Com a chegada das duas novas taças e de Birdo no dia 9 de
março, é a altura de nos perguntarmos: a Parte 4 está à altura das
expectativas?
Deslizes em Amsterdão (Amsterdam Drift) – Mario
Kart Tour
Com base nas minhas opiniões das pistas citadinas das partes
anteriores, poderão já ter percebido que tenho predileção por pistas airosas.
Por isso, era inevitável eu gostar de Deslizes em Amsterdão, uma pista bastante
pacífica que nos leva a um campo com moinhos de vento na primeira volta, aos
canais de Amsterdão na segunda e ao maior jardim de flores do mundo na
terceira.
Embora a pista não seja complexa mecanicamente, esta conjuga uma
série de gimmicks simples que tornam os passeios por Amsterdão variados. Desde
logo, a primeira volta é realizada no sentido oposto das restantes, como já verificamos noutras pistas do Passe de pistas adicionais. Adicionalmente, ao longo do
trajeto temos de nos desviar das pás de moinhos de vento, aproveitar o impulso
das correntes de água e evitar Piranha Plants e um carro elétrico.
Parque Fluvial (Riverside Park) – Mario Kart: Super Circuit
Tal como Lago Bu, Parque Fluvial é uma pista cuja
reinterpretação seria incrível… se fosse feita com o nível de ambição das
pistas retro incluídas no Mario Kart 8 base, em vez de ser baseada na
remasterização conservadora de Tour. Pelo menos, esta versão não é simplória como Circuito
do Mario 3: foi implementada elevação na pista, foram adicionadas rampas e lama,
a secção final do percurso foi tornada numa caverna e Ptooies foram adicionadas
como inimigos, transportando Bananas e Cogumelos.
Ainda assim, o potencial de um parque fluvial ia muito além desta
reimaginação. Desde logo, o ambiente é demasiado despovoado e inerte,
claramente carecendo mais vida selvagem, e, fora de cascatas que atravessamos
numa fração de segundo, praticamente não interagimos ou sequer vemos a água
neste parque “fluvial” (apesar de a água nos rodear a todo o momento da iteração
original do trajeto).
Outro paralelo que posso estabelecer entre Parque Fluvial e
Lago Bu reside na qualidade das suas texturas. O terreno da pista está num patamar completamente
diferente do de pistas como Circuito do Toad. Apesar disso, o interior da cave e
as árvores possuem os designs simplificados que esperamos das pistas de
Tour.
Pico DK
(DK’s Snowboard Cross) – Mario Kart Wii
A Nintendo tem sido extremamente feliz com as escolhas de
pistas de Mario Kart Wii a incluir no Passe de pistas adicionais. Centro
Comercial Coco, Pista de Árvores e Ravina Cogumelo são as pistas mais icónicas do
título e possivelmente da série inteira, e já estão na DLC do Mario Kart da
Switch. Agora, chegou a vez de Pico DK ser remasterizado – e, com esta
fantástica escolha, basta a Nintendo importar Cabo Koopa e Toad’s Factory para
eu abandonar a minha cópia de Mario Kart Wii à porta de um orfanato.
Pico DK na Nintendo Switch é exatamente o que esperava, o
que é excelente. Todos os atributos positivos da pista continuam presentes,
como os half-pipes e os atalhos insanos que podemos fazer graças à
configuração vertiginosa do percurso! (Sim, com isto estou a afirmar que não
considero o nevoeiro da versão Wii como uma qualidade!). Assim, Pico DK
mantém-se uma das melhoras pistas da franquia!
Ilha do Yoshi (Yoshi’s Island) – Original
Bastou o curto teaser da mais recente Nintendo Direct
para perceber que esta pista seria especial. Ilha do Yoshi é um lindo tributo ao
jogo do mesmo nome da Super NES, com um terreno estilizado e adorável modelado
com base nos vários mundos do clássico e recheado de imensos convidados desta
franquia, como Stilt Guys e Huffin Puffins que se cruzam connosco na pista e
Nep-Enuts e Goonies no plano de fundo.
