Revelados
Mais Detalhes de God of War: Ragnarök Depois da PlayStation Showcase (via
blog.playstation.com)
O
primeiro trailer oficial de God of War:
Ragnarök fechou em beleza a PlayStation Showcase 2021 da passada quinta-feira.
Agora, e depois da poeira assentar um pouco, foram adiantados mais detalhes
sobre a narrativa, as personagens e a jogabilidade desta tão aguardada sequela.
Estas
revelações foram feitas através de uma publicação no blog oficial da PlayStation,
com a assinatura de Grace Orlady, gestora de comunicação da produtora Santa
Monica Studio. “Como puderam ver no trailer, regressamos à história alguns anos
depois dos eventos de God of War (2018),” começou Orlady. “Os ventos gelados de
Fimbulwinter chegaram a Midgard, tornando a sobrevivência nas terras nórdicas
um desafio ainda maior para Kratos, Atreus e Mimir.”
Abordando
o estado de espírito dos protagonistas, Orlady indica: “Embora o último jogo
tenha construído uma enorme confiança e compreensão entre pai e filho, ainda há
muita complexidade nas suas interações – sobretudo depois da revelação da
ascendência de Gigante de Atreus e a profecia escondida que apenas Kratos viu.”
Orlady explica que Atreus vive com uma enorme curiosidade de quem é e de quem
poderá vir a ser, enquanto Kratos tenta poupar o seu filho dos erros e lições
violentas que aprendeu no passado.
Quanto
aos principais antagonistas, Orlady refere as motivações de Freya e de Thor. “Devido
às ações no final do jogo anterior, a aliada virada inimiga Freya jurou
vingança pela morte do seu filho Baldur. Queríamos relembrar os jogadores que Freya
não é apenas uma terrivelmente poderosa utilizadora de magia Vanir, mas também
uma guerreira formidável.” Quanto a Thor, é explicado que este também procura vingança
pela morte dos seus filhos e do seu meio-irmão, sendo considerado um dos mais
poderosos deuses Aesir “depois de aniquilar quase todos os Gigantes por ordem
de Odin.”
Avançando
para a jogabilidade, Orlady explica: “Com God of War. Ragnarök, um dos nossos
principais objetivos era aumentar o leque de opções em combate. Quer seja com combinações
de ataques poderosos, um domínio dos elementos, ou táticas defensivas
inteligentes – encontrarão muitas oportunidades de combater com o nosso duo de um
modo unicamente expressivo. (…) Com um ampliado leque de adversários, almejamos
fazer cada encontro ser memorável, desde os confrontos mais pequenos até aos
imponentes bosses!”
Para
terminar, Orlady aborda o mapa do jogo. “Os fãs que jogaram o título anterior
sabem que era possível visitar seis dos nove reinos durante a aventura. Em God
of War: Ragnarök, poderão visitar todos os nove!” E continua: “God of War:
Ragnarök vai levar-vos aos antes inatingíveis reinos de Vanaheim, Svartalfheim
e Asgard – bem como a novas áreas de localidades presentes no jogo anterior.”
Portanto,
parece que a Santa Monica Studio está empenhada em fazer com que God of War:
Ragnarök seja em tudo maior e melhor que o título anterior. O novo jogo
chegará à PlayStation 4 e PlayStation 5 durante o ano de 2022, e, até lá, God of War (2018) está disponível para a PS4,
sendo também jogável na PS5 via retrocompatibilidade.
Nova
Atualização da PlayStation 5 Lançada Hoje, Desbloqueia Várias Funcionalidades
da Consola (via blog.playstation.com)
A
PlayStation 5 recebeu hoje uma nova e robusta atualização de sistema. Esta
introduz novas experiências de personalização, melhorias no suporte de áudio 3D
e possibilidade de expansão de armazenamento através de um M.2 SSD.
Começando
pelas questões de experiência e interface de utilizador, esta atualização
tornará possível personalizar o centro de controlo de forma mais livre
através, por exemplo, da reorganização dos ícones. Os jogadores conseguirão
interagir mais facilmente com amigos, ver quem está online, aceitar ou
recusar convites, e ler ou escrever mensagens. Também passa a
ser mais fácil distinguir as versões PS4 e PS5 do mesmo jogo, com etiquetas a
aparecerem junto aos ícones dos jogos instalados, na PS Store e na biblioteca
de jogos.
Quanto
ao suporte das funcionalidades de áudio 3D, esta atualização passa a permitir
aos jogadores usufruir das mesmas através de colunas de televisão incorporadas,
bastando ativar esta característica no menu de Som da consola. Para os
jogadores que tenham adquirido uns auscultadores sem fios Pulse 3D, também foi
acrescentada uma janela para mexer com as definições de vários aspetos do som,
de modo a tornar a experiência ainda mais adequada a cada pessoa.
