Retrocompatibilidade
da PlayStation 5 Esclarecida, Sony Aponta Apenas 10 Jogos PS4 Não Compatíveis (via
blog.playstation.com & twitter.com)
A
retrocompatibilidade da PlayStation 5 continua a ser um tema quente no debate
acerca da próxima geração de consolas. Neste sentido, a Sony lançou uma
publicação no blog oficial da PlayStation a esclarecer algumas das maiores
dúvidas acerca desta funcionalidade, destacando apenas 10 jogo PS4 não
compatíveis com a consola que chega a 19 de novembro.
A
publicação, assinada por Hideaki Nishino, vice-presidente sénior, reafirma que
a “99% dos jogos PS4 poderão ser corridos na PS5 a partir do primeiro dia.” Nishino
aproveita para relembrar que a versão base da PlayStation 5 poderá correr todos
os jogos adquiridos física e digitalmente, com a versão digital a ser apenas
compatível com jogos adquiridos digitalmente, devido à falta de um leitor de
discos. Há também a indicação de que “[q]uando entrarem na PS5 com a vossa conta
PlayStation Network, irão ver automaticamente a vossa biblioteca de jogos
jogados na PS4 no menu.”
De
seguida, Nishino aborda a experiência dos jogos PS4 na nova consola, indicando
que os mesmos “ficarão ainda melhores na PS5.” Para além dos tempos de carregamento
reduzidos, a PS5 terá um modo Game Boost, que alguns jogos selecionados
poderão aproveitar para melhores desempenhos e para maiores resoluções
gráficas. Não sabemos qual a lista destes jogos selecionados, tendo apenas a
indicação por parte da Sucker Punch que Ghost of Tsushima será capaz de
usufruir deste Game Boost. “Donos de uma PS5 a jogar com Game Boost
verão uma opção extra que permitirá frame rates até 60 fps, e enquanto os
tempos de carregamento na PS4 já são muito bons, esperem para os ver na PS5!”,
pode ler-se num tweet da produtora.
Voltando
à publicação de Nishino, este confirma que todos os jogos presentes na PS Now
serão compatíveis com a PS5, e que jogos da atual geração poderão ser jogados
em streaming na próxima consola através das apps PS Remote Play.
Quanto à biblioteca da PS VR, esta poderá também ser jogada na PlayStation 5,
desde que os jogadores tenham um headset PS VR, um DualShock 4 ou comandos
PlayStation Move, e uma PS Camera da PlayStation 4. Foi também esclarecido que
a nova câmara HD para a PlayStation 5 não será compatível com este periférico
de realidade virtual.
Outro
aspeto importante abordado é o da transferência de jogos ou de saves de
jogos para a nova consola. Estas transferências serão possíveis por Wi-Fi, por
cabo LAN, através de um disco externo ou através das funcionalidades cloud
da PS Plus. No entanto, Nishino deixa um aviso: “a possibilidade de transferir
saves entre a versão PS4 e a versão PS5 do mesmo jogo é uma decisão dos
produtores, e variará título a título para jogos transgeracionais.”
Por
fim, alguns jogos apenas poderão ser jogados na PlayStation 4 (o tal 1% que
sobra). Desta feita, Nishino indica que estes jogos terão a indicação que os
caracterizará como “Jogos PS4 Apenas.” De seguida, a publicação reencaminha-nos
para uma página que aponta apenas 10 jogos como não sendo compatíveis com a
PlayStation 5, sendo eles:
Embora
muita da informação apresentada não seja exatamente uma novidade, é muito
positivo receber um esclarecimento tão estruturado e claro por parte da Sony, e
mais positivo ainda saber que a lista de jogos incompatíveis é, neste momento, tão curta.
Assim, a vasta maioria dos jogos colecionados para a atual geração poderá ser
jogada na próxima, logo a partir do dia 19 de novembro, data de lançamento da PlayStation 5 em
Portugal.
Sony
Lança Vídeo Onde Mostra o Interior da PlayStation 5 (via
blog.playstation.com & youtube.com)
Numa
iniciativa que chamará mais a atenção aos apaixonados por tecnologia de
hardware, a Sony lançou esta semana um vídeo onde mostra as componentes
internas da sua próxima consola, a PlayStation 5.
A
operação é levada a cabo por Yasuhiro Ootori, do departamento do design
mecânico da SIE, e publicado no blog oficial da PlayStation. Antes de o vídeo
começar propriamente, é feito um aviso, que reforçamos: isto não deve ser
tentado em casa quando se adquirir uma PlayStation 5, visto que se corre o
risco de lesão e se invalida a garantia da consola.
Para
começar, Ootori volta a apresentar alguns dos detalhes da consola, como a sua
altura, comprimento e largura, bem como as entradas na caixa da consola: uma
USB-C e uma USB-A na frente, mais duas USB-A 3.0, uma LAN, uma HDMI e uma de
alimentação nas costas. Ootori reforça ainda a ventilação na frente da consola
e os exaustores nas costas.
A
primeira grande novidade prende-se com a base na qual se colocará a PlayStation
5, tanto na horizontal como na vertical. Caso se queira colocar a consola na
vertical, será necessário usar um parafuso removível para garantir a
estabilidade da PS5. Este parafuso é facilmente retirado e pode ser armazenado
numa secção da própria base, prevenindo a sua perda. No caso de se colocar a
consola na horizontal, basta rodar um pouco uma peça na base para fazer
sobressair umas saliências onde se encaixará a consola em si, garantindo a
estabilidade na mesma na posição deitada.
Vamos
agora a um dos aspetos que mais especulação tem gerado: as placas exteriores da
PlayStation 5 podem ser facilmente removidas, bastando apenas levantar um dos
cantos e deslizar a mesma. Isto sugere que será possível comprar novas placas
exteriores personalizadas, ou até criar peças destas únicas através de uma impressora
3D.
Debaixo
destas placas, sobressaem três aspetos: a ventoinha de ventilação que parece
atravessar a consola de um lado ao outro, duas saliências onde o pó será
armazenado e facilmente aspirado, e o local que permitirá expandir a memória da
consola. A primeira parece dar à consola um sistema de ventilação bastante mais
avançado do que aquilo a que estamos habituados a ver (mesmo em computadores de
topo). A segunda, parece ser uma solução engenhosa para um dos maiores
problemas que se encontra quando se planeia utilizar a mesma consola durante
anos a fio. A última ajuda-nos a perceber onde poderão ser instalados SSDs
adicionais, algo que dará um pouco de trabalho, mas que será relativamente
simples de realizar.
É
a partir deste momento que Ootori começa a desmontar completamente a consola e
os seus componentes internos, passando a ser válido o aviso feito no início. A
remoção da ventoinha confirma o seu tamanho e capacidade, enquanto que a
remoção da entrada de discos revela que a mesma estará coberta por duas camadas
de isoladores que reduzem significativamente o som do funcionamento e a vibração dos
discos que contém. Outros detalhes interessantes são a inclusão de tecnologia
Wi-Fi 6 (mais eficiente e capaz de maiores velocidades da maioria das placas
com Wi-Fi utilizadas hoje) e de uma antena Bluetooth 5.1 (a mais recente
tecnologia Bluetooth que torna a sua utilização muito mais eficiente em espaços
interiores fechados).
Prosseguindo
com a remoção da motherboard, Ootori mostra o CPU (AMD Ryzen Zen 2 com oito
núcleos e 16 threads que pode correr até 3.5 GHz) e o GPU (AMD Radeon
RDNA, capaz de correr até 2.23 GHz). A memória RAM será composta por oito peças
GDDR6, perfazendo o total de 16 Gb, e quanto ao SSD (825 Gb) este estará
embutido diretamente na motherboard, e será regulado por um controlador
personalizado, sendo esta a componente que garantirá a velocidade de leitura de
informação que resulta nos baixíssimos tempos de carregamento que têm sido
referidos.
Um
último aspeto engenhoso prende-se com o sistema de refrigeração da PlayStation
5. Ootori explicou que o System-on-Chip (SoC) da consola gerava uma elevada
densidade térmica, levando a que a condução de calor tivesse de ser
significativamente potenciada. Como tal, a PS5 usará metal líquido como meio de
conduzir o calor para o dissipador térmico, algo que Ootori indica “irá
garantir um elevado desempenho de refrigeração estável e a longo-prazo.” Já o
dissipador de calor é uma peça enorme, com um formato e um airflow
desenhados para ser o mais eficaz possível.
