As
gerações de videojogos sempre se caracterizaram pelo hardware, o mercado
actual e a tecnologia disponível. Durante anos consecutivos diversas foram as
vozes a afirmar que “esta geração é a última”. Muito devido pela dificuldade
dos produtores conseguirem equilibrar o custo de criar um jogo, versos as suas
receitas, associado à disseminação de técnicas de modelação e programação transversais
às diversas plataformas. Contudo, apesar
de haver um decréscimo de unidades vendidas a nível global de todas as
plataformas de uma geração, o mercado continua em crescimento, em termos macro
económicos, o que leva às maiores companhias continuarem a lançar hardware.
Reconhecendo
esta saturação do mercado, seria necessário uma perspectiva nova com vista a abranger mais mercado e conseguir massa critica para uma plataforma rentável. A
Google, ao apresentar o Google Stadia, procurou aproveitar a abertura de uma
experiência totalmente via stream. Ainda que a tecnologia esteja nos passos
iniciais. e a infra-estrutura de uma significativa parte da comunidade gamer
não esteja preparada para esta experiência, a consola está “aqui à porta”. Naturalmente
existem diversas condicionantes que irão ditar o sucesso ou não desta
plataforma, mas de momento podemos contar com o as seguintes caracteristicas:
- A consola/serviço será lançada dia 19 de Novembro.
- A lista de países onde estará disponível incluem os seguintes: Estados Unidos; Canadá; Reino Unido; Espanha; França; Itália; Alemanha; Suécia; Dinamarca; Noruega; Finlândia; Bélgica; Irlanda; Holanda. Ainda não há data para o lançamento em Portugal ou no Brasil.
- O preço de lançamento será 129€ (Founder’s Edition + 3 meses do serviço), com uma mensalidade de 9,99€ nos meses consequentes. Mais concretamente, para o Stadia Pro, com resoluções até 4K a 60 fps.
- Existirá também um serviço base, a ser anunciado pela Google, com stream a 1080p, Full HD, com som stereo.
- A lista de jogos no lançamento será a seguintes:
- Assassins Creed Odyssey
- Destiny 2
- Gylt (EXCLUSIVO)
- Just Dance 2020
- Kine
- Mortal Kombat XI
- Red Dead Redemption II
- Samurai Showdown
- Thumper
- Tomb Raider
- Rise of the Tomb Rider
- Shadow of the Tomb Rider
- Conforme indicado pela Google, numa primeira fase, será necessário ter o Chrome Cast com vista a garantir o stream a 4K. No entanto, a empresa já garantiu que posteriormente, qualquer equipamento com acesso ao Chrome terá esta possibilidade (PC, smartphone, TV, etc.).
- Os subscritores deste serviço terão direito a descontos exclusivos na compra de novos jogos, conforme já acontece com outros serviços de subscrição (PS Plus e Xbox Live Gold).
- Os utilizadores neecssitam, nesta primeira fase de uma ligação de internet de 35 megabits por segundo (4K), sendo o mínimo recomendado de 10Mbps (720p).
- O comando Stadia poderá ser comprado em separado, com um preço de 69 euros e vai ser lançado em três cores.
Autor do Artigo: Carlos Silva
Google Stadia - Uma Nova Plataforma
Reviewed by Carlos Silva
on
novembro 13, 2019
Rating:
Sem comentários: