PlayStation Adquire Bungie Por
3.6 Mil Milhões de Dólares (via blog.playstation.com & gamesindustry.biz)
A Sony Interactive Entertainment
(SIE) anunciou a aquisição da Bungie, o adorado estúdio que esteve na origem
da série Halo e, mais recentemente, produtora da série Destiny.
Esta aquisição realiza-se por 3.6 mil milhões de dólares, e servirá para a
PlayStation poder usufruir da capacidade e conhecimentos da produtora na conceção
e manutenção de jogos enquanto serviços contínuos.
Esta notícia foi
oficialmente anunciada através de uma publicação no blog oficial da
PlayStation, com assinatura de Jim Ryan, CEO da SIE. Ryan afirmou que a Bungie “terá
todo o apoio da Sony Interactive Entertainment para fazer o que sabem fazer
melhor – contruir mundos incríveis que cativam milhões de pessoas.” Ryan acrescentou
ainda: “A perícia de classe mundial da Bungie na produção multiplataformas e
jogos de serviços contínuos vai ajudar-nos a alcançar a nossa visão de expandir
a PlayStation para centenas de milhões de jogadores. A Bungie é uma grande
inovadora e desenvolveu ferramentas incríveis que ajudarão os Estúdios
PlayStation a atingir novos picos sob a liderança de Hermen Hulst.”
Na sequência deste
anúncio, Jim Ryan conversou com a gamesindustry.biz, revelando mais contornos da
aquisição e clarificando as intenções com a mesma. Começando pela autonomia da
Bungie, que recentemente se havia desvinculado da sua pareceria com a
Activision, o CEO da SIE explica que foi um dos “aspetos mais simples e diretos”
sobre os quais chegou a acordo com Pete Parsons, CEO da Bungie. “A primeira coisa
que quero dizer inequivocamente é que a Bungie permanecerá uma produtora e editora
independente. (…) Vai operar autonomamente dentro da organização da Sony
Interactive Entertainment, e continuarão a lançar jogos noutras plataformas.”
De seguida, Ryan aborda como a Bungie e a PlayStation
se complementam nas suas forças. “Somos como duas peças do mesmo puzzle que se
podem juntar. Eles fazem jogos imersivos massivos que não têm fim. Já o forte
da PlayStation, como sabem, reside nas suas histórias a solo ricas em narrativa.”
E é precisamente aqui que o saber fazer da Bungie pode ser valioso para a
estratégia da PlayStation, que pretende alargar os seus horizontes para outras
vertentes da indústria dos videojogos.
“Já há registos anteriores em que falo sobre
aumentar o tamanho da comunidade PlayStation, e expandir para lá do que é o historial nas nossas consolas. Isto pode assumir diversas formas. Uma delas é definitivamente
a possibilidade de se poder aproveitar em diferentes lugares e de diferentes
modos os jogos maravilhosos que temos feito ao longo dos últimos 25 anos.” Ryan
depois acrescenta: “Temos um plano agressivo no que diz
respeito a jogos enquanto serviços contínuos. E a oportunidade de trabalhar, e
particularmente de aprender, com as pessoas brilhantes e talentosas da Bungie… isto
vai acelerar consideravelmente a viagem na qual nos encontramos.”
Quando confrontado com a ideia de que esta
aquisição se deve à recente cadeia de aquisições de elevada notoriedade, como
foi o caso da Activision-Blizzard pela Microsoft, ou da Zynga pela Take-Two,
Jim Ryan nega que esta tenha sido uma resposta a esses eventos. “Estas
conversas têm decorrido ao longo de vários meses, e são certamente prévios à
atividade que temos visto este ano. Na nossa perspetiva, isto é mesmo sobre
fazer o que achamos ser mais correto para a PlayStation, e o que sentimos ser o
mais acertado para levar a PlayStation a sítios onde nunca esteve.”
Para terminar, e ainda acerca do assunto das aquisições, Jim Ryan foi perentório: “Devem esperar mais, absolutamente. Não ficamos por aqui, nem de perto. Com a PlayStation, temos um longo caminho a percorrer. Pessoalmente, irei passar muito do meu tempo com Pete [Parsons] e a equipa da Bungie, para ajudar a garantir que tudo corre bem e que autonomia significa mesmo autonomia. Mas para outros lados da nossa organização, temos muitas mais movimentações a fazer.”
