Desenvolvido pela NEXT Studios e produzido pela Team17, Crown Trick é um expectacular roguelike turn-base dungeon crawler.
Se a uma primeira vista parece confusa a junção de tantos
tipos de jogo, quando temos o comando na mão a conversa é outra.
Mas començando pelo início, a nossa personagem é Elle e esta
presa no reino dos pesadelos. A acompanhar-nos temos uma coroa que nos tenta
ajudar na aventura, mesmo que tendo uma personalidade muito dificil! Ela sabe tudo
sobre Elle e o porque de estarmos neste mundo, mas isso não quer dizer que nos
vá ajudar ou contar!
Como dito anteriormente este jogo é uma fusão de várias mecânicas mas nem por isso deixa de ser polido em todos os aspectos do mesmo. Explicando
cada um dos pontos temos um roguelike que nos vai fazer repetir os niveis vezes
sem conta, mas nunca encontrando um igual ao anterior tudo isto porque são gerado
processualmente.
Consequentemente, existe a garantia de uma experiencia diferente a cada novo
nível jogado. Estas masmorras são repletas de inimigos entrando assim o estilo dungeon
crawler, mas com adversários muito educados que só nos atacam depois da
nossa jogada(turn-base).
Isto faz com que possamos ponderar bem todas as nossas jogadas
como se um jogo de estratégia se tratasse. E não estamos muito loge disso mesmo
visto que temos 40 habilidades ativas, +60 habilidades passivas, +30 itens
utilizáveis e +170 relíquias especiais para melhor decidir como derrotamos os
montros que nos aparecem no caminho.
A esta diversidade é adicionada mais de 120 armas divididas
em 9 tipos(armas de fogo, espadas, etc) e tudo isto para aniquilar os mais de
100 monstros diferentes que nos assombram nas masmorras.
O turn-base que encontramos faz-nos lembrar jogos como o Crypt
of the Necrodancer ou Cadence of Hyrule mas desta vez sem a simcronicidade à
música. Nesse campo estamos muito bem servidos com uma banda sonora muito
adequada ao género mas algo repetitiva passado algum tempo. Quanto ao grafismo
penso que seja o santo grail deste jogo, parecendo que todo ele foi desenhado
à mão. Fazendo com que mesmo estando fechados numa masmorra com uma armada de
monstros prontos para nos almoçar, conseguimos mesmo assim ter um tom muito
suave e até um pouco juvial.
Voltando um pouco às nossas habilidades, temos aqui uma
mecanica muito vista em jogos do género, onde quando derrotamos um boss ficamos
com os seus poderes. Sendo que só podemos ter duas habilidades em simultaneo,
tendo que escolher muito bem.
Tanto armas como habilidades ou itens têm efeitos de queimadura,
congelamento, veneno ou outros. Tendo assim uma panoplia incrivelmente grande
de combinações que podemos ter no nosso arsenal e tendo sempre que escolher
muito bem tendo em conta as fraquesas dos mostros que temos de derrotar. Também
os senários mudam neste sentido e por isso não sendo por exemplo fazer um
ataque de fogo num ambiente debaixo de àgua.
Resumo
Surpresa, seria assim que apresentaria este jogo a quem estivesse a pensar
que em alguma coisa seria parecido com outro do género. Isto porque se por um
lado estamos abituados a rogue likes frenéticos, aqui encontramos um muito
estratégico. Também porque quando falamos de um dungeon crawler penamos num mundo sombrio e
aqui encontramos quase um mundo encantado em que guiamos uma princesa num mundo
de sonhos(pesadelos).
Em termos de grafismo a ideia de que tudo é desenhado à mão com cores muito
animadas também é algo inovador.
Fechando com chave de ouro o facto de termos uma imensidão de maneiras de
derrotar os nossos inimigos. Sendo com as armas principais, habilidades ou
itens.
O Melhor:
- Grafismo
exuberante
- Quantidade
de armas, habilidades, itens e reliquias imensa
- Experiencia
inovadora
O Pior:
- Música repetitiva
Pontuação do GameForces – 8.0/10
Título: Crown Trick
Desenvolvedora: NEXT Studios
Publicadora: Team17
Ano: 2020
Nota: Esta análise foi realizada com base na versão digital do jogo para a
Nintendo Switch, através de um código gentilmente cedido pela Team 17
Autor da Análise: Bruno Neves
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