Lançado Novo Trailer de
Jogabilidade de Elden Ring (via youtube.com)
A aclamada produtora From Software,
responsável pela série Dark Souls e pelos títulos de sucesso Bloodborne
e Sekiro: Shadows Die Twice, lançou um vídeo onde apresentou a
jogabilidade do seu próximo jogo, Elden Ring. O novo RPG de ação foi
recentemente adiado, chegando à PlayStation 4 e PlayStation 5 no dia 25 de fevereiro
de 2022.
No total, foram mostrados cerca de 20 minutos
de Elden Ring em ação. Foi mostrado uma ampla secção do mundo aberto,
onde o Tarnished (a personagem jogável) monta o seu cavalo, corre pelo
mundo e se cruza com inimigos. A primeira mecânica distintiva do jogo
evidenciada prende-se com os locais de descanso – aqui chamados Sites of
Grace -, que ao serem ativados emitem uma luz que nos guiará até ao próximo
objetivo principal. Caber-nos-á escolher se queremos seguir essa luz ou ignorá-la
para explorar.
Este mundo aberto encontra-se recheado de
animais selvagens e criaturas grotescas que podem ser combatidas. Numa das
partes da demonstração, vê-se o Tarnished a aproximar-se de um grupo de
inimigos, até que surge um volumoso dragão que os aniquila, despoletando um
combate contra o que parece ser um mini boss. Nesta sequência, é evidenciada a
possibilidade de fugir de ataques ou de usar manobras quando estamos montados a
cavalo. Quando a pé, as mecânicas de combate parecem assemelhar-se bastante às
encontradas em Dark Souls, com esquivas, ataques e bloqueios a necessitarem
de timing impecável.
Este parece, portanto, ser um mundo bastante
dinâmico, dando a impressão de que este ataque por parte do dragão foi um
evento algo espontâneo. Este dinamismo também se traduzirá na
possibilidade de encontrar personagens pelo mundo que necessitam da nossa ajuda.
Para facilitar a navegação pelo mundo de Elden Ring, teremos ao nosso
dispor um mapa, que vai ficando mais completo à medida que colecionamos
fragmentos do mesmo. Este vídeo mostra também a possibilidade de usarmos
marcadores para assinalarmos locais relevantes, ou colocarmos faróis que nos
ajudem a orientar enquanto exploramos.
Depois, foi evidenciado que Elden Ring
terá um sistema de recolha de recursos e de construção de itens. Isto tornará a
exploração cuidada ainda mais essencial, de modo que estejamos sempre
preparados para obter as ferramentas necessárias para enfrentar bosses ou
assaltar acampamentos de inimigos.
Foi durante a demonstração de um assalto
destes que novas opções de ataque foram mostradas. Primeiro, vemos o Tarnished
a baixar-se para andar mais sorrateiramente e atacar um inimigo
silenciosamente, demonstrando a presença de mecânicas de furtividade. Depois,
vemos o Tarnished a evocar espíritos para atacar um número de inimigos mais
elevado, sendo explicado que existirão vários tipos de espíritos disponíveis para
lançar em combate quando necessário. Isto não invalida a componente online,
onde outros jogadores podem ser evocados para uma experiência cooperativa ou
onde estes podem invadir o nosso mundo para uma experiência competitiva.
Outro aspeto mecânico relevante demonstrado ao
longo do vídeo é a possibilidade de saltarmos. Tanto a pé como montados no
cavalo, podemos saltar quando exploramos o mundo, não havendo o risco de sermos
danificados caso caiamos de um precipício, uma vez que não haverá dano de queda
– desde que se caia numa área jogável. A possibilidade de saltar também pode
ser útil em combate, dando-nos uma maior variedade de opções de ataque ou de
esquiva, podendo ser usado para deixar inimigos e bosses estonteados mais
depressa.
O mundo de Elden Ring está também
repleto de túmulos e masmorras exploráveis. Estas encontram-se repletas de
inimigos e de armadilhas ambientais, podendo também conter vários tesouros ou
bosses escondidos. Estes locais são relativamente complexos e podem ser
explorados ou conquistados seguindo vários caminhos diferentes. Na demonstração,
foi mostrada uma pequena sequência onde um baú se encontrava escondido por trás
de uma parede ilusória, mecânica que surge aqui depois de introduzida nos
títulos Souls.
Para terminar a apresentação, foi mostrada
uma sequência mais longa onde o Tarnished chega a um local chamado Stormveil
Castle. Este foi descrito como uma masmorra de grandes dimensões que se mistura
perfeitamente com a região circundante. Nesta secção da demonstração vemos um
pouco de tudo o mostrado até aqui – interações com NPCs, furtividade, combate
com e sem espíritos ou o salto. No final, é mostrado um pouco do confronto contra
um dos semideuses e principais bosses do jogo, Godrick the Golden.
