Nova Edição da State of Play
Anunciada Para as 22h de Hoje (via blog.playstation.com)
A Sony Interactive Entertainment (SIE)
anunciou uma nova edição da State of Play para a noite de hoje, dia 27 de outubro.
Esta nova transmissão em direto decorrerá pelas 22h de Portugal Continental, e
focar-se-á em títulos de produtoras externas como, por exemplo, Little Devil Inside.
Este evento foi anunciado por Sid Shuman,
diretor sénior de comunicação da SIE, através de uma publicação no blog oficial
da PlayStation. “O programa terá à volta de 20 minutos, e partilhará novas
informações sobre jogos previamente anunciados, mais algumas revelações de
parceiros espalhados pelo globo,” pode ler-se na publicação. “Desta vez,
focar-nos-emos em anúncios e atualizações acerca de jogos de parceiros externos
a caminho da PS4 e PS5.”
Assim, os fãs da PlayStation poderão assistir
a uma nova State of Play esta noite, nos canais oficiais da gigante japonesa no
Youtube ou no Twitch. Este evento começará às 22h de Portugal Continental.
Anunciada Data e Mostradas Primeiras
Imagens de de GTA: The Trilogy – Definitive Edition (via blog.playstation.com)
Depois do seu anúncio oficial, Grand Theft
Auto: The Trilogy – Definitive Edition recebeu agora uma data de lançamento
oficial e um primeiro trailer que mostra o aspeto dos três jogos. Esta coleção
de remasterizações, desenvolvida pela Grove Street Games, será lançada
digitalmente no dia 11 de novembro deste ano para a PlayStation 4 e PlayStation
5, com uma edição física para a PS4 a chegar no dia 7 de dezembro.
Numa publicação colocada no blog oficial da
PlayStation, um representante da Rockstar Games anunciou a dará de lançamento
do jogo, bem como as várias melhorias que se pode esperar da nova versão desta
clássica trilogia. “Ao trazer os clássicos mundos de Liberty City, Vice
City e San Andreas para plataformas PlayStation modernas, Grand Theft Auto: The
Trilogy – The Definitive Edition estreia novos controlos modernos inspirados
nos de GTAV, bem como melhorias visuais gerais como resoluções atualizadas ou fidelidade visual do mundo ampliada, e muito mais de modo a afinar e aprimorar fielmente
os três jogos enquanto mantemos a estética distinta original.”
De seguida, a publicação detalha um pouco mais
as melhorias já referidas. Começando pela jogabilidade, é referido que o
sistema de mira se apresentará mais moderno, que a rotatividade entre armas e
estações de rádio serão atualizadas, e que a navegação também será aprimorada
com mini mapas melhores e um sistema de pontos de passagem que facilitarão
chegar aos destinos.
Quanto à vertente visual dos jogos, foi
explicado que será implementado todo um novo sistema de luminosidade, melhores
sombras e reflexos, um sistema meteorológico expandido, texturas mais limpas e
detalhadas para vários elementos ambientais, e modelos de personagens e de veículos
melhorados. Outro aspeto relevante prende-se com o alcance da visibilidade, passando
a ser possível ver muito mais detalhadamente locais das várias cidades a
grandes distâncias.
Para acompanhar esta publicação e as novas
informações nela contidas, a Rockstar Games lançou ainda um trailer que
exibe o aspeto do jogo. Neste, podemos verificar muitas destas melhorias visuais
anunciadas, com todo o mundo e todas as personagens a apresentarem-se bastante
mais nítidas, detalhadas e coloridas, pese embora as personagens se apresentem
bastante mais cartoonescas do que inicialmente se previa. De referir que este
trailer não demonstra nenhuma das melhorias na jogabilidade já indicadas.
Assim, ficamos a saber que Grand Theft
Auto: The Trilogy – Definitive Edition chegará digitalmente tanto à
PlayStation 4 como à PlayStation 5 no dia 11 de novembro de 2021, com uma
versão física para a PlayStation 4 a chegar no dia 7 de dezembro. Entretanto,
foi também confirmado que a nova versão de Grand Theft Auto III chegará
à PlayStation Now também no dia 7 de dezembro.
Lançada Versão 2.0 de
Returnal, Com Suspensão de Ciclo e Modo Fotografia (via blog.playstation.com)
O exigente e opressivo roguelike na
terceira pessoa, Returnal, recebeu agora uma robusta atualização,
passando para a versão 2.0. Com esta, passa a ser possível suspender um ciclo
temporal, bem como utilizar um novo modo de fotografia.
O anúncio desta atualização foi levado a cabo
numa publicação no blog oficial da PlayStation, com a assinatura de Harry
Krueger, diretor do jogo da produtora Housemarque. “Ao longo dos últimos meses,”
começa Krueger, “temos gostado de vos ver jogar Returnal, de aprender acerca
das vossas experiências e de ouvir todas as grandes histórias de como os
jogadores têm ultrapassado a miríade de desafios em Atropos. (…) Aqui na
Housemarque temos ouvido todo o vosso feedback, e é com grande satisfação que
anunciamos a atualização 2.0.”
