Em pleno Século 21 ainda existem vários estereótipos. Entre muitos, um deles é que os homens têm que perceber de carros. Ora bem, eu não percebo nada. Gosto bastante de conduzir, sei ver o óleo, ar dos pneus e pouco mais. Transmissões, chassis, radiadores, eram palavras completamente aleatórias que ouvia e acenava. Após envolver-me na experiencia de WRC10 sinto-me com vontade de pegar na minha carrinha e percorrer os caminhos de Rally de Portugal! Se passarem num desses trilhos e virem-me capotado devido à minha pouca experiencia, se puderem, deem-me uma ajuda!
WRC10
trás uma jogabilidade que parece ser o pináculo da realidade. A velocidade, o
uso de ambos os travões, onde e como colocamos o peso do carro, a maneira como
"atacamos" a curva, tudo é considerado num balanço que dita a forma
de como iremos percorrer a pista no melhor tempo possível. O uso do comando
parece responder perfeitamente nesse sentido. Uma fracção de segundo a mais ou a menos a carregar na tecla de um dos travões pode ditar uns preciosos
segundos a mais no tempo final da corrida.
Quero
deixar uma nota bastante positiva à maneira soberba de como a KT Racing
incorporou as novas capacidades do comando da PS5. Experienciar o tremor do
carro, ouvir e sentir parafusos soltos após um embate mais forte (o que
convenhamos, acabou por acontecer mais vezes que desejamos) a própria gravilha
debaixo do nosso carro, nas nossas mãos é realmente algo inovador e trás um novo
mundo á jogabilidade de futuros jogos do género. Todos estes sons do comando
associados aos emitidos pela televisão, como por exemplo os sons do motor, das
pessoas a torcer por nós em certos pontos da pista, dos efeitos climatéricos (com
o vento nas árvores ou a chuva a cair), cria uma experiencia bastante envolvente.
Isto
tudo aliado a um grafismo deslumbrante seja em que tipo de pista for. O pó em
terra batida ou a neve nas montanhas trás cenários esplêndidos que fazem esta
experiencia única. Mesmo as paisagens mais distantes estão muito bem definidas.
As visões de jogo são as tradicionais em qualquer simulador de corridas. Um
visão fora do carro, só o capô, em frente do carro e dentro do cockpit. Esta
ultima, apesar de se revelar a mais desafiante em conseguir controlar o carro,
é a que mais faz sentir o trepidar do carro e o efeito das curvas criando assim uma vivencia mais real á
condução. Ainda assim, parece-nos, que esta poderia ser um pouco mais detalhada
e realista com vista a rivalizar o cockpit de um verdadeiro carro de Rally.
Se em
termos de jogabilidade, WRC10 puxa dos seus galardões, em termos de modos de
jogos enche-nos de uma serie deles para nos envolvermos a fundo neste mundo.
Além de modos simples para personalizar um carro a nosso gosto e a
apresentarmo-lo numa exposição, os modos de jogo são deveras imensos e com
bastantes diferenças.
Começamos
com o modo online que oferece desafios diários e semanais para
rivalizar com outros jogadores, tornando-se o modelo mais
competitivo, para quem quiser provar que consegue ser o número 1. Na vertente
Multiplayer temos ainda também os Clubes, onde, como o nome indica,
podemos criar ou juntar-nos a um clube e competirmos em vários Rallys em nome
coletivo. O modo CoPiloto, introduzindo uma vertente um pouco
diferente, onde teremos de nos aliar a outro jogador e à vez, conduzir e dar
indicações para superarmos uma etapa especial. Para terminar o modo
multijogador existe o modo Tela Divida, permitindo jogar com um amigo com o ecrã divido, uma retrospetiva mais oldschool quando as consolas não estavam
ligadas à internet.
Podemos, adicionalmente, escolher uma pista, um carro, a altura do dia, condições climatéricas e arrancarmos no modo Partida Rápida. Vários Desafios também estão considerados já com carros pré-selecionados.
Modos como Treinamento ou Área de Testes foram introduzidos com vista a irmos aprimorando as nossas habilidades. Estes modos permitem aos jogador, numa situação de maior controlo, apercebermo-nos da qualidade das físicas consideradas. Condicionantes como pneus escolhidos, versus tração em cada tipo de terreno podem ser alteradas rapidamente para o nosso melhor entendimento das dinâmicas de comportamento dos veículos.
Neste
modo há várias categorias e dentro dessas categorias podemos também escolher
vários carros. Durante o modo carreira além de obviamente termos que competir
em diversos Rallys, será necessária de igual forma uma gestão de toda uma equipa.
Equipa essa que passa, entre outros, por agentes e mecânicos.
Fazer
um controlo psicológico e físico durante os Rallys da nossa staff, enquanto
percorremos as trilhas por este mundo fora está relacionado com as nossas
prestações (por exemplo se partirmos mais o carro o mecânico irá ficar mais
desmoralizado) e com as nossas escolhas do nosso calendário. Além dos
dias de provas temos que escolher se queremos participar em provas especiais,
treinar ou simplesmente dar dias de descanso à nossa equipa.
Uma vertente de character development foi também incorporado neste modo. Prestações positivas nas provas dão-nos experiencia, onde com acumulação da mesma subimos de nível e ganhamos pontos. Esses pontos são para usarmos num enorme mapa para melhorar diversas categorias, desde melhores mecânicos ou agentes, ou reparações mais baratas do nosso veículo. Este parece-me ser o modo mais completo e intenso para quem quer viver toda a industria de Rallys, pois sucessivas más prestações podem fazer a tua staff despedir-se ou mesmo despedir-te!
E
deixámos o melhor para o fim: O Modo 50º Aniversário. É aqui
que os fãs de Rallys podem deliciar-se! Porque se até aqui é tudo moderno,
porque não revivermos pistas icónicas com carros lendários? Rallys como Monte
Carlos em 1984 e 1985, Quénia no Rally Safari em 1993? Ou darmos um saltinho à
Nova Zelândia em 1986, 1992 ou 2007? Para usufruirmos destas memórias o WRC10
traz-nos também equipas e carros dessa altura. Lancia Stratod, Peugeot Talbot
Sport, Toyota Célica Gt4 e Audi Quattro fazem parte deste lote de excelência!
Num
total são mais de 100 pistas e mais de 50 carros que o jogador pode explorar e
conquistar em toda a experiencia de WRC10! Apelando um pouco ao nacionalismo
temos várias pistas Portuguesas como Felgueiras, Arganil e Lousada.
Talvez um dos pontos negativos que possamos salientar durante a nossa
experiencia é a voz do co-piloto a indicar-nos as curvas e o trajecto,
parece-me monótono e mecânico e torna-se um pouco descontextualizado com o que
sentimos ao volante, mas que podemos desligar nas opções o que tornando-a pouco
redundante.
Outro ponto é a dificuldade. Mesmo a dificuldade mínima poderá revelar-se bastante
difícil completar em certos tempos pedidos, mesmo após de mais 20 ou
30 tentativas.
Conclusão
- A jogabilidade
- O uso das novas capacidades do DualSense
- Diversas pistas, carros e modos de jogo.
- Modo 50º aniversário com as pistas e carros lendários.
O Pior:
- A dificuldade
- a voz do copiloto.
- visão de cockpit pouco detalhada
Desenvolvedora: Kylotonn, KT Racing
Publicadora: Nacon
Ano: 2021
>WRC 10 was released several days earlier and is the latest in the long-running gathering series. That is never exceptionally sorted out some way to fight with more reasonable games like Dirt Rally, atleast as yet.
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