Esta demonstração evidenciou ainda uma
direção artística riquíssima em detalhes e com uma fantástica utilização de cor
e de efeitos luminosos, sobretudo durante ataques mágicos e na variação da
luminosidade quando dentro de masmorras. Também a direção sonora merece
destaque, com os ruídos ambientais e de combate a apresentarem-se bastante
imersivos, e com a música orquestral presente durante o combate com Godrick a
parecer elevar o confronto.
Elden Ring chegará à PlayStation 4 e à PlayStation 5 no dia 25 de
fevereiro de 2022, estando já disponível para pré-compra na PS Store.
Apresentadas as Máquinas de
Horizon Forbidden West (via Last Lap)
A Sony Interactive Entertainment (SIE) lançou
um artigo a promover o tão aguardado jogo de ação na terceira pessoa, Horizon
Fobidden West. Trata-se de um artigo com a assinatura de Bo de Vries, chefe
de comunidade da Guerrilla, no qual são abordadas as mudanças implementadas nas
máquinas que a protagonista Aloy terá de enfrentar na sua nova aventura.
de Vries detalha que tem sido feito um
extenso trabalho nas máquinas de Horizon Forbidden West, desde a sua
conceção até ao elemento final do jogo, tendo sempre em mente o compromisso em
criar um mundo autêntico. Nesta sequela, para além da presença de algumas
das máquinas do jogo original (como o Watcher e o Snapmaw), foram criadas novas
máquinas baseadas em dinossauros, mamutes e aves. Cada uma destas máquinas terá um
comportamento único e o seu papel no mundo de Horizon, por forma a
garantir a harmonia do ecossistema.
Foi explicado que as máquinas do novo Horizon
Forbidden West serão mais hábeis, sendo que se poderão mover de diversas
formas, como por exemplo saltar, nadar e agarrar-se às superfícies, e serão
mais perigosas. No entanto, haverá várias formas de serem derrotadas que serão
visíveis para o jogador através das texturas que mostram os pontos fracos ou os
componentes interativos.
Por fim, foi explicado que o jogador poderá
ainda perceber o comportamento das máquinas e prever os seus movimentos através
do áudio, uma vez que terão sons específicos para determinadas ações, o que, na
versão PlayStation 5 do jogo, será ainda mais preciso com o Áudio 3D. Com esta
funcionalidade, será possível escutar o sussurrar da vegetação ao sabor
do vento, os pássaros a esvoaçar e grandes máquinas mecânicas a nadar na água,
à medida que se explora os vários ambientes.
Este é mais uma indicação do trabalho cuidado
que aprece estar a ser colocado em Horizon Forbidden West. Este jogo
chegará tanto à PlayStation 4 como à PlayStation 5 no dia 18 de fevereiro de
2022, estando já disponível para pré-compra.
Versão PS5 de The
Persistance Agora Disponível Via Atualização da Oferta PS Plus (via pushsquare.com)
A versão PS4 de The Persistance, um
dos jogos oferecidos via PS Plus no mês de novembro, pode agora ser atualizada
gratuitamente. Isto significa que qualquer jogador que tenha descarregado este
título poderá agora adquirir a versão PS5 do mesmo sem qualquer custo
adicional.
A versão PS5 deste jogo, intitulada The
Persistance: Enhanced, oferece melhorias no que toca à luminosidade e à
interface de utilizador, incluindo ainda ray tracing e funcionalidades
de feedback háptico com o DualSense. De referir que este é um jogo desenhado
com VR em mente, mas pode ser jogado sem qualquer periférico de realidade
virtual.
Assim, e no que é uma manobra pouco usual,
será possível atualizar gratuitamente a versão de The Persistance
oferecida via PS Plus. Isto sugere também que esta decisão dependerá mais dos
produtores do que da própria Sony, depois de atualizações gratuitas não terem
sido oferecidas para Final Fantasy VII Remake ou para Greedfall
quando estes títulos foram disponibilizados através deste serviço.
Anunciada a Data de Chegada
de Spider-Man a Marvel’s Avengers (via avengers.square-enix-games.com)
A Square Enix anunciou a próxima grande
atualização de Marvel’s Avengers, que incluirá a chegada de Spider-Man
às versões PS4 e PS5 do jogo. Esta será a atualização 2.2 do jogo, e chegará no
próximo dia 30 de novembro.
Esta atualização trará muitas mudanças no
jogo apresentado como um serviço contínuo, a maior das quais será exclusiva
para os jogadores PlayStation, com a chegada do herói aracnídeo. Com Spider-Man,
chega também o novo evento chamado “With Great Power,” que incluirá várias
missões através das quais viveremos a história deste super-herói. A narrativa
deste evento andará à volta do desafio que é para Peter Parker trabalhar com
outros heróis enquanto mantém a sua identidade secreta, tendo de se juntar a
Ms. Marvel e a Black Widow de modo a impedir a AIM de adquirir uma nova e
perigosa tecnologia.