Fica consumada a primeira aquisição da
PlayStation deste ano, com Ryan a garantir que mais estarão para vir. A Bungie
passa, então, a fazer parte da família de Estúdios PlayStation para ajudar no
desenvolvimento de jogos enquanto serviços contínuos. A produtora retém, no
entanto, toda a sua independência para produzir e lançar jogos noutras
plataformas, sugerindo fortemente que nenhum dos seus jogos já lançados ou por
lançar se tornará exclusivo das consolas da Sony.
De recordar que o último título lançado pela
Bungie foi Destiny 2 em 2017, jogo que, entretanto, se tornou free-to-play,
que já chegou à PlayStation 5, e que no dia 22 de fevereiro receberá uma nova
expansão chamada The Witch Queen.
Nova State of Play Revela
Novidades de Gran Turismo 7 (via youtube.com & Last Lap)
A SIE transmitiu
mais um episódio da State of Play, dedicando cerca de 30 minutos a Gran
Turismo 7. Esta próxima entrada na aclamada série de simuladores de corrida
chegará tanto à PlayStation 4 como à PlayStation 5 no dia 4 de março de 2022.
Esta apresentação começou
com Kazunori Yamauchi, presidente da Polyphony
Digital, a apresentar Gran Turismo 7 como o título de
celebração dos 25 anos da série e, acima de tudo, como o pináculo da mesma. “Achamos
que este é o GT mais completo até agora. Desenhámos GT7 de modo que aqueles que
nunca tenham contactado com a cultura automóvel até agora possam entrar neste
profundo e rico mundo de carros,” explica Yamauchi. “O nosso objetivo foi criar
um simulador de condução que todos os jogadores possam apreciar. Quer sejam fãs
acérrimos de Gran Turismo ou novos na série, Gran Turismo 7 será divertido para
todos.”
Passando a aspetos
mais concretos do jogo, é indicado que Gran Turismo 7 contará, no lançamento,
com mais de 400 veículos de marcas de automóveis de todo o mundo, 34
localizações e mais de 90 circuitos reais ou criados para o jogo. Com o
decorrer do tempo, mais circuitos e veículos serão adicionados através de
atualizações do jogo.
Quanto a novidades
deste jogo, teremos o novo “World Map” a partir do qual se pode aceder a
várias funcionalidades de Gran Turismo 7, tal como o GT
Café, a Brand Central, o concessionário de carros usados ou ainda o novo Legend
Cars. Foi também revelado que, para além dos modos competitivos online, este
título verá o regresso do modo de ecrã dividido que permitirá que dois
jogadores joguem lado a lado.
Outro aspeto destacado durante esta State of Play foi o sistema meteorológico do jogo. Yamauchi explicou que o jogo simulará o processo de formação das nuvens baseando-se numa vasta quantidade de dados meteorológicos, de temperatura, de humidade e de pressão do ar específica a cada região. Tudo isto afetará os cenários de corrida, por exemplo, na luz ou nas temperaturas atmosférica e das superfícies. Tudo isto irá, por sua vez, afetar a corrida, influenciando realisticamente, por exemplo, a aderência dos pneus à pista.
Quanto à versão
PlayStation 5 de Gran Turismo 7, esta
apresentação foi destacando algumas funcionalidades específicas desta em relação
à versão PS4. Primeiro, foi confirmada a implementação de ray-tracing, de modo que as
superfícies dos carros produzam reflexos realistas. Os gatilhos adaptativos do
DualSense ajudarão a imersão ao, por exemplo, levar os jogadores a sentir o
bloqueio dos pneus aquando de uma travagem. O feedback háptico e o áudio 3D
também foram referidos como fatores potenciadores da imersão na experiência de
corrida.
Outra grande
novidade aqui apresentada foi a possibilidade de personalização dos nossos
veículos, tanto no que diz respeito à afinação do seu desempenho, como em
relação ao aspeto, através de várias centenas de itens aplicáveis e mais de
1200 cores. Gran Turismo 7 incluirá ainda um
modo de fotografia, no qual poderemos colocar o nosso carro em mais de 2500
localizações em todo o mundo, e modos de replay, que nos permitem rever
corridas de maneiras distintas.
Assim, ficamos a
saber muito mais acerca de Gran Turismo 7 e com o que
poderemos contar quando o jogo chegar à PlayStation 4 e PlayStation 5 no dia 4
de março deste ano.
Ghostwire: Tokyo Recebe
Vídeo de Apresentação e Data de Lançamento (via youtube.com & Last
Lap)
A SIE lançou um vídeo de apresentação de 20
minutos para Ghostwire: Tokyo, proporcionando aos jogadores um vislumbre
do que esperar deste título. Adicionalmente, e ainda antes da estreia do vídeo,
ficou confirmado o lançamento deste exclusivo PlayStation 5 temporário para o
dia 25 de março de 2022.
