Esclarecimentos
Quanto à Retrocompatibilidade da PS5 (via blog.eu.playstation.com)
Na
passada quarta-feira, Mark Cerny, responsável pela arquitetura da próxima
consola da Sony, tomou o palco para falar um pouco sobre as especificidades e
os planos para a PlayStation 5. Numa comunicação extremamente técnica, e que
desiludiu muitos dos fãs, Cerny falou da retrocompatibilidade com jogos da PS4,
referindo que eria possível jogar uma boa quantidade destes à partida na nova
consola.
No
entanto, através do seu blog, a PlayStation veio acrescentar informação à
referida por Cerny. “Com todos os jogos espantosos no catálogo da PS4, dedicámos
esforços significativos para permitir que os fãs joguem os seus favoritos na
PS5”, pode ler-se na nota publicada. “Acreditamos que a esmagadora maioria dos
mais de 4000 jogos da PS4 serão jogáveis na PS5”.
Esta
nota continua, explicando o processo de adaptação dos jogos da atual geração.
“Atualmente, estamos a avaliar os jogos numa base de título a título, para
encontrar quaisquer questões que necessitem de ser ajustadas dos produtores do
software original. (…) Já testámos centenas de títulos, e estamos a
preparar-nos para testar outros milhares à medida que avançamos na direção do
lançamento.”
Esta
será, certamente, uma boa notícia para os fãs da atual consola da Sony, que
verão os seus jogos a manter-se valiosos mesmo com o lançamento da PlayStation
5. Para ficar a saber mais sobre a conferência de Mark Cerny, e sobre as
informações reveladas acerca da PS5, poderão ler o nosso resumo aqui.
PlayStation
Reduz Velocidades de Download na Europa (via pushsquare.com)
Com
o aumento de pessoas em casa e em isolamento social, os fornecedores de internet
têm tido dificuldade em manter os serviços tão estáveis como seria desejável.
Depois de a Nteflix, por exemplo, ter adotado medidas, agora também a
PlayStation irá tomar medidas de modo a aliviar o impacto do aumento de consumo
de internet em simultâneo na Europa.
Jim
Ryan, CEO da Sony Interactive Entertainment, lançou um comunicado oficial onde
anunciou que a Sony estará a trabalhar com fornecedores de internet na Europa.
Este trabalho irá no sentido de “gerir o tráfego de downloads para ajudar a
preservar o acesso por parte de toda a comunidade”.
“Acreditamos
que é importante fazermos a nossa parte no que toca às preocupações com a
estabilidade da internet tendo em conta o número sem precedentes de pessoas que
estão a praticar distanciamento social e que estão cada vez mais dependentes do
acesso à internet”, pode ler-se no comunicado. Assim, será expectável que “os
jogadores possam experienciar download de jogos mais lentos ou atrasados, mas a
aproveitar uma jogabilidade robusta”.
Neste
sentido, será de esperar que estas mudanças se tornem notórias nos próximos
tempos, e que esta medida perdure até a atual situação sanitária que nos afeta
a todos se encontrar mais controlada.
Jogos
com Super Mario Foram Excluídos de Dreams (via eurogamer.net)
Após
o seu lançamento, Dreams tem visto a sua comunidade crescer e,
consequentemente, o seu catálogo de criações a expandir e diversificar. Alguns
dos níveis que mais atenção receberam prendem-se com níveis que recriam outros
jogos ou utilizam famosas personagens de outros franchises. Neste
sentido, era possível encontrar vários níveis que recriam Mario, a icónica
personagem da Nintendo, mas tudo indica que tal vai deixar de ser o caso.
Recorrendo
à sua conta no Twitter, um criador em Dreams, chamado PieceOfCraft,
explicou que os seus projetos relacionados com Super Mario “seriam
colocados em pausa”, queixando-se que uma “grande companhia de videojogos (…)
obviamente não leu a minha nota a dizer ‘sejam fixes’”.
Ao
responder a algumas questões, este utilizador explicou que recebeu um e-mail da
divisão legal e empresarial da Sony Interactive Entertainment Europa. Ao que
parece, este e-mail indicava que a Nintendo se tinha oposto à sua utilização da
propriedade de Super Mario em Dreams. PieceOfCraft explicou ainda
que, por infringir direitos de autor, a sua criação não podia ser editada nem
acedida por terceiros, tendo sido removida do jogo.
