Mais um trimestre, mais um
lutador de Super Smash Bros. Ultimate. Estamos perante a adição ao mesmo tempo mais lógica e inesperada de todas: Steve, de Minecraft – a segunda personagem da Microsoft
a juntar-se aos combates. À semelhança do que fizemos após o lançamento de Min
Min, iremos hoje falar um pouco do anúncio desta personagem, e dar uma
olhada naquilo que a torna uma ótima adição a este enorme crossover de
videojogos.
O Anúncio
Parece que passou uma eternidade
desde que Min Min chegou a Smash em junho. Desde então, tivemos de aguardar a
quente passagem do verão para podermos conhecer a personagem seguinte. Com a
chegada de outubro, chegou o novo anúncio. Desta vez, para desvendar o mais
recente lutador, a Nintendo optou por transmitir o trailer de revelação numa
apresentação de três minutos dedicada ao mesmo.
Foi assim que Steve foi
apresentado ao mundo como a nova personagem DLC de Smash Ultimate, juntamente
com as skins Alex, Zombie e Enderman. Após a revelação, Sakurai teceu
alguns comentários sobre a sua inclusão, mais uma vez a partir da sua casa.
Segundo o produtor, a inclusão desta personagem foi um projeto extremamente
ambicioso: apesar dos visuais, animações e efeitos sonoros da personagem
estarem em linha com outros lutadores do jogo, o desenvolvimento do moveset
implicou retrabalhar os mais de 100 cenários presentes em Ultimate. Porquê?
Veremos mais adiante…
Apesar de, para nós, Steve ser a
mais recente novidade na série, esta adição já estava em cima da mesa há muito
tempo. Segundo o co-fundador da Mojang (a desenvolvedora de Minecraft),
conversações com a Nintendo já se tinham iniciado "há pelo menos cinco anos" – antes de
Minecraft ter aparecido em quaisquer consolas da gigante japonesa, e
possivelmente antes mesmo do lançamento de Super Smash Bros. for 3DS e Super
Smash Bros. for Wii U.
3 is not enough. At least five
— Kaplan (@Kappische) October 1, 2020
A Personagem
A particularidade mais
interessante de Steve como personagem é que ele não foi visionado como uma
personagem. Sem quaisquer traços de personalidade, Steve nasceu da necessidade
de representar o jogador no mundo de Minecraft, funcionando essencialmente como
um avatar, ao qual o jogo se referia como “Player”. O nome Steve nasceu como
uma piada de Notch (o criador de Minecraft), mas acabou por ser oficializado
em versões futuras do jogo. Alex possui um papel semelhante a Steve, embora
não seja tão icónica como ele, tendo sido adicionada a Minecraft em 2014 como
uma variante feminina do avatar. Tanto uma personagem quer a outra pode ser alterada
utilizando skins ou o Character Creator adicionado ao jogo em 2019 – o que
significa que, para muitos jogadores, Steve/Alex apenas faz da experiência durante alguns breves momentos. Mesmo assim, a Mojang utiliza
recorrentemente Steve e Alex nas suas artes, trailers e em ações de marketing,
pelo que estas duas figuras continuam a ser os rostos de Minecraft.
Minecraft dispensa apresentações:
este é o jogo mais vendido de sempre, com mais de 200 milhões de cópias
vendidas. Apesar de ter sido lançado originalmente em 2009 pela Mojang, na
altura uma desenvolvedora indie, esta experiência sandbox manteve-se
relevante graças a um continuado suporte por parte dos desenvolvedores e ao
lançamento de inúmeros ports para uma carrada de plataformas, incluindo
a Nintendo Switch, New 3DS e Wii U. Tão grande foi o sucesso do jogo que Minecraft recebeu cameos em jogos como Super Meat Boy e Borderlands 2, e que a
Microsoft acabou por comprar a Mojang em 2014 por 2,5 biliões de dólares. Apesar de, até hoje, o jogo original ser o maior apelo da marca, este
êxito da Mojang teve direito a spin-offs, como Minecraft Earth e Minecraft
Dungeons.
Mas afinal o que fazemos neste título?
Minecraft é essencialmente um jogo sandbox, em que os jogadores têm a liberdade
de explorar e interagir com um mundo feito de blocos, composto por todo o tipo
de ambientes e povoado por uma variedade de inimigos – incluindo Creeper e
Enderman, as duas outras skins do lutador. Utilizando uma diversidade de
ferramentas, é possível extrair recursos do meio ambiente e usá-los para criar novos
blocos e objetos, bem como moldar o mundo como desejarmos. Tecnicamente, o
jogo tem um objetivo: alcançar uma dimensão denominada The End e derrotar o Ender
Dragon. Contudo, esta missão é inteiramente opcional e a aventura não pressiona
o jogador no sentido de o realizar; o verdadeiro propósito de Minecraft é
deixar os jogadores criar a sua própria diversão recorrendo à sua criatividade.