Ghostwire: Tokyo é um thriller de ação-aventura jogado na perspetiva
da primeira pessoa e com várias temáticas paranormais, algo que se pode
constatar no vídeo lançado. Neste, pudemos ver o nosso protagonista Akito em
ação, enfrentando hordas de criaturas monstruosas nas ruas desertas de Tóquio.
Todo o combate aqui mostrado parece explosivo, com a apresentação a focar,
eventualmente, os poderes elementares que teremos nas mãos, bem como algumas
armas mais tradicionais que poderemos usar.
Os poderes de Akito vêm através da sua comunhão
com um espírito chamado K.K., com o qual terá de cooperar para prevalecer sobre
a ameaça que recaiu sobre Tóquio e que fez desaparecer toda a sua população. O
vídeo mostra ainda que haverá momentos em que K.K. e Akito se encontram separados,
nos quais teremos de ser mais furtivos e cuidadosos no momento de atacar
inimigos.
Estes poderes serão ainda úteis em secções de
exploração da cidade de Tóquio. Akito terá à sua disposição uma pulsão que permitirá
fazer uma leitura das ruas que tem diante de si. Terá também a possibilidade de
se impulsionar na vertical de modo a explorar os telhados dos edifícios da
capital nipónica.
Assim, ficamos a saber mais acerca deste
intrigante e arrepiante jogo de ação na primeira pessoa, que será exclusivo
temporário da PlayStation 5. Ghostwire: Tokyo chegará no dia 25 de março
deste ano.
Anunciada Chegada de GTA V
na PlayStation 5, e Confirmada a Produção de um Novo GTA (via rockstargames.com)
A Rockstar Games anunciou a data de
lançamento do aclamado Grand Theft Auto V e de GTA Online na
PlayStation 5, o que acontecerá no dia 15 de março deste ano. Adicionalmente, a
Rockstar anunciou também que o próximo jogo da série já está em produção.
Estes anúncios chegam-nos através de uma
publicação no site da própria Rockstar, onde podemos encontrar também mais detalhes
sobre esta nova versão de GTA V. “Grand Theft Auto V e GTA Online para a
PlayStation 5 (…) apresentarão novos modos gráficos com resoluções até 4K, até
60 fotogramas por segundo, opções de HDR e ray-tracing, bem como os avanços
tecnológicos das consolas da nova geração com tempos de carregamento mais
rápidos, áudio 3D imersivo, feedback háptico, e muito mais.” A publicação explicita ainda que será possível transferir o progresso da anterior geração de consolas para a nova, tanto no que diz respeito ao modo de história, como à componente online do jogo.
Adicionalmente, uma versão separada de GTA Online será lançada em
simultâneo com GTA V, e será gratuita na PlayStation 5 nos primeiros
três meses. Para esta versão, foram prometidas algumas melhorias, como a opção
de passar à frente do prólogo do modo de história (que antes era um requisito
antes de se poder envergar no modo online), a implementação de um novo tutorial específico
e a oportunidade de escolher entre um negócio ilícito, para novos jogadores
entrarem neste modo de forma mais equilibrada.
Para terminar a publicação, a Rockstar anunciou
finalmente que está a trabalhar num novo Grand Theft Auto. “Com a longevidade
sem precedentes de GTA V, sabemos que muitos de vocês nos têm perguntado acerca
de uma nova entrada na série Grand Tehft Auto,” pode ler-se no final da publicação.
“Em cada novo projeto que embarcamos, o nosso objetivo é sempre ir significativamente
para lá do que fizemos antes – e é com prazer que confirmamos que a produção da
próxima entrada na série Grand Theft Auto está a decorrer e a andar bem.”
Assim, ficamos não só a saber da data de chegada
de Grand Theft Auto V e de Grand Theft Auto Online à PlayStation
5, como recebemos a confirmação de que um novo GTA está a ser produzido.
GTA V e GTA Online chegarão à PS5 no dia 15 de março de 2022.
Anunciados Jogos PS Now Para
Fevereiro de 2022 (via blog.playstation.com)
A atualização da
biblioteca de jogos da PS Now correspondente ao mês de fevereiro de 2022 já se
encontra disponível. No total, foram 4 os novos títulos adicionados ao serviço
de streaming da PlayStation:
Grand Theft Auto: Vice City – The Definitive Edition (Rockstar Games) é
a versão remasterizada do clássico jogo de ação em mundo aberto originalmente
lançado na PS2. No papel de Tommy Vercetti, temos de estabelecer uma base de
operações de narcotráfico em Vice City, enquanto tentamos descobrir os responsáveis
pelo insucesso do nosso primeiro negócio na cidade. Com um elenco de
personagens memoráveis, um grau de liberdade impecável numa cidade rica em
atividades, e o trabalho de remasterização mais bem conseguido da trilogia
recentemente relançada, este é um jogo ao qual é sempre um prazer regressar.
