomos brindados com vários vislumbres de
jogabilidade, nos quais todas as 5 classes foram exibidas e nos quais foi
revelado que este jogo apresentará uma estrutura de mundo aberto, mundo esse
que se apresentou aqui incrivelmente detalhado e sombriamente belo. Diablo
IV chegará a PC e à Xbox no decorrer de 2023.
A isto seguiu-se um rápido vislumbre da
temporada 7 de Sea of Thives (Rare), naquele que foi talvez o
trailer mais bem-disposto do evento, e certamente o mais musical. Neste
trailer, pudemos ver vários piratas numa taverna a cantar sobre algumas das
novidades que poderemos esperar desta nova temporada do fenómeno de ação e
aventura multijogador online na primeira pessoa. A temporada 7 incluirá a possibilidade
de atribuir o estatuto de capitão de um navio, de personalizar e dar nomes aos
navios, gravar loadouts para que seja mais fácil aceder e aplicar os
mesmos, e aceder a pontos onde amealhar o dinheiro que recolhemos será mais
rápido e fácil. A temporada 7 de Sea of Thieves, aqui denominada “Captians
of Adventure” chegará no dia 21 de julho deste ano.
Depois, o próximo jogo foi Ravenlok (Cocucumber),
um RPG de ação passado num mundo reimaginado de contos de fadas. Quando uma
jovem rapariga vai parar a um reino amaldiçoado por uma rainha malvada, terá de
ir ao encontro do seu destino e combater inimigos temíveis para salvar o mundo.
O trailer exibiu ambientes riquíssimos no estilo de pixel art em 3D que caracteriza
o anterior trabalho desta produtora, bem como alguns momentos de jogabilidade,
ilustrando tanto a exploração do mundo como alguns momentos de combate em tempo
real. Ravenlok chegará à Xbox e ao Game Pass no decorrer de 2023.
Depois foi a vez de Cocoon (Geometric
Interactive), um jogo de plataformas e puzzles em 3D jogado a partir de uma
perspetiva isométrica. Este título, produzido por Jeppe Carlsen, o designer
principal dos aclamados Limbo e Inside, coloca-nos na pele de uma
criatura acabada de sair de um casulo gigante, com o trailer a sugerir que
teremos de resolver uma série de puzzles ambientais que nos ajudarão a saltitar
entre dimensões. Ainda que não tenha adiantado mais informações concretas, o
trailer mostrou um jogo visualmente rico e com puzzles bastante interessantes. Cocoon
chegará à Xbox e ao Xbox Game Pass em 2023.
Seguidamente tivemos mais um vislumbre de Wo
Long: Fallen Dynasty (Koei Tecmo, Team Ninja), jogo que nos colocará na
pele de um soldado sem nome que luta desesperadamente para sobreviver perante
forças demoníacas que se estão a espalhar pela China. O trailer foi totalmente
cinemático, mas mesmo sem qualquer vislumbre de jogabilidade deu para notar a
influência no design de criaturas de Masaaki Yamagiwa e de Fumihiko Yasuda,
produtores que trabalharam nos aclamados Bloodborne e Nioh,
respetivamente. Wo Long: Fallen Dynasty chegará à Xbox, a PC e ao Xbox
Game Pass no início de 2023.
A seguir tivemos um anúncio muito especial:
Persona 3 Portable, Persona 4 Golden e Persona 5 Royal (Atlus)
estão todos a caminho da Xbox e do Game Pass. Falamos de três dos mais
aclamados JRPGs de sempre que até aqui eram completamente exclusivos das
consolas da Sony (salvo um lançamento de Persona 4 Golden na Steam).
Estes três jogos estão, assim, a caminho tanto da Xbox como de PC, com Persona
5 Royal a chegar primeiro, já no dia 21 de outubro deste ano. Persona 3
Portable e Persona 4 Golden chegarão em datas a anunciar.
Depois, tivemos um convidado surpresa na
forma de Hideo Kojima. Neste curto segmento foi anunciado que o lendário
produtor e designer dos jogos Metal Gear Solid e, mais recentemente, de Death
Stranding, está a colaborar com a Xbox para criar uma experiência única
baseada na inovadora tecnologia de cloud que a Xbox e a Microsoft têm em mãos.
Nenhum detalhe concreto foi adiantado quer pela Xbox quer por Kojima, com este último
a afirmar apenas que é um projeto que demorará tempo a materializar-se.
Para terminar este evento, o foco virou-se
para Starfield (Bethesda). Entre demonstrações de jogabilidade e
explicações de Todd Howard, ficámos finalmente a saber muito mais sobre o que
este RPG em universo aberto terá para oferecer. Pudemos ver a nossa personagem
a explorar a superfície de uma lua, confrontando estranhas criaturas, recolhendo
materiais e explorando o interior de alguns edifícios. Vimos também algumas
instâncias de combate, sobretudo contra piratas que haviam invadido um centro
de investigação. O combate consistiu em utilizar várias armas de fogo, como
armas automáticas, espingardas ou pistolas de mão, podendo até usar um jetpack
para manobras aéreas em espaços abertos, abrindo isso mais um pouco do leque de
táticas ao nosso dispor.
Narrativamente falando, o nosso
protagonista é convidado a juntar-se a uma organização de exploradores
espaciais chamada Constellation, para a qual teremos de cumprir diversas
missões principais e secundárias, de modo a resolver um mistério intergaláctico.
Foi mostrado também um sistema de personalização bastante profundo e detalhado,
no qual poderemos manipular não só o aspeto da nossa personagem, como também o
seu background e traços de personalidade. Quanto ao desenvolvimento, termos ao
nosso dispor um sistema de níveis e de desbloqueio de habilidades. Essas
habilidades poderão ainda ser melhoradas à medida que as vamos usando ao longo
do jogo, dando assim uma grande profundidade no que toca à personagem que vamos
desenvolvendo ao longo da experiência.
Starfield incluirá ainda bastantes mecânicas de construção,
sendo possível utilizar recursos recolhidos para construir armas ou melhorias
para as mesmas. Vamos poder também construir edifícios e estruturas que nos
ajudem a sobreviver a ambientes hostis dos planetas que visitamos, bem como a
gerar energia e recursos. Até as nossas naves espaciais serão completamente personalizáveis,
sendo possível construir uma nave completamente de raiz e contratar a nossa própria
tripulação. Podemos depois levar a nossa nave para o espaço aberto e voar pelo
vazio ou até entrar em lutas contra outras naves. Por fim, foi indicado que Starfield
incluirá mais de um milhar de planetas totalmente abertos para explorar como
quisermos, dando assim uma ideia da ambição desta experiência. O jogo chegará à
Xbox, a PC e ao Game Pass na primeira metade de 2023.
Artigo por: Filipe Castro Mesquita
Tudo o Que Foi Mostrado na Xbox + Bethesda Games Showcase 2022
Reviewed by
Filipe Castro Mesquita
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junho 13, 2022
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