É inevitável não referir que no último ano, devido a pandemia, muitas provas desportivas foram canceladas deixando muitos fãs tristes por não puderem assistir ao vivo às suas modalidades favoritas. As provas de Rally não foram exceção. Felizmente graças à KT Racing, os entusiastas dos desportos motorizados podem contar com a nona entrada de excelente simulador FIA World Rally Championship, contando com licenças oficias que ajudam a tornar tudo mais real e imersivo com os nomes das equipas, pilotos e carros fielmente adaptados.
Com as versões para as plataformas da Sony e Microsoft já no mercado desde Setembro de 2020, vamos agora avaliar o estado deste título na hibrida da Nintendo.
No que se refere à jogabilidade, esta encontra-se bastante convidativa a iniciantes do género, apresentando um equilíbrio entre aceleração e travagem num modo treino numa pista fechada. Esta assistência é essencial para conseguir ganhar alguma prática, pois durante as provas facilmente podemos sair fora da pista ou danificar os carros fazendo com que tudo fique mais complicado.
Os danos sofridos alteram bastante as dinâmicas de condução, introduzindo problemas na direção, falhas na aceleração ou engrenagem tornando a prova mais difícil. Consequentemente, isto torna não somente a experiência mais real, como acrescenta dificuldade ao jogo. Ainda assim a verdadeira dificuldade e magia numa prova de Rally está nos tempos, pois é aí que se vê quando se ganha ou perde. É nesta valência que a verdadeira qualidade dos jogadores irá ser colocada à prova.
No que se refere aos modos de jogo, o que mais brilha é definitivamente o modo “Carreira”.
Começamos como um jovem e promissor piloto na categoria júnior, ou mais tecnicamente JWRC/WRC3, onde o nosso objectivo é subir o mais possível nos rankings , contando para isso com o apoio de uma grande equipa. Esta equipa é vasta e toda ela da para ser gerida, desde aspectos técnicos da performance do veículo (recorrendo a engenheiros), até a gestão do pessoal como contratar médicos, meteorologistas ou mecânicos. Tudo isto contribui para um melhor rendimento da equipa e forma de progredir na nossa carreira.
Além da parte técnica também temos a gestão do calendário, onde podemos escolher quais os eventos que queremos participar e quando, decidindo ainda quando descansar, efectuar operações de manutenção ou treino por exemplo.
Ao longo da carreira nem precisamos terminar uma temporada, pois caso a performance seja positiva podemos ser logo convidados a trabalhar com outra equipa e assim subir de escalão. Isto fará com que seja iniciado um novo ano e uma nova temporada, tornando o modo menos linear e monótono.
Adicionalmente, encontra-se disponível também o modo “Época” onde começamos de igual forma na categoria de Júnior, mas aqui só a habilidade enquanto condutor conta, pois toda a parte de gestão da equipa é posta de lado. Neste modo, o jogador terá de fazer todas as provas para subir de carreira, revelando-se, portanto, como um modo mais tradicional.
Já no modo “Clubes" somos contemplados com a vertente online, onde poderemos participar em diferentes campeonatos online personalizados, até um total até 8 jogadores. A personalização consiste em formar clubes, um calendário e as suas próprias estatísticas. No fim à única coisa em comum com os outros jogadores é a tabela de pontuação, pois cada um pode fazer as provas ao seu ritmo e no fim apresenta-se quem foi o campeão.
Abordando um pouco o portfólio de circuitos contemplados em WRC9, podemos contar com uns espantosos 90 circuitos espalhados por 17 países diferentes, que ao contrário de corridas convencionais fazem-nos correr num trajecto que vai do ponto A até ao ponto B. Estes circuitos facilmente se duplicam, com a possibilidade de os fazer num modo inverso, o que torna a experiencia do trajecto completamente diferente pois os pontos de aceleração e travagem mudam bastante. Além de fielmente adaptados estes circuitos contam com aspectos visuais e auditivos bastantes interessantes, como cenários com neve ou florestas acompanhadas de efeitos sonoros de pedras a bater na viatura ou o som da água em provas com chuva. Infelizmente, no que se refere à componente gráfica, denota-se claramente que não consegue acompanhar esta visão abrangente, deixam um pouco a desejar com texturas um pouco pobres.
O número de carros é muito satisfatório pois conta com mais de 50 viaturas diferentes, entre elas modelos históricos fielmente adaptados. Apesar de a maioria ter algumas diferenças na sua condução, no geral são todos bastante semelhantes. Graças às licenças, os veículos são muito bem detalhados, desde os seus visuais como o som dos seus motores.
Por outro lado, os pilotos foram deixados um pouco de lado, considerando apenas com os seus nomes e imagens oficiais, deixando assim de fora modelos em 3D. Ainda assim, consideramos ser uma decisão facilmente compreensível uma vez que o jogo conta com mais de 40 equipas.
No que se refere a conteúdos futuros, apesar de bastante conteúdo, estão previstos vários updates. De entre outros, estão previstos novos modos de jogo, um modo “Fotografia” e modo “Co-Piloto".
Ainda que nos circuitos e pilotos não tenhamos nenhum representante Português, vamos ter o prazer de participar em circuitos Portugueses que será um grande orgulho no futuro.
Conclusão
WRC9 revelou-se um bom simulador de Rally e oferece uma experiência bastante completa cheia de conteúdo e modos de jogo. Desde os mais novatos aos mais entusiastas, é um título abrangente o suficiente para agradar a todos. No futuro contará com actualizações gratuitas para prolongar ainda mais a experiência e jogabilidade, o que revele uma óptima opção para quem é fã do género e goste de apostar numa experiencia portátil.
O melhor:
- Modo carreira bastante completo
- Licenças oficiais
- Bastantes carros e pilotos
- Actualizações futuras gratuitas
- Boa jogabilidade
O Pior:
- Algumas texturas mais fracas
- Alguns menus bastante confusos
Pontuação do GameForces – 9/10
Título: WRC 9
Desenvolvedora: Kylotonn
Desenvolvedora: Kylotonn
Publicadora: Nacon
Ano: 2021
Ano: 2021
Artigo por: Sérgio Dias
[Análise] WRC 9 [NSW]
Reviewed by Carlos Silva
on
maio 08, 2021
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