Depois
de retirar a fonte de alimentação, Ootori dá o vídeo por terminado exibindo
todas as peças da PlayStation 5 espalhadas numa mesa. Apesar de bastante
técnico, fica na retina o quão engenhosas são algumas das soluções achadas,
sobretudo para potenciar a ventilação sem aumentar o ruído e para garantir a
refrigeração do sistema. Mas apenas poderemos julgar a verdadeira eficácia
destas opções de engenharia quando a PlayStation 5 chegar às lojas no dia 19 de
novembro.
Mortal
Kombat 11: Ultimate Anunciado Para a PlayStation 5 (via
blog.playstation.com)
Uma
edição “definitiva” de Mortal Kombat 11, a mais recente entrada na
violenta e aclamada série de jogos de lutas, está a caminho tanto da
PlayStation 4 como da PlayStation 5. Trata-se de Mortal Kombat 11: Ultimate,
que acrescentará ainda 3 personagens ao elenco quando chegar no dia 17 de
novembro.
O
anúncio foi levado a cabo no blog oficial da PlayStation, através de uma
publicação Dominic Cianciolo, diretor de história e de voz da NetherRealm.
“Caros lutadores, finalmente, as personagens favoritas dos fãs Mileena e Rain
juntam-se à luta!”, pode ler-se na publicação. “Juntamente com o clássico herói
de ação, Rambo, irão todos juntar-se ao elenco como parte de Mortal Kombat 11:
Ultimate, a definitiva experiência tudo-em-um de Mortal Kombat 11.”
Para
além destas três personagens, que compõem assim o Kombat Pack 2, Cianciolo
adianta que Mortal Kombat 11: Ultimate incluirá todo o conteúdo já
lançado para o jogo. “Quem adquirir Mortal Kombat 11: Ultimate também receberá ambas
as campanhas narrativas cinemáticas – a história original do jogo base e a
expansão lançada com Aftermath.” O Kombat Pack 1 também estará incluído,
pelo que todas as personagens adicionais já lançadas também estarão incluídas.
Cianciolo
adiantou também alguns detalhes sobre a versão PlayStation 5 de Mortal
Kombat 11: Ultimate, que contará com uma “resolução dinâmica de 4K,
melhorias visuais, tempos de carregamento melhorados e compatibilidade entre
consolas através de gerações para alguns modos.” Foi também referido que
qualquer jogador que adquira esta versão do jogo para a PlayStation 4 poderá
receber uma atualização para a PlayStation 5 mais tarde e sem custos
adicionais.
Assim,
Mortal Kombat 11: Ultimate chegará à PlayStation 4 e à PlayStation 5 no
dia 17 de novembro deste ano. Isto significa que será um jogo de lançamento da
nova consola da Sony em território português e europeu.
Nova
Data de Lançamento de Outriders Anunciada, Chegará com Cross-Play à PS4 e à PS5
(via
playstationtrophies.org)
Outriders,
um shooter na terceira pessoa com elementos de RPG, foi um dos primeiros jogos anunciados
para a nova geração que se aproxima. Inicialmente agendado para o final deste
ano, foi agora anunciado que o jogo foi adiado por uns meses, chegando tanto à
PlayStation 4 como à PlayStation 5 no dia 2 de fevereiro de 2021.
A
Square Enix (editora) e a People Can Fly (produtora) anunciaram que este
adiamento servirá para melhorar alguns aspetos do jogo e para implementar
outros elementos, como cross-play. “Vamos demorar um pouquinho mais para
garantir que os jogadores terão a melhor experiência possível com Outriders”,
afirmou Lee Singleton, um dos chefes dos estúdios externos da Square Enix.
De
facto, foi também anunciado que este cross-play estará disponível no lançamento
do jogo, abrangendo todas as plataformas da atual e da próxima geração nesta
funcionalidade. Sabemos também que qualquer jogador que adquira Outriders
na PS4 poderá receber uma versão atualizada para a PlayStation 5 sem qualquer
custo adicional.
Assim,
Outriders será lançado tanto para a PlayStation 4 como para a
PlayStation 5 no dia 2 de fevereiro de 2021.
Atualização
de Sistema 8.00 Chega Hoje à PlayStation 4 (via
blog.playstation.com)
A
aproximação a passos largos da data de lançamento da PlayStation 5 não significa
que a Sony esteja a descurar a consola da ainda atual geração. Deste modo, a
PlayStation 4 recebe hoje outra grande atualização de sistema, passando para a
versão 8.00.
