Mario Kart Tour, anunciado em Janeiro deste ano e lançado no
passado dia 25 de Setembro, é o terceiro lançamento da Nintendo protagonizando
a personagem do Super Mario nas plataformas móveis (seguido do Super Mario Run
e Dr. Mario World). O jogo partilha
muitas dos recursos dos últimos jogos da serie, inclusive Mario Kart 8
Deluxe, lançado para a Switch, adicionando alguns elementos novos à série, como
por exemplo as corridas em modo contrário (reverse), possibilidade de utilizar
um maior leque de itens nas corridas ou novos pilotos e veiculos.
A jogabilidade teve necessariamente
de ser adaptada aos dispositivos móveis, perdendo muito da sua profundidade,
mas que seria algo expectável. Existem alguma opções que permitem personalizar
a experiencia final, mas no fundo pouco afectam os resultados finais a longo
prazo. Nesta situação torna-se mais difícil controlar o kart conforme nas consolas
e conseguir fazer aquelas curvas e aproveitar os corta matos da melhor forma.
Mas não obstante deste facto, é um jogo divertido, intuitivo e cativante.
Ainda que a Nintendo tenha conseguido reproduzir uma
experiência agradável de Mario Kart, adaptada ao mercado em causa, com vista a optimizar
os seus rendimentos, o jogo possui as denominadas “loot boxes”, sobre a forma
de caixas de items disparados de canos que custam gemas preciosas (rubis).
Estas gemas podem ser compradas directamente com dinheiro real ou ganhas dentro
do próprio jogo, através de competições, desafios e recompensas diárias.
A grande questão desta dinâmica é que o jogo está na sua
totalidade vocacionado para captar o jogador e levar ao consumo de rubis para
poder evoluir o nosso conjunto de personagens, veículos e planadores. Para que
seja possível competir nas ligas superiores, é necessário ter os elementos
correctos para usufruir do bónus de pista e obter as melhore pontuações e
somente através dos loot boxes conseguimos obter essa opção, pois basta não ter
uma das melhores personagens para ficarmos de imediato relegados a ligas e
copas mais básicas, relegando no fundo a habilidade do utilizador enquanto
jogador. Inclusive, não é a quantidade de vezes que ficamos em primeiro lugar
que dita a subida de liga.
Adicionalmente a este aspecto, existe um passe de temporada,
denominado de “gold pass” que permite ao jogador receber mais e melhores prémios
por exactamente a mesma vitoria que teve sem ter este benefício.
Este problema, associado à presença de loot boxes, tem
levantado diversas vozes de descontentamento, inclusive alguns países proibiram
que o jogo fosse disponibilizado na sua loja online. Denotando 90 milhões de
downloads somente na primeira semana, Mario Kart Tour, é de longe o jogo melhor
sucedido lançado pela Nintendo para o mercado mobile. Esperemos que estes
números e o feedback da comunidade dedicada transmitam a mensagem correcta à
Nintendo.
Autor do Artigo: Carlos Silva
[Artigo] Mario Kart Tour - Corridas, Loot Boxes e Micro-Transaçoes
Reviewed by Carlos Silva
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outubro 09, 2019
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