Embora não possua secções antigravidade, a pista inclui
tanto uma secção subaquática como uma de planador. Nesta última, podemos tentar
acertar numa Winged Cloud para fazer uma ponte aparecer e terminarmos cada
volta da partida saltando num Goal Ring, como se estivéssemos a terminar um
nível de um título Yoshi!
Para além de termos direito a uma fantástica versão do tema
Athletic de Yoshi’s Island, jingles únicos de início e fim de
corrida. Adicionalmente, as moedas possuem um efeito sonoro distinto, bem como
um design baseado nas moedas da série!
Na sequência de todos estes pormenores, eu considero esta pista um mapa crossover, comparável a Circuito de Hyrule, Animal Crossing e Periferia Urbana, mesmo que, tecnicamente, Yoshi’s Island pertença ao universo Mario. Com tantos detalhes fenomenais, esta é de longe o melhor circuito dentro deste conjunto e a verdadeira estrela da quarta parte do Passe de pistas adicionais!
Ocaso em Banguecoque (Bangkok Rush) – Mario Kart
Tour
Apesar de o começo da pista ser promissor, levando-nos a um
rio cheio de canoas das quais podemos executar saltos impulsionados, o resto do
trajeto de Ocaso em Banguecoque é banal. Passamos por estruturas e localizações icónicas como o
Monumento da Democracia, mas estas não são aproveitadas para enriquecer
mecanicamente as partidas. Não existe a variedade de obstáculos que encontramos
em Deslizes em Amsterdão; encontramos apenas Piranha Plants estacionárias e Sidesteppers
como inimigos no mapa. Existem alguns percursos alternativos em secções da
pista, mas tal como em Vale do Yoshi pouco demorou até eu escolher os meus
prediletos.
Mas é um ocaso, e é em Banguecoque. A pista faz jus ao nome
e é exatamente aquilo pelo que estão a pagar!
Circuito do Mario (Mario Circuit) – Mario Kart DS
Depois do arrebatador Circuito do Mario 3, outro Circuito do Mario era exatamente o que queria! Como não amar os trajetos mais simples e tematicamente similares da série?
... Esta pista não é necessariamente má, mas, tal como todos os Circuito do Mario exceto os de Mario Kart 7 e 8, é uma pista básica do ponto de vista visual e mecânico, tendo pouco de singular a oferecer. Este mapa é originário do Mario Kart com Airship Fortress, DK Pass, Delphino Plaza e Luigi’s Mansion, e a Nintendo opta por trazer de volta Circuito do Mario, Jardins da Peach e Colina Cogumelo? Bem, já me vou preparar mentalmente para a Nintendo apresentar Yoshi Falls nas próximas partes, da mesma forma que uma criança orgulhosamente apresenta um bolo feito de lama.
Frustrações à parte, pelo menos este percurso simples
introduz a Mario Kart 8 Deluxe as Fire Piranha Plants, que disparam bolas de
fogo de um modo imprevisível e são sempre um obstáculo interessante.
Adicionalmente, esta iteração de Circuito do Mario DS adiciona uma Lagartola na
terceira volta que, não sendo difícil de evitar nas corridas, injeta alguma
vida e mutabilidade ao local.
Finalmente, à semelhança do que observamos com Colina
Cogumelo, a música de Circuito do Mario DS recebeu um remix que
incorpora amostras de som similares aos da música original, tornando esta
composição numa recriação nostálgica do tema!
Estádio
Waluigi (Waluigi Stadium) – Mario Kart: Double Dash!!
Finalmente posso elogiar sem reservas uma pista da Taça
Bumerangue! Os visuais são ótimos, com o terreno lamacento (que magicamente não
suja os nossos pneus) e as Piranha Plants mecânicas a serem tão detalhados como
os trajetos originalmente incluídos em Mario Kart 8. Os half-pipes ganharam
novo propósito, sendo não só uma forma de obtermos itens, mas também a chave
para acedermos a trajetos alternativos. A música foi renovada com o grandioso estilo
big band utilizado na banda sonora de Mario Kart 8, melhorando a
composição sem lhe remover a característica “marca” Double Dash!! (se bem que
uma porção adicional deveria ter sido adicionada para tornar o tema menos
repetitivo).
Esta é a primeira pista de Mario Kart: Double Dash!! a
integrar o Passe de pistas adicionais, e esperamos que as duas próximas partes corrijam esta lacuna!
Vertigem em Singapura (Singapore Speedway) – Mario
Kart Tour
Sabem o que é que é pior do que termos de tolerar uma pista citadina
em cada Taça da DLC? É termos de tolerar duas. Para além de manchar o apelo desta
taça e consequentemente desta parte da DLC, esta decisão da Nintendo espicaça a
minha curiosidade. Agora, só sobram 2 pistas citadinas exclusivas de Tour:
Vancouver Velocity e Los Angeles Laps. Consequentemente, a Nintendo não poderá manter
o hábito nocivo de inaugurar cada taça com uma pista citadina nas 2 partes
finais a não ser que anuncie pistas citadinas inéditas. O otimista em mim quer
acreditar que a parte final não será contaminada por este tipo de trajetos!
Não fico ainda mais irritado porque, no final de contas, Vertigem
em Singapura é uma das melhores pistas baseadas em cidades reais. Visualmente,
a pista é uma explosão de luzes e cores, e todos os locais icónicos que
atravessamos são visualmente apelativos. A música é fenomenal, com uma energia
que encaixa perfeitamente na ambiência noturna. Em termos de jogabilidade, a
pista pode não ser tão diversificada como Deslizes em Amsterdão, mas não deixa
de proporcionar uma experiência divertida com tapetes rolantes e Boost Rings.
Quando já ninguém estava à espera de novidades no tipo de
conteúdo presente no Passe de pistas adicionais, a Nintendo anunciou que novas
personagens juntar-se-ão ao jogo na segunda metade da DLC. Estas adições
tiveram início com Birdo, a personagem originária de Super Mario Bros. 2.
Birdo está disponível em 9 esquemas de cores diferentes, e
foi adicionada ao menu de personagens jogáveis numa nova coluna, com espaço
para outras 5 personagens adicionais. Para além de Birdo, existem 8 personagens
que apareceram em títulos Mario Kart anteriores e não regressaram em Mario Kart
8/Deluxe:
- Donkey Kong Jr.;
- Paratroopa;
- Petey Piranha;
- R.O.B.;
- Funky Kong;
- Diddy Kong;
- Honey Queen;
- Wiggler.
Pessoalmente, mesmo se apenas considerasse estas nove
personagens, Birdo não integraria as minhas seis escolhas para a DLC. Independentemente disso, esta é uma personagem relevante dentro do universo
Mario e os meus gostos pessoais são o único motivo para contestar a sua
inclusão.
Além disso, com a adição da pista Ilha do Yoshi, esta foi a
melhor altura para introduzir Birdo ao elenco de Mario Kart 8 Deluxe. Birdo
nunca apareceu num jogo da subsérie Yoshi, mas pelas suas semelhanças físicas,
ela e Yoshi são frequentemente emparelhados em spinoffs de Mario como
Mario Kart: Double Dash!! e Mario Tennis.
Em conclusão, a Parte 4 é uma ótima adição ao Passe de
pistas adicionais, embora esteja longe da perfeição. Circuito do Mario DS, uma
remasterização insípida de Parque Fluvial e três pistas citadinas podem ser
difíceis de engolir, mas não consigo ficar desiludido quando a Nintendo nos
entrega Ilha do Yoshi, certamente uma das melhores pistas da série, e versões definitivas
de Pico DK e Estádio Waluigi.
A evolução gráfica positiva continua a verificar-se, com Ilha do Yoshi e Estádio Waluigi a encaixarem harmoniosamente no estilo das pistas do jogo base. Apenas Circuito do Mario nos recorda claramente os ambientes saturados e de plasticina que dominaram a Parte 1 dos conteúdos adicionais. A promessa de novas personagens é entusiasmante e poderá conferir a Mario Kart 8 Deluxe a seleção de condutores definitiva da série, mesmo que Birdo não seja uma adição empolgante. Infelizmente, as secções anti-gravidade são escassas nestas oito pistas, e esta é a única métrica de qualidade pela qual podemos objetivar um retrocesso no trabalho de remasterização das pistas em relação à Parte 3.
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