Remake de Prince of Persia: The Sands of Time Novamente
Adiado (via twitter.com)
O
tão aguardado regresso dos jogos de ação e plataformas Prince of Persia
vai demorar um pouco mais do que estávamos à espera, visto que Prince of Persia:
The Sands of Time Remake foi novamente adiado, desta vez indefinidamente.
O
anúncio foi realizado através da conta de Twitter oficial da série de jogos,
com a publicação de uma imagem com a mensagem desta decisão. “Desde o anúncio
de Prince of Persia: The Sands of Time Remake em setembro, vimos um jorro de
feedback vosso acerca deste amado franchise,” começa a mensagem. “É a vossa
paixão e apoio que motiva as nossas equipas de desenvolvimento a fazer o melhor
jogo possível.”
“Com
isto, tomámos a decisão de mudar o lançamento de Prince of Persia: The Sands of
Time Remake para uma data posterior. Este tempo de desenvolvimento extra vai
permitir às nossas equipas oferecer um remake que se sinta fresco enquanto se
mantém fiel ao original.” A mensagem termina com a equipa a agradecer o apoio
continuado dos fãs e a prometer atualizações em relação ao progresso com o
jogo.
Assim,
Prince of Persia: The Sands of Time Remake já não chegará em março deste
ano, não se sabendo ao certo quando o jogo será lançado.
Final
Fantasy XIV Online com Versão PS5 e Nova Expansão a Caminho (via
blog.playstation.com)
Final
Fantasy XIV Online, o fenómeno do género MMORPG baseado no
universo Final Fantasy, está a caminho da PlayStation 5. Primeiro, será
lançada no dia 13 de abril deste ano uma versão beta do jogo, com a versão
final a chegar pouco depois.
O
anúncio foi levado a cabo por Matt Hilton, diretor de comunidade da Square
Enix, através de uma publicação no blog oficial da PlayStation. “Novos aventureiros
e veteranos poderão jogar a experiência completa (com todas as atualizações até
Shadowbringers) com todas as melhorias que os utilizadores da PS5podem esperar,”
indica Hilton.
Hilton
avança, de seguida, para os detalhes dessas melhorias da
versão PS5 do jogo. “A versão PS5 terá frame rates significativamente
melhoradas, tempos de carregamento mais rápidos, suporte de resoluções 4K, e
mais!” Para mais, é indicado que os jogadores que tenham uma licença registada para
a versão PS4 de Final Fantasy XIV Online, poderão adquirir a nova versão
do jogo sem qualquer custo adicional. No caso de um jogador querer experimentar
o jogo sem se comprometer com uma compra, poderá usufruir de um período
experimental gratuitos que incluirá todo o conteúdo de A Realm Reborn e
de Heavensword.
Para
além do anúncio desta versão PS5, uma nova expansão também foi anunciada por
Matt Hilton nesta publicação. A expansão chama-se Endwalker, e verá os
jogadores regressar para enfrentar uma nova calamidade, fechando o arco
narrativo de Hydaelyn e Zodiark. “Para além da nova história, os aventureiros
podem antecipar múltiplos novos trabalhos, um limite de nível mais elevado, vastas
áreas novas, ajustes ao sistema de batalha, bem como uma variedade de novas
batalhas,” explica Hilton.
Assim,
Endwalker, a quarta expansão robusta da experiência de Final Fantasy
XIV Online, chegará no outono deste ano. Ainda antes disso, o jogo chegará à
PlayStation 5, sob a forma de um beta aberto no dia 13 de abril e na sua forma
completa numa data posterior.
WB
Games Patenteia Sistema de Némesis Presente nos Jogos Middle-Earth (via
ign.com)
Uma
das grandes inovações apresentadas na geração de consolas passada foi o sistema
de Némesis, introduzido em Middle-Earth: Shadow of Mordor e continuado
na sequela. Agora, parece que este sistema não se tornará uma mecânica habitual
na indústria, uma vez que a WB Games a conseguiu patentear.
Foi
o departamento de patentes e marcas registadas dos Estados Unidos quem confirmou a
aquisição da patente do sistema de Némesis por parte da WB Games, entrando a
mesma em vigor no dia 23 de fevereiro deste ano. A patente torna a editora a
detentora exclusiva de mecânicas apelidadas de “personagens Némesis, fortes
Némesis, vinganças e perseguidores sociais” em videojogos. Ou seja, apenas
jogos publicados por esta editora ou desenvolvidos por produtoras sob a alçada
da mesma é que poderão apresentar um sistema desta natureza até ao fim da
patente, que consta poder durar até 2035.
