Com a quarta personagem do segundo Fighters Pass de Super Smash Bros. Ultimate, a equipa voltou a olhar não para os ícones de outras desenvolvedoras, mas sim para as propriedades dos seus próprios estúdios. A adição de Pyra e Mythra reforça a representação de Xenoblade Chronicles em Smash Ultimate e sinaliza o crescimento de uma série que originalmente não ia chegar aos EUA.
O Anúncio
Parece que não éramos os únicos
às escuras no que respeitava ao futuro lutador de Smash. No começo da mais recente
Nintendo Direct, podemos acompanhar a jornada de Rex que percorre todo Alrest à
procura da Aegis. Quando finalmente a encontra, Pyra revela o motivo do seu
desaparecimento: o recebimento de um convite para entrar em Smash! Tanto ela
como Mythra se juntam aos combates, funcionando como duas formas diferentes da
mesma personagem (de modo similar aos Pokémon de Pokémon Trainer).
Seguindo a tradição das DLCs de
Smash, Sakurai realizou uma transmissão dedicada a apresentar o novo lutador
(neste caso, par de lutadoras). Para além de demonstrar os novos conteúdos, o
diretor do jogo também partilhou algumas curiosidades sobre o processo de
desenvolvimento. Inicialmente, foi ponderado fazer Rex lutar lado a lado com
Pyra/Mythra, tal como os Ice Climbers. Contudo, os modelos detalhados de Aegis
dificultaram que esta ideia fosse implementada. Esta questão foi novamente
explorada na semana seguinte, através da coluna Famitsu de Sakurai, em que ele
revelou que até ter Rex a assistir ao combate no fundo de cenário tal como
Pokémon Trainer era impraticável.
Apesar de Rex apenas aparecer nos taunts, Final Smash e Victory Screen de Aegis, esta recente adição corrige uma desfeita que os fãs de Xenoblade Chronicles 2 sofreram a 1 de novembro de 2018. Na última Direct de Smash Ultimate antes do lançamento do jogo, o fato Mii Swordfighter de Rex foi anunciado como bónus de aquisição do primeiro Fighters Pass. Conforme foi explicado, não foi possível incluí-lo no roster inicial por Xenoblade Chronicles 2 ter sido anunciado após o início da fase de planeamento de Smash Ultimate. Agora, em 2021, o jogo finalmente recebeu representação no crossover de universos da Nintendo.
A Personagem
Neste ponto do artigo repetir isto
é bater no ceguinho, mas Pyra e Mythra são duas das personagens centrais da trama de Xenoblade Chronicles 2. Este JRPG coloca-nos a explorar o mundo de Alrest,
constituído por vários titãs num mar de nuvens, na pele de Rex. Após uma série de
eventos, este jovem rapaz conhece Pyra, que lhe faz uma proposta… irrecusável
em troco de este a auxiliar a alcançar a World Tree, a enormíssima árvore no
centro de Alrest.
Através deste pacto, Rex
tornou-se o Driver da Pyra, ou seja, ligou-se a esta Blade e ganhou em consequência poderes e
uma arma especiais. Embora existam bastantes Drivers e Blades ligados em Alrest,
o elo entre Pyra e Rex é especial, dado que Pyra é a Aegis, uma Blade lendária que
não obedece a várias das regras das Blades normais e que possui habilidades e
força únicas. Porém, isto leva a que esta Blade seja perseguida por Torna, um
grupo de mercenários que antagoniza Rex ao longo da sua jornada.
E Mythra? Esta personagem não
aparece em Xenoblade Chronicles 2 durante vários capítulos, pelo que não iremos
revelar mais informações sobre ela. Se quiserem saber mais sobre Mythra e a sua
relação com Pyra, recomendamos que joguem o título (e a sua DLC)!
Até à data, a entrada de Pyra e Mythra em Smash é a sua primeira aparição num videojogo após a sua estreia em 2017. No entanto, estas personagens já tinham marcado presença em Smash Ultimate na forma de Spirits. Embora a arte usada para Pyra seja semelhante à sua arte de Xenoblade, a de Mythra recebeu alguns retoques. Em Smash, as suas pernas e peito foram cobertas, uma mudança que provavelmente teve como objetivo manter a classificação etária do jogo.
O Lutador
À semelhança de Zelda e Sheik em Smash Melee, Pyra e Mythra funcionam como formas alternativas do mesmo lutador, entre as quais podemos trocar através do Down Special. Após selecioná-las, o jogador começará a partida na pele de Pyra, mas poderá iniciá-la como Mythra caso toque na sua arte no menu de escolha de lutador. As duas personagens partilham todos os ataques exceto os Specials e o Final Smash, mas as ações de Pyra são vagarosas e poderosas enquanto as de Mythra são mais rápidas, porém fracas. Mythra possui, em contrapartida, a habilidade diferencial Foresight: caso o jogador realize um dodge nos últimos momentos de um ataque adversário, ele desviar-se-á tomando apenas uma porção do dano e tendo a possibilidade de ripostar.
Para os seus Smash Attacks, o duo usa vários ataques simples de espada, enquanto para os seus Special Attacks recorre a vários skills do seu arsenal em Xenoblade Chronicles 2. Assim, Pyra pode usar Flame Nova, Blazing End, Prominence Revolt, enquanto Mythra tem ao seu dispor Lightning Buster, Photon Edge e Ray of Punishment ou Chroma Dust, consoante a combinação Cima + B é premida uma vez ou segurada durante a ação. Por fim, para os Final Smash, a equipa liderada por Sakurai implementou os Blade Specials de nível máximo das personagens: Burning Sword para Pyra e Sacred Arrow para Mythra.
Talvez possa gerar alguma estranheza ver Blades a lutar por
si mesmas em Smash, visto que em Xenoblade Chronicles 2 são os Drivers, usando
a espada da sua Blade, a enfrentar diretamente os inimigos. No entanto, na DLC
Torna ~ The Golden Country, as Blades podem enfrentar diretamente os
adversários, enquanto o seu Driver as apoiam na retaguarda. Em Smash Ultimate,
Rex está à distância de um Up Taunt, logo não é descabido usar este design no
novo lutador!
Tal como os restantes lutadores, Pyra/Mythra possuem sete
pares de skins alternativas. Estas têm diferentes origens:
- A primeira reflete uma Blade poderosíssima que encontramos muito tardiamente na aventura;
- A segunda inverte os padrões de cores das lutadoras;
- A terceira coloca Pyra com as cores de uma vestimenta que envergou em Gormott, e Mythra com o padrão de cores de Nia;
- A quarta reflete uma Blade avançada que podemos conhecer através de uma sidequest do jogo;
- A quinta referencia a aparência de KOS-MOS em Xenoblade Chronicles 2;
- A penúltima e última não possuem, tanto quanto sabemos, quaisquer referências: a 7ª acentua os padrões de cores das personagens, enquanto a 8ª dá uma palete dourada a Pyra e prateada a Mythra.
O Cenário
Com a chegada de Pyra e Mythra a Smash, também Azurda deu o
salto para o popular jogo de combates. É nas costas deste pequeno titã que se
dão as batalhas no novo cenário. Azurda não se mantém estático durante a
batalha: não só ele move a sua cabeça (efetivamente diminuindo o tamanho do
cenário), como também se desloca por Alrest. Como tal, vários dos titãs que
percorremos em Xenoblade Chronicles 2 surgem no plano de fundo: Argentum Trade
Guild, Mor Ardain, Gormott, Uraya, Tantal e Indol. Do mesmo modo, várias das personagens
que conhecemos em Alrest visitam Azurda, em pares Driver e Blade: Nia e
Dromarch, Tora e Poppi α, Mòrag e Brighid e por fim Zeke e Pandoria.
As batalhas no topo de Azurda são engrandecidas pelas ricas peças musicais originárias de Xenoblade Chronicles 2. Previamente a esta nova adição DLC, Super Smash Bros. Ultimate apenas continha três composições do mais recente título desta série RPG da Nintendo; agora, 16 novas foram adicionadas, das quais 3 são arranjos originais.
Em dois Fighters Passes recheados de ícones de outras desenvolvedoras,
é sempre agradável ter alguma representação de títulos exclusivos da Nintendo. Com
Min Min, Byleth e Pyra/Mythra, vários dos títulos de excelência da Nintendo
Switch recebem representação em Smash Ultimate, o que, associado à constante
adição de Spirits, ajuda a manter o jogo atualizado.
Apenas duas vagas para lutadores restam no segundo Fighters
Pass; tanto nós como a legião de fãs de Smash aguardaremos ansiosamente a sua
revelação e inclusão.
Nota: este artigo foi realizado com base num código para o Fighters Pass Vol. 2, gentilmente cedido pela Nintendo Portugal.
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