Estes
não são acontecimentos surpreendentes, sobretudo tendo em conta o quão
protetora a Nintendo é com as suas propriedades intelectuais. Não deixa de ser
uma situação aborrecida, sobretudo para o criador que, certamente, terá passado
horas para chegar aos jogos que acabou por partilhar. No entanto, Dreams
está atualmente disponível para a PlayStation 4, e tem sido extremamente bem
recebido, inclusivamente pela GameForces como poderão ler aqui.
Produtor
de Final Fantasy VII Remake Fala Sobre o Formato Episódico (via
uk.ign.com)
Quando
foi anunciado que Final Fantasy VII Remake seria lançado num formato
episódico, em vez de numa forma completa, muitos jogadores questionaram esta
decisão. Agora, Yoshinori Kitase, que dirigiu o original e produz o remake,
veio explicar o porquê desta divisão em várias entradas.
“Para
fazer com que funcionasse como um jogo moderno, não seríamos capazes de apontar
à melhor qualidade visual e teríamos que cortar áreas e cenas do original”,
indicou Kitase. “Essencialmente, para tornar um só lançamento viável, o jogo
que resultaria iria acabar por ser uma digestão da história original, e achamos
que os fãs não ficariam satisfeitos com isso”.
Segundo
Kitase, o remake irá incluir tudo do original e ainda novas zonas. “Havia
muitas partes entre secções de Midgar que estavam implícitas, mas nunca foram
vistas. Isto era algo que queríamos endereçar com o remake – preencher esses
espaços, mostrar como as diferentes partes da cidade estão conectadas, e tornar
esta experiência contínua.”
Certamente
que nem todos ficarão satisfeitos por não poder experienciar já toda a história
de Final Fantasy VII, mas tudo indica que o projeto está a ser tratado
com todo o rigor e exigência que os fãs esperam. A primeira parte de Final
Fantasy VII Remake chega já no dia 10 de abril à PlayStation 4.
Modo
de Fotografia Confirmado para Death Stranding (via
playstationtrophies.org)
Os
cenários vastos e detalhados foram dos aspetos que destacou Death Stranding
aquando do seu lançamento. Tanto que vários jogadores se questionavam quanto a
um modo de fotografia que, algo estranhamente, tem estado ausente no jogo. Mas
a Kojima Productions anunciou recentemente que em breve será possível capturar
imagens de Sam Bridges e do seu desolado mas belo mundo pós-apocalíptico.
Através
da conta oficial da Kojima Productions no Twitter, este modo de fotografia foi
anunciado. “Obrigado a todos pelo vosso feedback! Alegra-nos confirmar que o
Modo de Fotografia chegará em breve a DEATH STRANDING na PS4. Fiquem atentos
para mais detalhes”, pode ler-se no tweet.
Assim,
não há ainda uma data confirmada para a chegada deste modo pelo qual os fãs
tanto parecem ansiar. De recordar que Death Stranding se encontra
atualmente disponível para a PlayStation 4, tendo sido lançado em novembro de
2019.
Lançamentos
Marcantes Desta Semana (via blog.eu.playstation.com)
One
Piece Pirate Warriors 4 (Bandai Namco) é a quarta entrada
nesta série de jogos que adapta a história do famoso manga One Piece, de Eiichiro
Oda. Na pele de Luffy e dos seus companheiros piratas, teremos de enfrentar hordas
de inimigos em campos de batalha abertos com elementos destrutíveis, no que
promete ser um jogo com mecânicas de combate gratificantes como as dos jogos Warriors,
da Koei Tecmo.
Moons
of Madness (Rocket Pocket Games) é um jogo de terror inspirado
no nas obras de H. P. Lovecraft. Uma estranha mensagem foi captada de Marte, e
o engenheiro Shane Newehart terá de explorar o planeta vermelho e enfrentar
ameaças sobrenaturais para desvendar o mistério à volta da mesma.
Paper
Beast (Pixel Reef) é um jogo de aventura em realidade
virtual. Neste jogo, teremos de explorar um ecossistema gerado a partir das
profundezas de um servidor de dados. Este título exclusivo da PS VR promete oferecer
um mundo vivo e colorido, com um ambiente interativo.
Artigo
por: Filipe Castro Mesquita
Notícias PlayStation da Semana – 25 Mar. 2020
Reviewed by Filipe Castro Mesquita
on
março 25, 2020
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