Esta atualização introduzirá ainda uma nova
raid onde os jogadores poderão enfrentar o vilão Klaw, que está determinado em
devastar Wakanda. Algumas mudanças de jogabilidade também serão introduzidas,
com o aumento do nível de poder máximo para 175, a possibilidade de recolher
várias vezes recompensas semanais para o mesmo herói, ou a possibilidade de reciclar
equipamento de nível elevado para melhorar o equipamento em utilização.
Assim, fica confirmada a chegada de um dos
super-heróis mais amados a Marvel’s Avengers, mais de um ano depois do
lançamento do jogo. Marvel’s Avengers está atualmente disponível para a
PS4 e PS5, e Spider-Man chegará ao jogo exclusivamente nestas plataformas no
dia 30 de novembro deste ano.
Dois Jogos Metal Gear Solid
Temporariamente Retirados da PS Now e PS Store (via konami.com)
A Konami deu conta de que dois amados jogos
da série Metal Gear Solid foram temporariamente retirados da PS Store, bem como
da PS Now. Trata-se das versões remasterizadas em HD de Metal Gear Solid 2:
Sons of Liberty e Metal Gear Solid 3: Snake Eater.
A editora afirma que esta decisão está
relacionada com a renovação de licenças de algumas das cenas históricas
presentes em ambos estes títulos. “Estamos atualmente a trabalhar para renovar
as licenças de imagens históricas de arquivo usadas nos jogos, e, deste modo,
decidimos suspender temporariamente a venda de Metal Gear Solid 2, Metal Gear
Solid 3 e todos os produtos que incluem estes jogos das lojas digitais (…).”
Assim, as versões PS3 e PS Vita de Metal
Gear Solid 2 e Metal Gear Solid 3, bem como a coleção HD que inclui
ambos estes títulos, estão atualmente indisponíveis para aquisição nestas
consolas. Metal Gear Solid HD Collection está também atualmente
indisponível para jogar via streaming na PS Now. Esta será uma situação
temporária, não havendo ainda qualquer indicação da normalização da
disponibilidade destes títulos.
Lançamentos Marcantes Desta Semana
Grand Theft Auto: The Trilogy - Definitive Edition [PS4 & PS5] (Rockstar Games) é a versão remasterizada e retrabalhada da lendária trilogia de jogos GTA originalmente lançada para a PlayStation 2. Este título permitir-nos-á regressar aos mundos abertos de Liberty City, Vice City e San Andreas, e reviver as aventuras dos criminosos Claude, Tommy e CJ. Com uma vertente visual melhorada, um sistema de luminosidade novo, várias melhorias técnicas implementadas e uma jogabilidade modernizada, este é um pacote recheado de conteúdo imperdível, tanto para novos jogadores como para fãs destes clássicos.
The Elder Scrolls V: Skyrim Anniversary
Edition [PS4 & PS5] (Bethesda
Softworks) é mais uma versão remasterizada do aclamadíssimo RPG ocidental
originalmente lançado em 2011. Descrita como a versão definitiva deste jogo,
este novo pacote inclui toda a aventura original, os três DLCs originais,
melhorias exclusivas para a nova geração de consolas e ainda inúmeros itens do
Creation Club. Assim, este é uma nova oportunidade para os jogadores assumirem
o papel do Dragonborn e derrotar o poderoso dragão Alduin, desempenhando um
papel fundamental na guerra civil de Skyrim e participando uma enorme variedade
de missões e atividades pelo caminho.
Jurassic World Evolution 2 [PS4 & PS5] (Frontier) é um simulador de
construção e gestão de um parque temático à volta do franchise criado
por Michael Crichton. Tentando expandir a fórmula de sucesso alcançada com o
lançamento de 2018, este título apresenta uma nova história original que inclui
várias personagens icónicas deste universo, uma maior variedade de dinossauros
para incluir nos nossos parques, e uma jogabilidade aprofundada. Com vários
modos de jogo, um maior leque de opções de construção do parque e de
bioengenharia das criaturas pré-históricas, e uma vertente gráfica realista, os
fãs destes géneros de jogos ou dos filmes Jurrassic Park e Jurassic
World têm aqui uma oferta recheada de potencial.
Artigo por: Filipe Castro Mesquita
Grand Theft Auto: The Trilogy - Definitive Edition [PS4 & PS5] (Rockstar Games) é a versão remasterizada e retrabalhada da lendária trilogia de jogos GTA originalmente lançada para a PlayStation 2. Este título permitir-nos-á regressar aos mundos abertos de Liberty City, Vice City e San Andreas, e reviver as aventuras dos criminosos Claude, Tommy e CJ. Com uma vertente visual melhorada, um sistema de luminosidade novo, várias melhorias técnicas implementadas e uma jogabilidade modernizada, este é um pacote recheado de conteúdo imperdível, tanto para novos jogadores como para fãs destes clássicos.
Notícias PlayStation da Semana – 10 Nov. 2021
Reviewed by Filipe Castro Mesquita
on
novembro 10, 2021
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