Se existem tempos felizes que lembramos com saudade são os das brincadeiras quando eramos crianças. Essas brincadeiras eram, naturalmente, muito associadas aos brinquedos em questão. Muitos foram os que nos passaram pelas mãos, mas os pequenos carrinhos da Hot Wheels são seguramente aqueles que todos tivemos (nem que seja um!).
Agora, adultos (não tão) maduros que somos, as nossas “brincadeiras” passam por outros lados! Se estão aqui a ler este artigo é porque tem algum interesse em videojogos, levando novamente a encontramo-nos numa posição de partilha de interesses. Consequentemente, a união de dois grandes interesses nossos só poderá dar certo…certo? É esta a premissa que Hot Wheels Unleashed procura captar e apresentar ao jogador.
Neste título, contamos com uma experiência de arcada com os veículos mais icónicos desta famosa marca de brinquedos. Exactamente, os modelos dos veículos são reproduções fidedignas de modelos existentes que podem variar do mais comuns aos mais raros, como por exemplo a carrinha das tartarugas ninja, o KITT ou o famoso dodge racer. A modelação em si é bastante realista e cativante ao jogador, onde todo o cuidado é considerado em fornecer uma experiência associada o melhor possível aquilo que o jogador conhece na realidade e que se encontra nas lojas físicas. O desbloqueio dos veiculos é feito através de um sistema “gacha”, onde trocamos moedas de ouro ganhas dentro do jogo por caixas surpresa ou ofertas limitadas. Portanto é um sistema aleatório que com o passar do tempo vai permitir desbloquear os espantosos 60 veículos disponíveis!
Efectivamente o conjunto de veículos disponíveis é um dos pontos altos do jogo, mas não o único. De igual forma os cenários disponíveis são cativantes e remanescentes das nossas brincadeiras de criança. Basicamente são pistas criadas com os elementos das pistas Hot Wheels (como por exemplo rectas, curvas, loopings, tuneis, dinossauros, etc.), numa sala ou zona. A melhor forma para caracterizar esta vertente é imaginarem terem montado uma pista no chão da vossa sala e estarem ali a fazer uma corrida! Portanto, o jogo não conta com uma expansão dos famosos brinquedos para uma escala real, mas sim mantem a sua dimensão original enquanto realizamos corridas pelo meio de cadeiras, mesas ou moveis existentes num determinado espaço ou sala.
Os cenários são somente 5, mas são amplos o suficiente para várias montagens/pistas. Reconhecidamente é um conceito interessante, que somente tende a potenciar a experiencia com a componente de criação e partilha de pistas. Exactamente, em Hot Wheels Unleashed existe um modo que podemos definir a nossa própria pista, ajudando a aumentar significativamente a longevidade deste título. A sua utilização, depois de seguir alguns tutoriais e com alguma prática torna-se mais intuitiva, ajudando a criar experiencias bem engraçadas para partilhar com os amigos. Salientamos ainda a saudável quantidade de opções de personalização existentes para cada um dos ambientes existentes, desde papeis de parede, autocolantes e até trofeus que podemos colocar em locais estratégicos dos cenários.
Ainda que só por si, esta vertente seria já bastante cativante, este título conta ainda com outros modos de jogo disponíveis. Um modo de “Carreira”, outro de corridas “Rápidas” ou multijogador online e local, são os mais importantes disponíveis. Destacamos em particular o modo Carreira, onde teremos de prosseguir por um mapa com diversos eventos ligados entre si. Ao passar um determinado evento, seguiremos para o próximo, recebendo recompensas pelo meio que servem para desbloquear novos veículos, aprimorar os já existentes ou novos itens para os cenários. Considerando a boa variedade de desafios existentes, podemos contar com muitas horas de diversão até conseguirem desbloquear todos os percursos. Destacamos em particular os níveis “ Boss Fights” que são nada mais que corridas extremamente longas, com um nível de desafio bastante acima do recorrente do resto dos eventos e que introduzem algumas novidades na jogabilidade até então vista.
Já as componentes de corridas “rápidas”, ou multijogadores, seguem as premissas já amplamente reconhecidas em jogos do mesmo género. Em particular, salientamos a facilidade de obter sessão (e talvez alguma simplicidade a mais, devido às poucas opções existentes), do modo competitivo online.
Efectivamente, Hot Wheel Unleashed parece combinar diversos factores que potenciam o seu sucesso, principalmente pela capacidade de associar várias experiências cativantes ao jogador num único pacote. Ainda assim, não deixa de surgir sem algumas oportunidades de melhoria, como por exemplo na componente gráfica. Na sua versão para a portátil da Nintendo, não contem com uma definição tão aprimorada como a observada nas versões de plataformas concorrentes. Aqui o título corre a 720p, apresentando alguns problemas no que se refere à prestação gráfica, denotando claras quebras da taxa de fotogramas em algumas ocasiões. Também a resolução não apresenta a mesma nitidez que em outras plataformas, denotando algum efeito de serrilhado e opacidade, em ambos os modos portátil e caseiro. Estes aspectos destoam claramente dos trailers promocionais, mas perspectivando e considerando o hardware em questão, não conseguimos deixar de louvar o trabalho realizado, considerando a quantidade de elementos, efeitos e dimensão dos cenários existentes.
Outro aspecto onde o título beneficiaria de uma clara melhoria da qualidade da experiencia providenciada seria um refinamento das físicas e controlo de veiculo. Começando pelas físicas durante as corridas, é frequente acontecer algumas coisas estranhas! Ver o veiculo saltar de repente, ficar colado às paredes/obstáculos da pista, ser atirado para fora com uma reacção invisível ou saltar como um louco quando chocamos levemente contra um adversário numa recta acontece em quase todas as corridas. Também o controlo do veículo falha frequentemente em reconhecer o botão de fazer drift quando pressionado, o que nos leva frequentemente a “espetarmo-nos” contra os rails numa curva mais apertada. Visto que a jogabilidade é fortemente baseada nos drifts e como estes contribuem para ganhar os precisos boosts, é certamente um aspecto que apresenta uma importância acima da média.
Estes dois aspectos, são capazes de criar situações de verdadeira frustração, numa experiencia que até lá apresentava uma premissa tão cativante.
Consequentemente, a curva de aprendizagem de condução não é tão suave como se desejaria. Nomeadamente, apanhar o jeito para conseguir fazer o veículo derrapar a quantidade exacta desejada é uma mecânica difícil de dominar. Outro aspecto que salientamos é a diferença abrupta de dificuldade entre os modos “Easy” e “Normal”, onde num acabamos em primeiro com largos segundos de avanço e no segundo andaremos “taco a taco” até ao final para conseguir ficar em primeiro.
Por fim, não podemos de deixar uma nota positiva relativamente à componente sonora e musical. Embora não seja propriamente memorável, as músicas que acompanham as corridas são bem ritmadas e ajudam a envolver a experiencia. Os efeitos sonoros, por seu lado estão bastante bem conseguidos, apresentando-se com uma óptima utilização dos efeitos envolventes para providenciar uma melhor interiorização dos eventos que decorrem a toda a nossa volta. Neste caso a utilização de uns auscultadores é quase que obrigatória tal é o aumento de qualidade da experiencia apresentada.
Conclusões
Diríamos que é bastante difícil jogar Hot Wheels Unleashed, sem o comparar a outros jogos do género. Numa consola onde Mario Kart é rei e senhor, seria de estranhar aparecer um jogo de corridas de arcada que consiga fazer-lhe frente. Neste caso em particular acreditamos que, com algum trabalho dos produtores, este título terá todas as possibilidades de o fazer.
Os problemas detectados são passiveis de serem rectificados com actualizações e a liberdade e amplitude de possibilidades em nada deixam a dever ao colosso da Nintendo. Muito pelo contrário, a quantidade enorme de veículos (e respectiva personalização), associada a uma ferramenta de criação e partilha de pistas, ajuda imenso o título a cimentar a sua posição no catálogo da consola.
Se são fãs de Hot Wheels e apreciam corridas de arcada, é certamente um título para manterem debaixo de olho!
O Melhor:
- Quantidade de veículos e qualidade da sua modelação, conforme os brinquedos verdadeiros encontrados nas lojas;
- Extensas opções de personalização existentes;
- Cenários com uma boa caracterização e cativantes e percorrer;
- Modo de criação de pistas.
O Pior:
- Fisicas dentro do jogo com recorrentes problemas;
- Efeito de derrapagem pouco intuitivo e com problemas de controlo.
Pontuação do GameForces – 7.0/10
Título: Hot Wheels Unleashed
Desenvolvedora: Milestone
Publicadora: Milestone
Ano: 2021
Nota: Esta análise foi realizada com base na versão digital do jogo para a Nintedo Switch, através de um código gentilmente cedido pela PlayNXT.
Hot Wheels Unleashed [NSW] - O Derrapar dos Nossos Brinquedos Preferidos
Reviewed by Carlos Silva
on
outubro 07, 2021
Rating:
Sem comentários: