Para muitos, Super Smash Bros. é
mais do que o “jogo de luta da Nintendo”. Há quem o considere uma homenagem à
história dos videojogos, reunindo num só lugar várias das personagens que
marcaram esta forma de entretenimento – sentimento esse que se foi
intensificando com a adição de grandes personagens de outros desenvolvedores
como Snake, Sonic e Cloud.
Não é por isso surpreendente que a revelação de novas personagens esteja envolta em expectativa e especulação – quase como se de um evento se tratasse. Por esse motivo, decidimos fazer um artigo por cada novo lutador do Fighters Pass 2, falando um pouco da sua história, tanto como personagem e como novo lutador de Smash – não tanto focando nos aspetos técnicos dos seus ataques, mas sim nos moldes em que foi transposto para o jogo de combates e nas referências que inclui ao seu jogo original.
O Anúncio
Byleth, o protagonista de Fire
Emblem: Three Houses, foi anunciado como a última personagem do Fighters Pass
original, em dezembro do ano passado. Na altura, Smash Ultimate já tinha
celebrado um ano de vida e recebido várias atualizações significativas, pelo
que não seria descabido esperar que o suporte ao jogo se ficasse por ali. Foi
por isso uma surpresa quando, no final da transmissão, Sakurai anunciou que seis
novos lutadores seriam adicionados ao jogo, como parte do Fighters Pass Vol.2.
Foi apenas em março, três meses
depois, que recebemos novidades relativamente ao novo lutador. Na Nintendo
Direct Mini decorrida nesse mês, foi revelado que a próxima personagem a entrar
nos combates em Smash Ultimate seria proveniente de ARMS – mas teríamos de
esperar até junho para descobrir quem ela era e para a utilizarmos no jogo.
Qualquer uma das personagens de
ARMS podia tomar o lugar, e o trailer fez questão de deixar isso bem claro. Nele,
os vários lutadores de ARMS enfrentam-se com unhas e dentes, enquanto Captain
Falcon e Kirby comem ramen diante de uma sorridente empregada de restaurante.
Mas no final, quem proclama vitória é a jovem empregada, que se revela na arena
como Min Min.
Talvez alguns se tenham
perguntado: porquê a Min Min? Sakurai rapidamente deu a resposta: porque essa
era a escolha do produtor de ARMS. Embora alguns possam pensar que o
protagonista de ARMS é Spring Man, a verdade é que no jogo todas as personagens
têm igual importância.
A Personagem
Min Min é uma jovem chinesa de 18
anos trabalha como empregada de mesa no restaurante da sua família, a Mintendo
Noodle House – e é para promover o negócio de família que participa na ARMS
League.
Tal como os restantes lutadores de ARMS, Min Min pertence à reduzida porção da população com a habilidade ARMS. Esta habilidade permite-a usar braços extensíveis para lutar, que no caso desta jovem chinesa tomam a forma de macarrão chinês. Na extremidade destes braços, é possível equipar uma pletória de armas diferentes, sendo que no início a lutadora tem à sua disposição três braços standard: Dragon, Megawatt e Ramram.
A esta lutadora insaciável, está
associada a arena de combate Ramen Bowl – que como o seu nome indica, é uma
enorme tigela, rodeada por decoração marcadamente chinesa e construída em frente ao restaurante de noodles da família da Min Min.
Até ao momento, ARMS é o único jogo para além de Smash em que a jovem figurou – algo que é fácil de compreender quando temos em mente que este novo IP da Nintendo foi lançado há apenas 3 anos.
O Lutador
Com Min Min, Sakurai não quis
simplesmente dar movimentos à personagem para a enquadrar na jogabilidade de
Smash; pelo contrário, a jogabilidade de ARMS foi adaptada para o plano 2D.
Assim, em Ultimate, o botão A controla o seu braço esquerdo e o B o seu braço
direito – um claro distanciamento do modelo de ataques das outras personagens,
em que A se centra em ataques normais e B em ataques especiais.
Ora, os mais atentos já poderão ter notado uma pequena diferença entre os controlos em ARMS e em Smash: no jogo original, o A controla o braço direito e B o esquerdo! Ou seja, a equipa de desenvolvimento deliberadamente inverteu os controlos! Sakurai explicou o motivo para esta decisão na sua coluna da Famitsu. Min Min, tal como a maioria dos lutadores destros, mantém o pé esquerdo em diante quando em repouso – o que leva a que sua mão esquerda faça o mesmo. Esta posição tornava pouco apelativo visualmente o ato de trocar entre ARMS com o braço esquerdo, pelo que os controlos foram invertidos para que fosse o braço direito aquele em que trocamos entre ARMS.
E a que é que nos refiromos quando
falamos em trocar entre ARMS? Quando Min Min ataca com o seu braço esquerdo, ela
usa o ARM Dragon. Porém, com o direito, é possível trocar entre os três ARMS
padrão que a jovem usa no jogo original, usando o down special! Ramram,
equipado por definição neste braço, inflige poucos danos, mas estende-se
rapidamente e tem uma trajectória arqueada. Megawatt, por seu lado, é um ARM
pesado que, quando carregado, é carregado com eletricidade. É o mais lento do
conjunto, mas é também o ataque mais forte na manga da lutadora. Por fim,
Dragon tem a particularidade de, após a sua extensão, poder disparar um raio
contra os oponentes – permitindo-lhe cobrir assim uma maior distância.
Sem comentários: