Com a E3
deste ano cancelada, muitas companhias da indústria dos videojogos têm optado
por aproveitar as plataformas de streaming para realizarem os seus anúncios.
Para os jogadores, isto significa que as notícias continuam a chegar-nos, e que a
sede de mais detalhes sobre jogos aguardados ou sobre novos e entusiasmantes projetos
continuará a ser saciada. Para as companhias, significa que podem continuar a
partilhar com o mundo o que pretendem para o futuro, e o que planeiam oferecer
aos seus fãs e à indústria. Já vimos a PlayStation e a Xbox, por exemplo,
levarem a cabo eventos nos últimos meses. Hoje foi a vez de uma das maiores produtoras
do mundo – a Ubisoft. Vejamos, então, tudo o que foi anunciado no evento Ubisoft
Forward.
Watch Dogs
Legion
O evento da
Ubisoft começou com um dos jogos mais antecipados e mais intrigantes do catálogo
da produtora: Watch Dogs Legion. Primeiro, um curto trailer foi
mostrado, onde o contexto do jogo foi mais aprofundado, seguido de alguns minutos
onde a jogabilidade foi demonstrada.
A narrativa
passar-se-á numa cidade de Londres pós-Brexit, na qual a população começou a
ser perseguida por uma força paramilitar e incessantemente vigiada pelo governo.
Assim, está explícita a nossa motivação enquanto jogadores, bem como a
motivação de cada personagem jogável que se junte à resistência. O recrutamento
decorrerá depois de analisarmos o perfil de potenciais interessados e de
cumprirmos uma missão de origem, tal como foi explicado na apresentação.
Recrutar
novos membros para a resistência será fundamental nesta experiência, não só por aumentar o número de personagens jogáveis ao nosso dispor, mas também a variedade de
opções e abordagens a cada missão. Cada membro da resistência terá um leque de
habilidades, armas e utensílios diferentes, com cada missão a decorrer de forma
diferente consoante a personagem escolhida.
Isto foi apresentado
através de três demonstrações diferentes da mesma missão de recolha de informação. Na primeira, vimos uma personagem com uma abordagem direta e
mais explosiva, entrando de rompante e enfrentando de frente qualquer opositor;
na segunda, vimos uma abordagem mais à distância, através da utilização de drones
para neutralizar guardas e desarmar o sistema de segurança; na última vimos uma
abordagem totalmente furtiva, com a personagem a infiltrar sorrateiramente o
edifício e a recolher toda a informação sem ser detetada.
Quanto à
oposição, os principais inimigos serão elementos da força paramilitar
chamada Albion, contratada pelo governo britânico para assegurar a ordem e a
obediência na cidade de Londres. Esta força não olha a meios e não tem medo de
utilizar métodos de violência extrema para garantir o controlo da cidade. Pelo
meio, iremos ainda enfrentar uma organização criminosa que se aproveita da
tecnologia e da dark web para várias atividades ilícitas, entre as quais
a compra e venda de pessoas. De referir que será possível recrutar membros de grupos
inimigos, de modo a aceder a mais opções de infiltração e mais abordagens a
cada uma das missões.
Assim, Watch
Dogs Legion apresenta-se como um dos jogos mais ambiciosos de sempre da Ubisoft, com a cidade de Londres a apresentar-se bastante detalhada e
com um esforço a ser feito para que cada personagem jogável seja sentida como
distinta e única. No final da apresentação do jogo, foi revelado que Watch
Dogs Legion será lançado para a PlayStation 4, Xbox One e a PC no dia 29 de
outubro, chegando também à PlayStation 5 e à Xbox Series X.
Brawlhalla
Depois
deste início mexido, a Ubisoft anunciou que Brawlhalla, o animado jogo
de combate em 2D, será lançado para as plataformas móveis. O jogo ficará
disponível gratuitamente para os dispositivos Android e iOS, e permitirá escolher
uma de mais de 60 personagens e combater contra outros jogadores. Um aspeto
relevante desta transição para estas plataformas, é que Brawlhalla terá
cross-play implementado, o que permitirá combater contra qualquer jogador
independentemente da plataforma. O jogo será lançado nestas plataformas no dia
6 de agosto de 2020.
Tom Clancy’s
Elite Squad
A Ubisoft
apresentou mais um trailer do seu próximo título para plataformas móveis, Tom
Clancy’s Elite Squad. O objetivo do jogo será colecionar várias personagens
de outros franchises Tom Clancy, como, por exemplo, Sam Fisher
(protagonista de Splinter Cell). Este trailer não mostrou qualquer
elemento da jogabilidade que assentará em partidas de 5 contra 5, tendo servido
antes para promover o jogo e anunciar que chegará no dia 27 de agosto deste ano
aos dispositivos Android e iOS.
Hyper Scape
O próximo
anúncio referiu-se a Hyper Scape, um novo jogo free-to-play que
assentará no género de battle royale e decorrerá na primeira pessoa.
Como já é de esperar neste género de jogos, iremos enfrentar vários outros
jogadores online, quer a solo quer em equipas.
A
demonstração deste título mostrou uma grande variedade de armas e diferentes
habilidades, algumas das quais parecem ser bastante diferentes do que
encontramos habitualmente. Há vários aspetos que podem destacar esta
experiência das restantes ofertas do género, como a possibilidade de se votar em quais os efeitos que irão afetar a arena de combate, ou de se poder roubar habilidades a
inimigos eliminados.
