Nota: Esta análise foi realizada com base na versão 1.0.1 de Super Mario Maker 2.
Há pouco mais de 5 anos, podermos criar os nossos níveis de
Mario era um sonho distante. Alguns procuraram satisfazer este desejo através
de projetos não oficiais, mas quem ansiava por uma alternativa legal e simples
continuava de mãos vazias. Foi neste contexto que, em 2014, a Nintendo anunciou
Super Mario Maker para a Wii U como a sua forma de celebrar o trigésimo
aniversário do icónico canalizador, facultando a quem o desejasse uma forma
simples e intuitiva de criar os níveis do seu imaginário. Agora, assistimos ao
lançamento de Super Mario Maker 2 para a Nintendo Switch, que promete introduzir
novidades em todos os quadrantes.
E de facto, aos quatro estilos de jogo presentes em Super
Mario Maker, foram adicionados novos elementos e condições que aumentam
exponencialmente as possibilidades de criação: desde os ON/OFF Switches, que
podem ser usados para programar todo o tipo de geringonças, passando pelo Night
Mode, que altera as propriedades do cenário ou o comportamento dos inimigos,
até às Clear Conditions, que condicionam o modo como o jogador aborda o nível.
Tudo isto é incorporado no editor de um modo simples e direto, sem afetar a
acessibilidade do modo Criar e mantendo assim o apelo que outras ferramentas de
criação não possuem. É pena que, na transição do original na Wii U para este
jogo, não tenham sido mantidos os Mystery Mushrooms, que permitiam Mario
assumir a forma de diferentes personagens Nintendo e permitiam criar níveis
temáticos.
Foram feitos também pequenos ajustes ao funcionamento das
ferramentas: por exemplo, ao pressionar num inimigo ou plataforma são-nos
reveladas todas as suas opções de customização, não sendo necessário abanar ou
combinar elementos, como acontecia em Super Mario Maker 1. Além disso, a
natureza híbrida da Switch levou os desenvolvedores a implementar um modo de
controlo independente do ecrã táctil, exclusivo do modo TV. Este método peca
por ser desconfortável e moroso, mas felizmente pode ser totalmente ignorado em
detrimento da experiência portátil. Do mesmo modo, também forma modificadas
certas regras de colocação e comportamento de determinados objetos: por
exemplo, agora é impossível sobrepor certos elementos, como canos, nalgo que
acaba por condicionar a liberdade do jogador.
Talvez mais significativa do que as adições já mencionadas é
o estilo completamente novo baseado em Super Mario 3D World, com inimigos e
físicas próprias. Apesar de este trazer bastantes novidades, é extremamente
limitado no que toca a interações de objetos: não podemos empilhar inimigos, ou
colocar objetos dentro de Bill Blasters… Acaba, portanto, por constituir um
novo modo que, mesmo sendo bem-vindo, aparenta ter sido lançado num estado
incompleto.
Pode ser, no entanto, difícil saber por onde começar. É
ótimo termos todas as ferramentas do jogo disponíveis desde o iníco, mas isso
pode sobrecarregar quem apenas está a dar os seus primeiros passos como
criador. É aqui que entra o novo Modo História, com mais de 100 níveis, criados
por staff da Nintendo, recheados de ideias para inspirar os jogadores.
Estes níveis são marcadamente distintos daqueles presentes nos jogos Mario 2D
tradicionais, tendo um maior foco num elemento ou mecânica e um menor na simples
corrida até à bandeirola, resultando numa coletânea refrescante para quem
desejava ver um abanão na fórmula estabelecida.
E naturalmente, o jogador pode aceder ao Course World e
jogar as criações de jogadores em todo o mundo (desde que possua uma subscrição
Nintendo Switch Online). Através da opção Courses, o jogador pode descobrir
conteúdo para jogar de acordo com critérios como popularidade, data de
publicação e tags e, no modo Endless Challenge, o jogador pode
facilmente jogar níveis com uma de 4 fasquias de dificuldade até esgotar o seu
contador de vidas. Pessoalmente, considero o Desafio 100 Marios, presentes no
antecessor para a Wii U, uma experiência superior ao modo Endless Challenge,
visto que dá ao jogador um objetivo concreto a alcançar, enquanto o último
apenas desafia o jogador a conseguir terminar o máximo de níveis possível.
Para além destes modos, foram também adicionadas opções multijogador:
Multiplayer Co-op e Multiplayer Versus. Nestes, o jogador é emparelhado com 3
outras pessoas, devendo competir contra estas para ser o primeiro a chegar à
Bandeirola ou cooperar com elas para a poder atingir, respetivamente. E é com
regozijo que digo que a experiência é excelente (quando a fluidez das partidas
não é afetada por problemas de conexão): nunca sabemos que tipo de nível
esperar e todo o tipo de interações com os nossos inimigos/colegas podem
acontecer, o que resulta num delicioso caos.
Infelizmente, quem quiser jogar Super Mario Maker 2 com
amigos não ficará tão agradado: não existe qualquer opção para jogar com amigos
através da Internet e a única forma de jogar com pessoas na mesma consola é
aceder ao Course World, transferir os níveis que se deseja jogar, aceder ao
Coursebot e selecionar a opção Play together, complicando sem qualquer motivo o
que podia ser uma única opção. Note-se que já foi prometida pela Nintendo uma
atualização para possibilitar jogar online com amigos, mas desde então não
recebemos qualquer tipo de informação sobre a mesma.
Conclusões: Super Mario Maker 2 apresenta-se
como um marcado passo em diante em relação ao original, tanto em opções de
criação como em formas de jogar. Nintendo foi capaz de adicionar excelentes novidades sem comprometer a simplicidade que caracterizou o predecessor, enriquecendo tanto a experiência de quem quer criar como a de quem simplesmente quer jogar. Quer tenham jogado o original ou não, esta
sequela é uma experiência sólida que seguramente vos proporcionará dezenas de
horas de diversão.
O melhor:
- Novas e valiosas
adições;
- Estilo 3D World;
- Modo História;
- Multijogador
caótico e divertido;
O pior:
- Sem opção de jogar
com amigos online;
- Modo cooperativo
local desnecessariamente complexo.
Nota Final: 9
Título: Super Mario Maker 2
Desenvolvedora: Nintendo
Publicadora: Nintendo
Ano: 2019
[Análise] Super Mario Maker 2 [NSW]
Reviewed by Tiago Sá
on
outubro 02, 2019
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