Em
relação à novidade mais aguardada, a possibilidade de expandir a capacidade de
armazenamento da PlayStation 5, esta atualização permite finalmente instalar um
dispositivo M.2 SSD para o efeito. Após esta instalação, será possível guardar
jogos e aplicações no M.2 SSD, bem como jogar títulos a partir do mesmo e mover
ficheiros armazenados entre este e o armazenamento base da consola. De referir
que é importante que o M.2 SSD cumpra os requisitos de tamanho e desempenho, e
que seja emparelhado com uma estrutura de arrefecimento compatível, pelo que os
jogadores deverão ter em atenção estes pontos aquando da escolha do dispositivo
M.2 SSD e estrutura de arrefecimento a comprar.
Quanto
a outras atualizações, a aplicação de reprodução remota também ganhou novas
funcionalidades, nomeadamente a de utilizar dados móveis quando uma ligação de
WiFi não estiver disponível, ou a visualização de partilha de ecrã por parte de
amigos. Por fim, a PlayStation 4 também recebeu uma pequena atualização,
permitindo aos jogadores da anterior consola da Sony ver os seus próprios troféus
de jogos PS5, bem como os de outros jogadores, e a possibilidade de mais
facilmente gerir um grupo de jogadores.
Assim,
a PlayStation 5 recebeu a sua segunda grande atualização desde o seu lançamento
em novembro do ano passado, desbloqueando várias das funcionalidades que tinham
sido apontadas à mesma.
Nova
Edição “Midnight Black” dos Auscultadores Pulse 3D Sem Fios Anunciada (via
blog.playstation.com)
Depois
do comando sem fios DualSense, chegou agora a vez dos auscultadores Pulse 3D
receberem também uma nova edição. Desta feita, foi anunciado, através do blog oficial
da PlayStation, que estes auscultadores sem fios receberão uma edição em preto,
chamada “Midnight Black,” que começará a ser comercializada no próximo mês.
“Continuando
na nova temática de cores galácticas que introduzimos para o DualSense em
junho, tenho o prazer de partilhar que os auscultadores Pulse 3D também
receberão uma nova cor – Midnight Black,” começa a publicação de Isabelle
Tomatis, diretora sénior de licenciamento e marketing de periféricos da Sony Interactive Entertainment (SIE). “Este
novo aspeto dos auscultadores Pulse 3D vai ao encontro do mesmo esquema de
cores do DualSense Midnight Black, com dois tons de preto subtilmente
diferentes.”
“Enquanto
todos os auscultadores compatíveis com a PS5 podem ser utilizados para
experienciar áudio 3D com jogos PS5,” continua Tomatis, “os auscultadores Pulse
3D foram especificamente desenhados para tirar total partido da tecnologia de
áudio Tempest 3D, com uma frequência de resposta afinada para ajudar os
jogadores a perceber a localização exata de sons (...).” Na publicação, Tomatis indica ainda: “Os auscultadores Pulse 3D em
Midnight Black começarão a ser vendidos em lojas de retalho selecionadas a partir
do próximo mês.”
Os
auscultadores Pulse 3D são, assim, o segundo periférico da PlayStation 5 a
receber uma nova edição. A versão “Midnight Black” dos Pulse 3D poderá começar
a ser encontrados em lojas selecionadas durante o mês de outubro deste ano.
Produtora
Firesprite Adicionada à Família de Estúdios PlayStation (via
blog.playstation.com)
A SIE anunciou uma nova aquisição, e a nova produtora
a juntar-se aos Estúdios PlayStation. Trata-se da Firesprite, produtora da
cidade britânica de Liverpool responsável por títulos como The Playroom
ou The Persistence.
O
anúncio foi levado a cabo por Hermen Hulst, chefe dos estúdios PlayStation,
através de uma publicação no blog oficial da gigante japonesa. “Depois de
vários anos de colaboração próxima em vários jogos (…), não podia estar mais
contente por dar as boas-vindas à Firesprite, como a 15ª produtora da família
de estúdios PlayStation,” escreveu Hulst. “A Firesprite é uma produtora
criativa e ambiciosa, excecional na construção de experiências incríveis que demonstram
verdadeiramente o potencial do nosso hardware,” elogia ainda.
Também
o diretor da Firesprite, Graeme Ankers, escreveu algumas palavras acerca deste
assunto. “Temos tido o prazer de trabalhar com várias produtoras e editoras
talentosos desta indústria, e a PlayStation em particular tem sido uma amiga e
parceira de codesenvolvimento durante quase uma década,” começa Ankers.
“A
PlayStation também nos deu a oportunidade de criar o nosso próprio IP, The
Persistence, dando-nos a liberdade criativa para explorar, inovar e lançar um
jogo de terror e sobrevivência do qual nos orgulhamos imenso,” continua Ankers.
“Agora, sendo um estúdio first party, sabemos que temos o total apoio da
PlayStation de modo a aprofundar a nossa herança de combinar criatividade e
inovação técnica para oferecer experiências verdadeiramente únicas aos fãs da
PlayStation.”
Assim,
a família de estúdios PlayStation continua a crescer, contando já com 15 produtoras
sob a sua alçada. Enquanto esperamos para ver qual será o primeiro projeto da
Firesprite após esta aquisição, o seu mais recente título, The Persistence,
está atualmente disponível para a PS VR.
Dying
Light 2 Novamente Adiado, Chegará em Fevereiro de 2022 (via
twitter.com)
A
Techland anunciou que o tão aguardado jogo de zombies em mundo aberto Dying
Light 2 voltou a ser adiado. Assim, o jogo já não chegará à PlayStation 4 e
PlayStation 5 neste ano, mas no dia 4 de fevereiro de 2022.
O
anúncio foi feito através da rede social Twitter, onde o CEO da produtora, Paweł
Marchewka, publicou uma mensagem acerca do assunto. “A equipa está a progredir
consistentemente e o jogo está quase a chegar à meta. O jogo está completo e
estamos agora a testá-lo. É de longe o maior e mais ambicioso projeto que já
realizámos. Infelizmente, apercebemo-nos que, para trazer o jogo ao nível que
ambicionamos, precisamos de mais tempo para o polir e otimizar,” pode ler-se na
mensagem.
“Por
isso é que decidimos adiar a data de lançamento para o dia 4 de fevereiro de
2022,” continua Marchewka. “Pedimos desculpa por vos fazermos esperar um pouco
mais, mas queremos que o jogo vá ao encontro das nossas elevadas expectativas
aquando do lançamento, e não o queremos comprometer.” Marchewka termina a
mensagem agradecendo aos fãs e prometendo mais novidades para breve.
Assim,
Dying Light 2 chegará à PlayStation 4 e PlayStation 5 no início de
fevereiro do próximo ano. Entretanto, Dying Light e todas as suas
expansões estão atualmente disponíveis para a PS4, sendo jogáveis na PS5 via
retrocompatibilidade.
Lançamentos
Marcantes Desta Semana
Deathloop
[PS5]
(Arkane Studios) é um shooter na primeira pessoa dos mesmos criadores da
aclamada série Dishonored, e um exclusivo temporário da PlayStation 5.
No papel de um assassino chamado Colt, temos de escapar de um ciclo temporal de
24 horas no qual estamos presos. Para tal, temos que arranjar um modo de
assassinar 8 alvos espalhados por uma ilha dentro desse tempo, como se de um
puzzle se tratasse. Com mecânicas de combate que misturam disparos com armas de
fogo e habilidades sobrenaturais, um grau de liberdade impressionante onde
poderemos atingir o objetivo como acharmos melhor, e uma componente
multijogador interessante, esta é uma experiência única e da qual fãs de
diferentes géneros poderão retirar prazer.
Toem
[PS4
& PS5] (Something We Made) é um jogo de aventura casual com elementos de
resolução de puzzles. No papel de um fotógrafo, temos de ir explorando vários
cenários completamente desenhados à mão de modo a ir desvendando mistérios e
ajudando uma série de personagens que vamos conhecendo pelo caminho. Com uma
direção artística a preto e branco bastante apelativa, várias maneiras de
interagir com o ambiente e os seus elementos de modo a tirar as melhores
fotografias possíveis, e a promessa de um argumento bem-humorado, este jogo
independente pode ser uma belíssima surpresa para os fãs de experiências
descontraídas.
Aragami
2 [PS4
& PS5] (Lince Works) é um jogo de ação e furtividade na perspetiva da
terceira pessoa. No papel de um dos últimos guerreiros de elite conhecidos como
Aragami, teremos de utilizar as nossas habilidades sobrenaturais de controlar
as sombras de modo a protegermos a nossa terra e salvarmos os nossos
compatriotas. Com uma campanha que pode ser jogada tanto a solo como em
cooperação, um sistema de combate exigente misturado com mecânicas de
furtividade que requerem planeamento estratégico, e a possibilidade de
personalizar e evoluir a nossa personagem como entendermos, os fãs de jogos de
ninjas têm aqui uma oferta com muito potencial.
Nexomon
[PS4
& PS5] (VEWO Interactive) é um RPG de captura e coleção de monstros, e o
jogo original desta série que no ano passado se estreou na PlayStation com Nexomon: Extinction. Num mundo onde os humanos e os monstros se encontram em
constante conflito, teremos de assumir o papel de um domador para capturar,
treinar e evoluir vários Nexomon de modo a poder combater contra criaturas
lendárias capazes de devastar o mundo. Com mais de 300 monstros diferentes para
colecionar, um sistema de batalha estratégico e um argumento que promete ser
igualmente cativante e bem-humorado, este título pode ser uma excelente
alternativa à colossal série Pokémon para os jogadores da PlayStation.
Artigo
por: Filipe Castro Mesquita
Notícias PlayStation da Semana – 15 Set. 2021
Reviewed by Filipe Castro Mesquita
on
setembro 15, 2021
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