Outro
aspeto interessante foi a narrativa por detrás do jogo. A história passa-se num
futuro distópico e no qual várias más decisões levaram a que o mundo fosse um
local deprimente e árduo. Como forma de escape, a pessoas viraram-se para a
plataforma Hyper Scape, participando em vários eventos para alcançar lugares
melhores num ranking. Mas a empresa que está por detrás de Hyper Scape esconde segredos
sinistros, que apenas poderão vir a ser descobertos por jogadores bem-sucedidos.
Será interessante ver se esta narrativa será desenvolvida no jogo, ou se serve
meramente como contexto para explicar a motivação das nossas personagens.
Hyper
Scape chegará gratuitamente à PlayStation 4, à
Xbox One e a PC, estando atualmente a decorrer um beta aberto disponível para
jogadores de PC.
Assassin’s
Creed Valhalla
Chegando
ao título mais antecipado da Ubisoft, tivemos a oportunidade de ser uma
extensão da jogabilidade de Assassin’s Creed Valhalla. Neste jogo,
iremos acompanhar Eivor, protagonista que tal como em Odyssey poderá ser
tanto do sexo masculino como feminino, nas suas aventuras na era dos Vikings.
Na
apresentação de hoje, as mecânicas de combate foram um dos aspetos mais focais.
À primeira vista, as animações não parecem ser muito distintivas das
encontradas no jogo anterior, mas a demonstração evidenciou novos e grandes níveis
de profundidade em vários aspetos. Para além de novas armas e utensílios, como
arpões ou machados para atirar, poderemos armar Eivor com uma arma em cada mão,
sendo possível combinar um variado leque de armas até encontrarmos o estilo
mais adequado. Para além disso, Valhalla apresenta um novo sistema de
atordoamento, onde, por exemplo, uma flecha disparada com precisão poderá
deixar inimigos paralisados durante um bom período de tempo.
Continuando
este assunto, os inimigos apresentar-se-ão mais competentes que nos jogos anteriores.
O leque de arquétipos de opositores será o mais elevado da série Assassin’s
Creed, e cada um utilizará táticas específicas. Na demonstração, testemunhamos
alguns inimigos a utilizarem coordenação tática para nos rodear e atacar de
vários flancos, ou outros a aproveitar tudo o que o ambiente lhes punha à mão,
como pedregulhos ou até cadáveres de aliados caídos. Cada qual terá as suas
forças e as suas fraquezas, desafiando-nos a estar atentos e a escolher qual a
melhor sequência e ataques ou a melhor abordagem a cada situação.
Outro
aspeto aprofundado foi o dos assaltos. Haverá momentos em que Eivor e os seus
companheiros Vikings irão levar a cabo assaltos a fortes ou castelos bastante
bem guardados. Algo a destacar nestas secções é o papel que os nossos
companheiros terão. Para além de nos auxiliarem em combate, irão ajudar-nos a
arrombar portas ou portões com aríetes para progredir no assalto e a roubar
tesouros e objetos valiosos que sozinhos nunca poderíamos realisticamente
carregar de volta até ao nosso acampamento. Neste sentido, a inteligência
artificial parece ter sido bastante refinada, tanto para aliados como para
inimigos.
Nesta
apresentação, foram avançados mais detalhes sobre como o mundo de Assassin’s
Creed Valhalla estará recheado. Serão várias as atividades secundárias disponíveis,
tais como batalhas de bebida, puzzles para resolver, locais com segredos para
descobrir ou animais para caçar. A navegação por cidades voltará a utilizar
algumas mecânicas de furtividade dos primeiros jogos da série, recuperando a possibilidade de
nos escondermos em multidões ou de taparmos a cara com capuzes. Foi ainda
mostrado que as missões sobrenaturais irão estar de regresso, com as mesmas a
incidir em aspetos da mitologia nórdica ou das raízes pagãs inglesas.
Este jogo
parece estar no caminho de se tornar mais uma entrada memorável neste tão amado
franchise. Assassin’s Creed Valhalla chegará no dia 17 de novembro
à PlayStation 4, Xbox One, PC e Stadia, chegando também para a PlayStation 5 e
para a Xbox Series X quando estas forem lançadas.
Far Cry 6
O último
assunto desta apresentação incidiu sobre a revelação oficial de Far Cry 6,
que será a próxima entrada na aclamada série de shooters na primeira pessoa da
Ubisoft. Este anúncio veio sob a forma de um trailer cinemático, que se focou sobretudo
no vilão, que será protagonizado por Giancarlo Esposito (mais conhecido pelo
seu papel de Gus Fring em Breaking Bad e Better Call Saul).
Muito
pouco foi adiantado pelo trailer, mas ficamos a saber que a ação de Far Cry
6 se passará num país da América Latina. Esposito irá desempenhar o papel
de chefe de estado ditatorial deste país, que atravessa uma revolução contra a
opressão do seu líder. O antagonista mostrou-se calculista e violento na sua luta
contra a rebelião e nas medidas de manutenção do seu poder, com algumas imagens
do trailer a darem a entender que outros negócios ilícitos estarão a decorrer
nos bastidores da sua governação.
Presumivelmente,
iremos, enquanto jogadores, auxiliar as forças rebeldes neste conflito, ainda
que nada tenha sido revelado sobre a origem ou motivações da nossa personagem
jogável. Nenhuma jogabilidade foi mostrada, mas a Ubisoft adiantou que Far Cry
6 irá ser lançado para a PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X,
PC e Stadia no dia 18 de fevereiro de 2021.
Artigo por:
Filipe Castro Mesquita
Ubisoft Forward - Tudo o Que Foi Anunciado no Evento da Ubisoft
Reviewed by Filipe Castro Mesquita
on
julho 13, 2020
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