O
sistema Némesis foi, de facto, o que diferenciou ambos os jogos Middle-Earth de
outros títulos de ação em mundos abertos. Ao enfrentar um exército de Orcs,
cada qual com uma personalidade e um conjunto de habilidades gerados
processualmente, o jogador podia ver essa hierarquia ser alterada consoante as
suas ações e o seu desempenho em combate. Por exemplo, um Orc que nos matasse era
promovido nessa hierarquia, e recordava-se de encontros passados connosco, proferindo
insultos e provocações adequadas ao historial.
Assim,
qualquer mecânica que envolva um NPC ou uma rede de NPCs ser afetada pelo historial
que tem com o jogador não poderá surgir fora de jogos da WB Games. Esta
iniciativa da editora não tem caído bem na indústria, nem entre produtores nem
entre jogadores, sobretudo porque, como muitos apontaram, várias mecânicas dos
jogos Middle-Earth são baseadas em anteriores trabalhos de terceiros, e porque este
sistema não é utilizado pela WB Games desde 2017.
Tanto
Middle-Earth: Shadow of Mordor como Middle-Earth: Shadow of War
estão atualmente disponíveis para a PlayStation 4, tendo sido lançados,
respetivamente, em 2014 e 2017. Ambos os jogos são compatíveis com sistemas PlayStation
5.
Versão
PS5 de Crash Bandicoot 4: It’s About Time Chega em Março (via
blog.playstation.com)
Crash Bandicoot 4: It’s About Time, jogo que marcou o regresso
em grande estilo do marsupial favorito desta indústria, está agora a caminho da
PlayStation 5. O jogo de aventura e plataformas em 3D chegará à nova consola da
Sony no dia 12 de março.
O
anúncio foi levado a cabo por Daniel Noel, argumentista da Activision, através
de uma publicação no blog oficial da PlayStation. “Crash, Coco e amigos estão
de volta melhores que nunca, com novos poderes, novos mundos para explorar, marcantes
batalhas contra bosses, e bastante mais: bem-vindos a Crash Bandicoot 4: It’s
About Time, que será lançado na PlayStation 5 no dia 12 de março,” começa a
publicação.
Após
apresentar um pouco a narrativa e a jogabilidade geral do jogo, Noel aborda as
melhorias que poderemos esperar desta nova versão PS5. “A PlayStation 5 eleva
It’s About Time para novos patamares (…), suportando 4K em 60 FPS,” indica
Noel. O autor da publicação destaca ainda a tecnologia de áudio 3D, bem como a
implementação da funcionalidade de gatilhos adaptativos do DualSense, sobretudo
na utilização de algumas armas ou habilidades das várias personagens jogáveis.
Parece,
portanto, que a já excelente experiência oferecida por Crash Bandicoot 4: It’s
About Time será ainda melhor quando chegar à PlayStation 5 no dia 12 de
março. Quem já tiver adquirido a versão PS4 do jogo terá direito a uma
atualização gratuita, ganhando acesso à versão PS5 sem qualquer custo adicional.
Lançamentos
Marcantes Desta Semana
Little
Nightmares 2 [PS4] (Tarsier Studios) é o jogo de puzzles
e plataformas com elementos de terror, e a sequela do aclamado jogo lançado em
2017. No papel de Mono, teremos de nos juntar a Six – o protagonista do jogo
antecessor -, e mergulhar no ambiente sombrio e opressor de Pale City,
resolvendo vários puzzles e desafios ambientais enquanto escapamos aos habitantes
deformados e decadentes desta metrópole. A adição de um NPC companheiro nesta
aventura traz consigo o potencial de acrescentar quebra-cabeças mais complexos
e desafiantes, o que deverá ser do agrado dos fãs do primeiro jogo. De notar
que uma versão PS5 chegará mais tarde este ano.
We
Were Here [PS4] (Total Mayhem Games) é um jogo de puzzles cooperativo
e jogado na primeira pessoa. Quando duas pessoas se encontram presas e perdidas
num castelo, os jogadores terão de assumir o papel de uma das duas personagens
e resolver problemas em conjunto, resoluções essas que exigem uma comunicação
clara e inteligente entre os intervenientes. Com o primeiro episódio deste jogo
disponível gratuitamente, e com ambientes atmosféricos e tensos, os jogadores
podem pegar num amigo e passar um bom bocado com esta experiência.
Artigo
por: Filipe Castro Mesquita
Notícias PlayStation da Semana – 10 Fev. 2021
Reviewed by Filipe Castro Mesquita
on
fevereiro 10, 2021
Rating:
Sem comentários: