Skullgirls é um titulo indie lançado em 2015 para várias plataformas, que chegou no final do ano
passado ao catálogo da Switch numa versão melhorada e mais completa, denominada
Skullgirls 2nd Encore. Não se trata do segundo título da série, mas sim uma
versão mais actual e optimizada para a presente geração de consolas.
No primeiro contacto
tiram-se logo duas grandes impressões: apresenta uma arte do tipo cartoon e é um
jogo de luta clássico 2D. A Switch conta já com um catalogo vasto neste tipo
de oferta, mas títulos de qualidade serão sempre bem-vindos. Nos próximos
parágrafos vamos tentar “disseminar” os aspectos mais importantes de Skullgirls
2nd Encore.
A verdade é que nem
sempre os videojogos que têm um elevado custo de desenvolvimento apresentam
qualidade e despertam o interesse das massas; recentemente, tem havido bastantes
sucessos comerciais de títulos com baixo custo de desenvolvimento. Muitos
destes recentes sucessos apresentam alguma simplicidade, sendo que na maioria dos casos
são jogos de plataformas 2D. Skullgirls tem uma arte bastante apelativa, o seu
aspecto é aprimorado e cativante. Apesar de se apresentar num modelo clássico,
é um jogo de luta 2-D como já foi referido, nota-se claramente que tem os controlos
de jogo bem implementados. A sua simplicidade e facilidade na jogabilidade é
acompanhada de qualidade. Resta saber se este titulo é uma referência actual
para este género clássico.
Logo no menu inicial são apresentados os modos de jogo, pode-se adiantar que são diversos. É possível jogar-se o modo história, que deve partir como referência para se conhecer inicialmente as mecânicas. Mas são disponibilizados mais alguns, é de se referir que há modos para quase todos os gostos. É possível fazer-se apenas um treino ou então optar-se pelo multi-jogador local ou online. Outra particularidade que deve ser referida desde já é que está totalmente traduzido para a língua de Camões, algo que deve servir de exemplo para jogos com custos de desenvolvimento maior.
No modo de história toda a acção tem um pequeno enquadramento que é apresentado antes de cada combate, através de diálogos apresentados de forma estática. Não é certamente o foco, mas a boa noticia é que quem não quiser apreciar a arte pode passar facilmente à frente. As personagens são diversas e não é apenas o aspecto que é diferente: cada uma tem as suas próprias habilidades. O modo (história) e o modo de treino podem e devem ser repetidos de forma a serem conhecidas todas as personagens. É de salientar que esta diversidade de personagens é bastante positiva.
A campanha é bastante
curta. Mesmo na primeira vez a jogá-la os créditos finais podem ser alcançados em menos
de vinte minutos. Facilmente se aprende as mecânicas e o grau de dificuldade também
é relativamente baixo; contudo e apesar do seu estilo clássico é de referir que
apresenta qualidade dentro do género.
Nesta versão analisada
apenas foi jogado o modo campanha, treino e multi-jogador local, não foi
possível testar o modo online. Apesar do seu modo história ser bastante
curto, apresenta uma quantidade de conteúdo adequada para o género. A qualidade sonora é também
um dos aspectos positivos.
Resumo
Skullgirls 2nd Encore é um titulo clássico do género luta 2-D que prima pela simplicidade associada à qualidade. Nota-se claramente que é um jogo com baixo custo de desenvolvimento, mas apresenta uma jogabilidade bastante agradável. Apesar de disponibilizar um modo campanha bastante curto, tem modos de jogo para quase todos os gostos que permitem extrair todo o sumo da qualidade da sua mecânica. É recomendado para os jogadores em geral e obrigatório para os fãs do género.
Skullgirls 2nd Encore é um titulo clássico do género luta 2-D que prima pela simplicidade associada à qualidade. Nota-se claramente que é um jogo com baixo custo de desenvolvimento, mas apresenta uma jogabilidade bastante agradável. Apesar de disponibilizar um modo campanha bastante curto, tem modos de jogo para quase todos os gostos que permitem extrair todo o sumo da qualidade da sua mecânica. É recomendado para os jogadores em geral e obrigatório para os fãs do género.
O melhor
- Aspecto agradável no
género de cartoon;
- Jogabilidade;
- Modos de jogo;
- Som.
O pior
- Modo história bastante
curto.
Pontuação do GameForces: 8.0/10
Título: Skullgirls 2nd Encore
Desenvolvedora: Reverge Labs, Lab Zero Games
Publicadora: Autumn Games
Ano: 2019
Nota: Esta análise foi realizada com base na versão digital do jogo para a Nintendo Switch, através de um código gentilmente cedido pela Autumn Games.
Autor da Análise: Vítor Cavalho
Título: Skullgirls 2nd Encore
Desenvolvedora: Reverge Labs, Lab Zero Games
Publicadora: Autumn Games
Ano: 2019
Nota: Esta análise foi realizada com base na versão digital do jogo para a Nintendo Switch, através de um código gentilmente cedido pela Autumn Games.
Autor da Análise: Vítor Cavalho
[Análise] Skullgirls 2nd Encore [NSW]
Reviewed by Vítor Carvalho
on
março 20, 2020
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