Krueger passa, depois, a apresentar as duas
grandes novidades desta atualização, começando por explicar como funciona a
suspensão de ciclo. “Uma das principais características desta atualização, que
vos permitirá pausar um ciclo e continuá-lo depois, deixando-vos sair do jogo e
desligar a consola sem perder progresso dessa sessão.” É explicado que, ao usar
esta funcionalidade, é criado um ponto de suspensão automaticamente eliminado
assim que se retoma o jogo. Deste modo, os jogadores poderão continuar o ciclo exatamente
onde o deixaram, não sendo depois possível carregar o jogo caso o ciclo acabe
em derrota.
No entanto, esta funcionalidade tem algumas
limitações. Não será possível suspender o ciclo quando se está a meio de um
encontro com um dos bosses do jogo, a meio de um confronto particularmente
intenso ou exigente, ou nas sequências jogáveis na primeira pessoa. “Sentimos
que há certos momentos em Returnal que são melhores quando não são
fragmentados, de modo a preservar o ritmo e fluidez desejados,” explica
Krueger.
De seguida, o diretor do jogo aborda o novo
modo de fotografia. “A viagem de Selene por Atropos está recheada de momentos
que merecem ser saboreados, seja uma dança perigosa no meio de um intenso
combate bullet hell, ou um fugaz momento de serenidade para apreciar a
misteriosa atmosfera e beleza sombria de Atropos,” indica Krueger. Este modo
poderá ser acionado em quase todos os momentos do jogo – as exceções voltam a ser
a sequências na primeira pessoa -, permitindo controlar livremente a câmara e
compor a imagem com diferentes ferramentas de edição.
Com esta atualização, os jogadores mais
criativos passam a ter mais opções para capturar imagens cativantes e únicas, e
uma das nossas críticas do jogo parece ter sido endereçada. Returnal
está atualmente disponível exclusivamente para a PlayStation 5, tendo sido lançado
em abril deste ano.
God of War Chega a PC em
Janeiro de 2022, Quase 20 Milhões de Cópias Vendidas na PS4 (via blog.playstation.com)
A SIE anunciou que o adorado God of War
(2018) está a caminho do PC. O jogo chegará no dia 14 de janeiro de 2022,
depois de vender quase 20 milhões de cópias na PlayStation 4.
Numa publicação levada a cabo no blog oficial
da PlayStation, Grace Orlady, gestora de comunidade sénior da Santa Monica
Studio, adiantou vários detalhes sobre esta versão da mais recente aventura de
Kratos. “O nosso objetivo principal ao trazer God of War para PC foi enaltecer
o conteúdo excecional que a equipa criou e aproveitar o hardware poderoso que a
plataforma oferece para criar uma versão do jogo única, de elevado desempenho e
de tirar o fôlego,” começa a publicação.
Orlady refere de seguida o trabalho com a
vertente gráfica desta versão de God of War. “Poderão aproveitar todo o
potencial da nossa câmara cinemática sem cortes, à medida que esta segue Kratos
e Atreus através dos reinos, com a opção de verdadeira resolução 4K e taxa de
fotogramas desbloqueada.” É também referido que o jogo apresentará várias
opções gráficas para ajustar a experiência à capacidade de cada PC, que este
suportará DLSS de modo a não ser necessário sacrificar qualidade de imagem em
prol de melhores desempenhos, e que poderá ser adaptado a rácios ultra-widescreen
de 21:9.
Relativamente a outros aspetos da experiência
de God of War em PC, Orlady indica que o jogo permitirá várias opções de
input. O DualShock 4 e o DualSense, juntamente com vários outros comandos,
poderão ser utilizados, e os jogadores que prefiram jogar com rato e teclado
terão a possibilidade de personalizar profundamente as funcionalidades das
teclas. Para terminar, é indicado que a versão PC do jogo incluirá alguns
bónus, como quatro skins para escudos e um conjunto de armadura para Kratos e o
seu filho Atreus.
Assim, o fantástico God of War,
considerado por nós o melhor exclusivo PlayStation da geração passada,
chegará a PC no dia 14 de janeiro de 2022. O jogo está atualmente disponível
para a PlayStation 4, tendo já vendido 19,5 milhões de cópias desde o seu
lançamento em abril de 2018.
Versões PS5 de The Witcher 3
e Cyberpunk 2077 Adiadas Para 2022 (via twitter.com)
A produtora polaca CD Projekt Red anunciou
que as versões PS5 do aclamadíssimo The Witcher 3: Wild Hunt e do mais
problemático Cyberpunk 2077 foram adiadas. As versões de próxima
geração dos jogos chegarão agora no decorrer de 2022.
O anúncio foi feito através de uma mensagem
publicada na conta oficial da produtora no Twitter. “Temos uma atualização importante
relacionada com as versões de próxima geração de Cyberpunk 2077 e The Witcher
3: Wild Hunt para consolas e PC,” começa a mensagem. “Baseando-nos nas
recomendações fornecidas pelas equipas que supervisionam o desenvolvimento de
ambos os jogos, decidimos adiar os seus lançamentos para 2022.”
A mensagem termina com os objetivos da
produtora em relação aos lançamentos destes jogos para a PS5 e restantes
plataformas. “O nosso objetivo atual para Cyberpunk 2077 é o primeiro trimestre
de 2022, e o segundo trimestre de 2022 para The Witcher 3: Wild Hunt.” Assim, e
apesar destes adiamentos, ficamos a ter uma ideia mais aproximada de quando
esperar ter as versões PS5 de ambos os jogos disponíveis.
De recordar que The Witcher 3: Wild Hunt
foi originalmente lançado em 2015 e que Cyberpunk 2077 foi originalmente
lançado em dezembro de 2020, ambos para a PlayStation 4. Estes títulos
continuam disponíveis para essa consola, podendo ser jogados na PlayStation 5
via a retrocompatibilidade.
Among Us Chega à
PlayStation em Dezembro (via blog.playstation.com)
O fenómeno multijogador que atingiu o estrelato
durante o ano de 2020, Among Us, recebeu finalmente uma data de
lançamento para a PlayStation. O jogo chega tanto à PlayStation 4 como à
PlayStation 5 no dia 14 de dezembro deste ano.
Numa publicação levada a cabo no blog oficial
da PlayStation, Victoria Tran, diretora de comunidade da produtora Innersloth, apresentou
o jogo e a sua data de lançamento. “Finalmente temos uma data de lançamento. No
dia 14 de dezembro, Among Us será lançado para a PlayStation 4 e PlayStation 5,”
começa a publicação. “Viajem pelo espaço e tentem aguentar a vossa nave
juntamente com os vossos companheiros de tripulação, mas cuidado - um impostor
pode estar a bordo. Ou talvez… vocês sejam os impostores?!”
Tran continua a publicação explicando a
essência de Among Us. “O sucesso dos tripulantes depende da vossa capacidade de
dedução social. Acham que sabem quem são os impostores? Conseguem encontrá-los
antes de serem assassinados? Ou talvez sejam erroneamente ejetados. No espaço
ninguém vos pode salvar – boa sorte em descobrir a verdade.”
Para terminar a publicação, Tran indica
informações relevantes acerca do conteúdo e das possibilidades desta versão de Among
Us. Primeiro, é indicado que o jogo incluirá “todo o conteúdo lançado
previamente, uma mão cheia de atualizações, e um conjunto cosmético exclusivo
de Ratchet & Clank,” o que dará aos jogadores uma ampla variedade de opções
de personalização. Depois, o jogo terá funcionalidades de crossplay,
permitindo aos jogadores PlayStation participar em jogos com amigos presentes em
qualquer uma das outras plataformas.
Assim, Among Us chegará finalmente à
PlayStation 4 e à PlayStation 5, passando a estar disponível para aquisição a
partir do dia 14 de dezembro deste ano.
Lançamentos Marcantes Desta Semana
Marvel's Guardians of the Galaxy [PS4 & PS5] (Eidos Montreal) é o jogo de
ação e aventura que serve de adaptação do famoso grupo de anti-heróis da
Marvel. Quando uma sequência de eventos catastróficos é despoletada, teremos de
assumir o papel de Star-Lord, o carismático líder dos Guardiões da Galáxia, e
garantir que o nosso grupo de mantém unido para fazer frente a uma ameaça
interplanetária. Prometendo uma jogabilidade explosiva e variada bem como uma
narrativa apelativa com um argumento recheado de humor, os fãs da Marvel e
deste tão amado grupo de personagens poderão ter aqui uma adaptação digna e
divertida.
Project
Zero: Maiden of Black Water [PS4 & PS5] (Koei Tecmo) é a versão
remasterizada do aclamado título de terror originalmente lançado em 2015 na
Nintendo WiiU. No papel de Yuri Kozukata, Miu Hinasaki, e Ren Hojo, teremos de
investigar o misterioso Mt. Hikami, no qual vários incidentes e fenómenos
mortíferos têm acontecido. Com a jogabilidade distinta que caracteriza esta
aclamada série, uma narrativa aterradora, várias melhorias gráficas, mudanças
na jogabilidade e novos modos de jogo, esta versão do jogo promete encher as
medidas tanto aos fãs que regressem como a novos jogadores.
Riders Republic [PS4 & PS5] (Ubisoft) é um jogo de mundo
aberto de simulação e desportos radicais. Colocando os jogadores num amplo
recreio recheado de atividades, estes terão a oportunidade de participar em
eventos de bicicleta, ski, snowboard e wingsuit ao longo de vários parques
naturais americanos. Com a possibilidade de partilhar eventos com até 64
jogadores, a possibilidade de personalizar o nosso avatar, e a promessa de uma
jogabilidade variada, os adeptos de desportos radicais têm aqui uma oferta
potencialmente interessante.
Artigo por: Filipe Castro Mesquita
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