Little
Big Workshop (HandyGames) é um jogo de gestão e simulação no
qual teremos de gerir uma fábrica, os seus trabalhadores e as suas tarefas. O
nosso objetivo é construir uma pequena fábrica e ir investindo de forma que
esta se vá desenvolvendo, garantindo que se resolve todos os problemas que surjam
e que os trabalhadores permanecem saudáveis. Com um grau de liberdade bem
conseguido, um grande leque de opções de desenvolvimento da fábrica, e com uma
vertente artística animada, este jogo pode ser uma boa surpresa para os fãs
deste género.
Through
the Darkest of Times (Paintbucket Games) é um sombrio jogo de estratégia
passado durante a Segunda Guerra Mundial. O nosso objetivo é assumir a liderança
de um grupo de resistência civil, de modo a organização ações de sabotagem e de
divulgação de informação acerca do governo nazi que domina a Alemanha do ano
1933. Com uma narrativa opressiva estruturada em quatro capítulos, uma
profundidade estratégica interessante, e consequências impactantes para as
nossas ações e decisões, este é um jogo bastante atraente para os mais aficionados
por este período histórico e por jogos deste género.
Death Squared (SMG Studio) é um jogo de puzzles cooperativo
para até quatro jogadores. O nosso objetivo será trabalhar em conjunto de modo
a conseguir trazer um pequeno robô até ao final de um nível, resolvendo problemas
ambientais e escapando a perigos colocados perante nós. Com mais de 150 níveis
disponíveis, quebra-cabeças desafiantes e gratificantes, e uma direção
artística animada e colorida, este é um título independente que poderá agradar
a vários jogadores, sobretudo se for jogado com entes-queridos.
Lançamentos Marcantes Desta Semana
Dying Light 2: Stay Human [PS4 & PS5] (Techland) é o RPG de ação na primeira pessoa passado numa das últimas povoações humanas após um apocalipse zombie. No papel de um errante chamado Aiden, teremos de encontrar a nossa irmã perdida enquanto desvendamos os segredos desta povoação e sobrevivemos à miríade de criaturas monstruosas. Com um enorme e meticuloso mundo aberto para explorar que é afetado pelas nossas decisões, um divertido sistema de navegação baseado em parkour, e a possibilidade de jogar a solo ou em cooperação, este é um dos primeiros lançamentos promissores do ano, no qual fãs de vários géneros poderão encontrar horas de diversão.
Para terminar, e ainda acerca do assunto das aquisições, Jim Ryan foi perentório: “Devem esperar mais, absolutamente. Não ficamos por aqui, nem de perto. Com a PlayStation, temos um longo caminho a percorrer. Pessoalmente, irei passar muito do meu tempo com Pete [Parsons] e a equipa da Bungie, para ajudar a garantir que tudo corre bem e que autonomia significa mesmo autonomia. Mas para outros lados da nossa organização, temos muitas mais movimentações a fazer.”
Outro aspeto destacado durante esta State of Play foi o sistema meteorológico do jogo. Yamauchi explicou que o jogo simulará o processo de formação das nuvens baseando-se numa vasta quantidade de dados meteorológicos, de temperatura, de humidade e de pressão do ar específica a cada região. Tudo isto afetará os cenários de corrida, por exemplo, na luz ou nas temperaturas atmosférica e das superfícies. Tudo isto irá, por sua vez, afetar a corrida, influenciando realisticamente, por exemplo, a aderência dos pneus à pista.
Dying Light 2: Stay Human [PS4 & PS5] (Techland) é o RPG de ação na primeira pessoa passado numa das últimas povoações humanas após um apocalipse zombie. No papel de um errante chamado Aiden, teremos de encontrar a nossa irmã perdida enquanto desvendamos os segredos desta povoação e sobrevivemos à miríade de criaturas monstruosas. Com um enorme e meticuloso mundo aberto para explorar que é afetado pelas nossas decisões, um divertido sistema de navegação baseado em parkour, e a possibilidade de jogar a solo ou em cooperação, este é um dos primeiros lançamentos promissores do ano, no qual fãs de vários géneros poderão encontrar horas de diversão.
Notícias PlayStation da Semana – 5 Fev. 2022
Reviewed by Filipe Castro Mesquita
on
fevereiro 05, 2022
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