O Lutador
Steve é talvez uma das adições
mais ambiciosas de Smash. Mais do que adaptar Steve a Smash, a sensação que
temos é de que incorporaram os sistemas base de Minecraft em Smash para acomodar
esta nova personagem. Para uma boa porção dos seus ataques, Steve usa as suas ferramentas
base com durabilidade limitada: o machado, picareta e espada. No começo da
partida, estas são de madeira; contudo, o jogador pode construir versões de pedra,
ferro, ouro ou diamante.
É aqui que entra o grande
diferencial de Steve, aquilo que obrigou Sakurai a retrabalhar todos os
cenários do jogo: Steve é capaz de minar o solo de qualquer mapa para obter
cada um destes materiais, sendo que aquilo que obtemos está em concordância com
o solo em que estamos. Portanto, um cenário como Corneria é principalmente
fonte de ferro, enquanto que em Jungle Japes a madeira é o material dominante.
Para jogar eficientemente com
Steve, não podemos descurar o ato central de minar. Não só este é a base para a melhoria das nossas armas, mas também é necessário para posicionar blocos pelo
cenário, usar um minecart e construir os seus trilhos e para fazer detonar
TNT. No entanto, alguns ataques não requerem materiais, incluindo a Elytra que
Steve usa para voar e a cana de pesca usada para agarrar os oponentes.
O Final Smash de Steve é a House of
Boom: ao usá-lo, Steve emprega um pistão para projetar os adversários. Um dos
infortunados que foram apanhados pela arma ver-se-á preso numa casa obscura
decorada com TNT e atacada por vários Creepers e Zombies. O resultado desta
situação é previsível, e o ícone de Minecraft assiste a tudo enquanto desfruta
de um delicioso bife.
Alguns detalhes puramente cosméticos
foram adicionados à personagem, para enriquecer as referências ao jogo
original. Por exemplo, quando Steve adormece no jogo, ele coloca uma cama vermelha
no cenário, e guarda-a no inventário assim que recuperar desse status. Além
disso, quando realizamos um perfect
shield, o lutador equipa momentaneamente um escudo, semelhante aos usados em Minecraft. Por fim, quando seguramos o analógico em direção ascendente, Steve
olha para cima, tal como faz no jogo original.
Como já discutimos mais cedo,
Steve dispõe de skins de Alex, Creeper e Enderman. Para além destas
personagens, quatro skins de Steve e Alex estão disponíveis: Tennis Steve,
Tennis Alex, Scottish Steve e Swedish Alex. Estes quatro estilos para o duo de avatares foram importados do jogo original, onde constituem skins
alternativas para o jogador. Segundo PushDustIn, a escolha das variantes escocesa
e sueca dos protagonistas é uma referência à localização dos estúdios da Mojang
e 4J Studios.
O Cenário
O novo stage que acompanha Steve
é Minecraft World. Nele, existem estruturas destrutíveis, que não reaparecem uma vez destruídas. Este cenário apresenta
seis biomas distintos, cada um dos quais com paisagem e estruturas diferentes.
Quando selecionamos este mapa, um dos biomas é escolhido aleatoriamente, mas a
conta japonesa de Smash Bros. no Twitter revelou que é na verdade possível
escolher o bioma que desejamos, usando uma das seguintes combinações de botões
no ecrã de escolha de cenário:
【マインクラフト ワールド バイオームの選択】
— 大乱闘スマッシュブラザーズ【スマブラ公式】 (@SmashBrosJP) October 12, 2020
ステージセレクト画面にて、特定のボタンを押しながら「マインクラフト ワールド」を選択すると、好きなバイオームで遊べます。それぞれのバイオームの選択コマンドはこちら。#スマブラSP pic.twitter.com/STMNubggPk
Neste mapa será possível ouvir
sete músicas baseadas em Minecraft, das quais seis constituem arranjos
originais para Smash. Uma vez que a grande maioria das composições de Minecraft
têm um estilo calmo e relaxante, a equipa liderada por Sakurai optou por apenas
incluir Clockwork Crafter no seu estado original e incluir principalmente novos arranjos baseados em minijogos do jogo original ou nos seus spin-offs. Para se enquadrar
com o ciclo dia/noite do stage, o tom dos novos temas variará de acordo
com o momento do dia.
De todos os novos lutadores de Super Smash Bros. Ultimate, Steve é sem dúvida a inclusão que mais cimenta Smash Bros. como o maior crossover dos videojogos. É por isso com agrado que vemos o quão fiel o seu moveset é à jogabilidade central de Minecraft, e temos interesse em assistir às peculiares estratégias que os jogadores utilizarão com este conjunto de ataques peculiar.
Agora, já só faltam quatro novos
lutadores para concluir o segundo Fighters Pass de Smash Ultimate. Deste lado,
ficamos atentamente a aguardar o próximo anúncio para continuarmos esta série
de publicações!
Nota: este artigo foi realizado com base num código para o Fighters Pass Vol. 2, gentilmente cedido pela Nintendo Portugal.
Sem comentários: