Horizon
Zero Dawn é possivelmente o melhor jogo original de toda a
passada geração de consolas. Por isso, não será de espantar que as expectativas
para a sua sequela estejam altíssimas, e que a vontade de saber mais sobre o
novo jogo seja imensa. Agora, a Sony levou a cabo uma nova edição da State of Play, totalmente dedicada a Horizon Forbidden West. De seguida,
resumimos tudo o que foi mostrado durante a transmissão em direto e todas as
novidades que saíram da mesma.
Depois
de uma longa contagem decrescente de 5 horas, onde inúmeras paisagens do mundo
do jogo foram sendo mostradas, o evento arranca com uma sequência cinemática
onde Aloy encontra um dos guerreiros de Erend ferido. Ao partir em busca do seu
amigo do jogo anterior, passamos para uma sequência de jogabilidade onde a heroína
explora umas ruínas junta a uma praia até se cruzar novas criaturas robóticas
controladas por salteadores.
Ao
enfrentar estas criaturas, vemos Aloy a usar as suas habilidades de arco e flecha,
bem como alguns novos truques, como uma bomba de fumo, um gancho e um
dispositivo que a ajuda a deslizar pelo ar para a auxiliar em manobras de
evasão, na fuga e na exploração ambiental. Vemos também alguma da jogabilidade
furtiva, com a novidade de Aloy poder usar os ambientes subaquáticos para
passar despercebida entre hordas de ferozes robôs. Percebemos ainda que o Focus
da protagonista se apresenta aprimorado, com o seu scan a enaltecer entradas
nas paredes que Aloy pode utilizar para escalar e navegar.
Ao
chegar ao campo de Erend, Aloy tem de enfrentar alguns dos salteadores que o
arrasaram. Inicialmente o combate parece relativamente semelhante ao visto no
jogo original, variando entre o disparo de flechas, ataques sorrateiros e golpes
com a lança. Mas a dada altura, Aloy carrega a sua lança com um dispositivo
novo e desfere um explosivo ataque de grande amplitude, fazendo parecer que passaremos a
ter também algo semelhante a ataques pesados mais devastadores. Tudo isto
acompanhado por novas animações bastante detalhadas e por comentários ou
provocações bastante coerentes com os acontecimentos dos confrontos.
Ao
localizar Erend, Aloy acaba por ter de enfrentar uma gigante criatura robótica
que faz lembrar um elefante. Após despachar os salteadores que montavam a mesma,
vemos a protagonista a combater esta criatura com algumas armas familiares, mas
também algumas novidades. A fisga recebe uma nova munição que explode e liberta
uma substância pegajosa que prende os inimigos onde estão, e Aloy atira um
explosivo que se prende à criatura e que desfaz a sua armadura ao detonar.
Durante este combate, vemos também o monstruoso robô a disparar projéteis
contra o chão, criando um ataque que se arrasta pelo terreno, e vemos também
alguns dos elementos do ambiente a serem destruídos pela batalha.
Há
que referir que toda a apresentação se mostrou graficamente muito bem
conseguida, com os ambientes a denotarem um cuidado e uma atenção ao detalhe
exímios. Quer em sequências cinemáticas quer em sequências de jogabilidade, as
animações pareceram ser um verdadeiro passo em frente, e os novos efeitos
luminosos saltaram à vista, sobretudo quando vimos Aloy atacar com armas que
disparam projéteis de energia. Mas onde o jogo parece ser uma clara evolução
face ao antecessor é na navegação. Dá a impressão de que esta vertente da
jogabilidade apresentará muitas possibilidades e melhorias de qualidade de vida
novas, que serão bastante úteis tanto na exploração como no combate.
Terminada
a apresentação da jogabilidade, o diretor do jogo Mathijs de Jonge e o diretor
narrativo Ben McCaw fizeram um rescaldo das novidades hoje mostradas e da
narrativa do jogo. A grande variedade de possibilidades de combate foi
enaltecida, reforçando que os jogadores terão de ser mais estratégicos e
ponderar bem qual o melhor rumo de ação ou a melhor arma a utilizar em cada
situação. Neste rescaldo, a única novidade avançada para além do demonstrado
foi a de que será possível melhorar e aprimorar armas durante o jogo. De resto,
os diretores de Horizon Forbidden West prometeram ir revelando mais novidades à
medida que o jogo se aproxima do seu lançamento, terminando esta State of Play
sem indicar uma janela para a chegada do jogo.
Artigo
por: Filipe Castro Mesquita
Todas as Novidades da State of Play de Maio 2021
Reviewed by
Filipe Castro Mesquita
on
maio 27, 2021
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