Uma
das principais mudanças desta atualização prende-se com as apps “Party” e “Mensagens”,
que passarão a estar mais ligadas uma à outra. Ou seja, os jogadores poderão utilizar
um mesmo espaço de “Grupos” para chats de voz e troca de mensagens, em vez de
ter de montar as salas de conversa através de duas apps. “Portanto, agora podem
começar uma Party ou mandar uma mensagem para um grupo no qual tenham
conversado antes tanto na PS4 como na PS5 quando esta chegar”, pode ler-se nas
notas publicadas no blog oficial da PlayStation.
Contudo,
esta não é a única mudança no que toca à comunicação com outros jogadores
através da consola. A partir desta versão 8.00 os jogadores poderão encontrar
uma opção para silenciar todos os microfones no menu rápido. Também nas
comunidades privadas deixará de ser possível criar ou aceder a novos eventos, bem
como criar novas comunidades.
Outro
destaque vai para as opções de segurança. A verificação a dois passos passará a
suportar a utilização de apps externas à Sony para tornar o login na PSN e na
consola mais seguro. Também as opções de controlo parental passarão a ser mais
simples, com todas as instâncias de comunicação com terceiros ou de visualização
de conteúdo gerado por utilizadores a passarem a estar abrangidos no mesmo
menu. As crianças poderão ainda enviar pedidos para usar opções de
comunicação em jogos específicos aos seus pais, que receberão esse pedido por e-mail e
poderão facilmente aceitar ou recusar.
Também
a app PS4 Remote Play para computadores e telemóveis será atualizada,
passando a chamar-se PS Remote Play e acrescentando a opção de conectar a uma
PS5. Por fim, uma série de avatars passarão a ficar disponíveis a todos
os jogadores. Assim, imagens alusivas, por exemplo, a Bloodborne, a Ghost
of Tsushima ou God of War serão acrescentados à coleção de avatars
predefinidos.
Esta
deverá ser a última grande atualização de sistema da PlayStation 4, com algumas
das mudanças implementadas já a preparar terreno para a chegada da nova
consola. A PlayStation 5 chega a Portugal e restantes lojas europeias no dia 19
de novembro de 2020.
Lançamentos
Marcantes Desta Semana (via blog.playstation.com)
Torchlight
III (Echtra
Games) é um RPG dungeon crawler passado no mundo de fantasia de Novastraia. 100
anos depois dos eventos do antecessor, esta terra volta a ser ameaçada e caberá
ao jogador, sozinho ou em cooperação com outros, enfrentar as forças do mal.
Com uma direção artística animada e colorida, um sistema de saque com dezenas
de equipáveis e colecionáveis, e um sistema de classes personalizável, estamos
perante uma oferta que promete ser interessante para fãs do género.
Raji:
An Ancient Epic (Nodding Heads Games) é um jogo independente
de ação e aventura passado na Índia antiga. Quando deuses e demónios reacendem
uma guerra antiga, é o reino humano que sofre as consequências, cabendo a Raji
a tarefa de defender a humanidade enquanto busca pelo seu irmão perdido.
Passado num contexto único, este título apresenta um sistema de combate intenso
e uma direção artística esplêndida, chamando por amantes deste género e por fãs
de indies em geral.
Remothered:
Broken Porcelain (Stormind Games) é um jogo de ação e
terror, e a sequela do aclamado jogo lançado em 2018. O jogador terá de
investigar a misteriosa Ashmann Inn, recolhendo objetos úteis, resolvendo
puzzles e evitando os poderosos Stalkers, seres aprisionados no tempo. Com a
promessa de uma experiência mais imersiva e inquietante, de personagens
cativantes e de uma jogabilidade furtiva intensa, os fãs de terror e de
thrillers poderão querer espreitar este título.
Artigo
por: Filipe Castro Mesquita
- DWVR
- Afro Samurai 2 Revenge of Kuma Volume One
- TT Isle of Man - Ride on the Edge 2
- Just Deal With It!
- Shadow Complex Remastered
- Robinson: The Journey
- We Sing
- Hitman Go: Definitive Edition
- Shadwen
- Joe's Diner
Notícias PlayStation da Semana – 14 Out. 2020
Reviewed by Filipe Castro Mesquita
on
outubro 14, 2020
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