Uma tradição de longa data da
série Monster Hunter é o lançamento de expansões que aumentam a longevidade do
jogo, com conteúdos como monstros, armaduras e mecânicas adicionais. No
passado mais recente, verificamos isso com Monster Hunter 4 Ultimate e Monster
Hunter Generations Ultimate, as versões expandidas das entradas para a 3DS, e Monster Hunter World: Iceborne, a expansão vendida como DLC do
jogo da série para as plataformas não-Nintendo.
Agora, chegou a vez de Monster
Hunter Rise receber o mesmo tratamento, com a expansão Sunbreak. Com um preço
sugerido de 39,99 € (e, no momento da publicação, por um preço promocional de
29,99€ até 4 de outubro na Nintendo eShop), Monster Hunter Rise: Sunbreak
promete expandir a experiência base com uma nova história, monstros, mecânicas
e locais. Neste artigo, detalharemos as
principais novidades que esta expansão introduz à fórmula de Rise!
Antes de mais, gostaríamos de relembrar que, se assim desejarem, podem descarregar na Nintendo eShop uma versão demo de Sunbreak. Para isso, devem aceder á página de Monster Hunter Rise na loja digital, selecionar a opção “Descarregar demo” e, em seguida, escolher a demo de Sunbreak. Nesta versão de demonstração, poderão enfrentar Great Izuchi, Tetranadon, Astalos e até Malzeno, o monstro principal de Sunbreak. Notem que a caça a Malzeno segue parâmetros diferentes e mais restritos do que os empregues na respetiva missão do jogo final – consequentemente, na demo este é um confronto mais desafiante!
Se já possuem Monster Hunter
Rise, precisarão de concluir a missão do hub (Hub Quest) 7★:
Serpent Goddess of Thunder para desbloquearem os conteúdos de Sunbreak. Caso pretendam saltar rapidamente para a expansão, a
CAPCOM disponibilizou o conjunto de armadura Black Belt, que aumenta as vossas
estatísticas de defesa, e o conjunto de armas Defender, que inclui versões
poderosas dos 14 tipos de armas do jogo. Com estas ajudas, estão equipados para
enfrentar as ameaças até este ponto da história de Monster Hunter
Rise, o que vos permitirá saltar muito do grinding necessário para
forjar melhor equipamento nesta fase.
Postos estes preliminares, chegou
a hora de saltar para a DLC propriamente dita. Em Monster Hunter Sunbreak, assistimos
a um fenómeno misterioso que torna os monstros do Reino mais agressivos. Face às suspeitas de que Malzeno, um dragão que devastou o Reino várias vezes no
passado, se encontra de regresso e é a raiz do problema, temos de investigar
esta ameaça e colocar-lhe um ponto final – uma história que vos soará bastante familiar, certamente.
Com o nosso objetivo clarificado,
somos transportados até ao posto de Elgado, a nossa nova base de operações. Esta localização é mais pequena do que Kamura Village, mas concentra
em si as várias funcionalidades da vila úteis para as nossas caçadas, o que nos permite perder menos tempo a realizar as mesmas tarefas. Se ainda assim preferirem ou precisarem de regressar à vila do jogo base, têm a opção de a qualquer momento se deslocarem entre os dois
locais.
Ao contrário de Monster Hunter
Rise, Sunbreak tem uma linha de missões unificadas. Os desafios da DLC, mais
desafiantes do que os do jogo base, estão enquadrados num novo rank de caçador,
o apropriadamente intitulado Master Rank. Para além dos mapas de Monster Hunter
Rise, visitamos duas novas áreas nas caçadas. A Jungle regressa de Monster
Hunter 2 e é composta por praias, cavernas e florestas (previsivelmente), e nesta versão atualizada não
tem quaisquer loadings entre áreas, e a Citadel, uma zona inédita onde
encontramos florestas, regiões geladas e as ruínas de um castelo.
Ao longo dos seis primeiros
Master Ranks (necessários para concluir esta nova história), encontramos monstros
que já enfrentamos no jogo base, subespécies de criaturas de Monster Hunter
Rise e ainda monstros adicionais, compreendendo tanto seres de entradas
anteriores da série como monstros inéditos, como um quarteto de Elder Dragons no qual se inclui Malzeno.
No que toca às novas subespécies e sendo reservado nos exemplos para
não estragar as surpresas, a serpente Somnacanth recebeu uma nova variante de
gelo denominada Aurora Somnacanth, capaz de exalar gelo e emanando
permanentemente frio a partir da sua superfície corporal. No que concerne a veteranos de regresso, Gore Magala e Seregios, os monstros principais de Monster Hunter 4 Ultimate, são alguns dos monstros clássicos que se estreiam em Monster Hunter Rise com Sunbreak. Juntamente
com os monstros inéditos, estes são a principal atração desta DLC, sendo por
isso uma pena que os primeiros Master Ranks sejam quase exclusivamente reservados
a monstros que já conhecemos do jogo base.
Estes oponentes são um prazer de se
enfrentar nesta expansão, não só pela jogabilidade de Hunter Rise ser já
de si mais versátil, mas também porque Sunbreak introduz algumas mecânicas inéditas. A
maior é sem dúvida o Switch Skill Swap. Agora, é possível levarmos dois
conjuntos de Switch Skills para as missões e trocar entre eles livremente durante
as batalhas, o que permite que nos adaptemos ao tipo e quantidade de inimigos
que temos de derrotar e introduz maior variedade nos confrontos! Imediatamente
após um Switch Skill Swap, temos a possibilidade de executar um Swap Evade, um
novo tipo de desvio mais rápido do que o tradicional do jogo.
Durante as caçadas, é possível
que encontremos novos endemic helpers. A título de exemplo, os Gold
Wirebugs temporariamente facilitam a transição para Wyvern Riding, aumentam os
materiais projetados pelos ataques neste tipo de jogabilidade e aceleram a
regeneração dos Wirebugs. Por seu lado, as Marionette Spiders, se atiradas a monstros
grandes, agarrar-se-ão aos mesmos e o seu fio poderá ser usado para puxar a
criatura na nossa direção.
Para além desta mecânica,
assistimos também a adições no sistema de Dangos. Primeiramente, foram
implementados novos Dangos com efeitos diferentes; por exemplo, Easy-Breezy faz
com que recuperemos um pouco de HP sempre que realizamos um Switch Skill Swap,
e Self Kelp leva a que, após sofrermos um determinado valor de dano, o dano
sofrido no próximo ataque seja diminuído. A novidade mais
interessante nos Dangos, todavia, é os Hopping Skewers: com este sistema
risco-recompensa, a ordem pela qual escolhemos os Dangos passa a ter
relevância. O skill do primeiro Dango que escolhemos terá o seu nível aumentado
de 2 para 4, mas terá uma probabilidade de ativação 20% menor. O segundo, por
seu lado, subirá de nível 2 para 3, mas a sua probabilidade de ativação será
diminuída em 10%. Por fim, o terceiro descerá de nível, passando de nível 2
para 1, mas a sua probabilidade de ativação será aumentada. Os Hopping Skewers
são uma mecânica totalmente opcional, por isso cabe a vocês decidirem se querem
ou não jogar com a vossa sorte!
No que toca a personalização, esta
DLC introduz dezenas de armaduras e armas exclusivas, que só podem ser forjadas
usando as partes dos monstros das missões Master Rank. Um novo tipo de
Decorations foi também introduzido, as Rampage Decorations, que funcionam de
modo similar às decorações do jogo base mas apenas podem ser usadas nas armas
Master Rank.
Os nossos companheiros fieis
também saem beneficiados com o salto para Sunbreak. Através do sistema
Meowcenaries, podemos agora encontrar Eurekacorns. Se dermos estes colectáveis
aos nossos Palicos e Palamutes, podemos aumentar a sua Skill Memory, o que nos
permite atribuir-lhes mais Skills! Adicionalmente, todas as classes de Palico
podem aprender uma nova ação secreta, bastando para isso que terminemos três
missões usando o Palico de uma determinada classe depois de aceitarmos o Request
correspondente.
Por fim, mas certamente não menos importante, foram adicionados novos tipos de missões. Ao longo da narrativa de Sunbreak, vamos conhecendo personagens como Dame Fiorayne e Admiral Galleus, e com as Follower Quests podemos juntar-nos às figuras centrais de Sunbreak ou mesmo a residentes de Kamura Village, como Hinoa, em caçadas! Durante estas missões especiais, uma destas personagens acompanhar-nos-á e realizará com relativa competência todas as ações que esperamos de um humano, como atacar, usar itens e até montar monstros.
Adicionalmente, as Anomaly Quests
são um estilo de missões que desbloqueamos após atingirmos o Master Rank 10, em
que enfrentamos monstros enlouquecidos por criaturas denominadas Qurio. Embora bastante
semelhantes às suas variantes normais, estes inimigos enraivecidos são mais
poderosos e em alguns casos realizam novos ataques. Vale sempre a pena suplantar
estes desafios, porque é com os materiais especiais que eles nos facultam que
podemos construir armaduras especialmente poderosas e podemos aumentar o
nível de raridade das nossas armas.
Após o lançamento inicial de Sunbreak,
a CAPCOM expandiu o sistema de Anomaly Quests com as Anomaly Investigations.
Nestas missões, os monstros enlouquecidos que caçamos, o tempo limite e a
existência de condições extra são decididos aleatoriamente, num sistema que expande ainda mais o replay value da experiência. Além disso, foram adicionados novos itens
como recompensas por triunfarmos nestes desafios, que podemos usar em Qurious
Crafting para melhorarmos mais profundamente as nossas armas e equipamento. Notem
que, apesar de podemos escolher o tipo de melhoria que queremos aplicar às nossas
armas, as melhorias nos conjuntos de armadura são aleatórias (podendo, ainda
assim, ser descartadas se não as desejarmos).
Para além das Anomaly Investigations,
outras novidades foram adicionadas à expansão com a sua primeira grande atualização, nomeadamente a arena clássica Forlorn Arena, e o
monstro Lucent Nargacuga de Monster Hunter 3 Ultimate. Mesma na data desta publicação foi lançada a
atualização gratuita de setembro que, entre outras mudanças, adiciona novas
subespécies de monstros, aumenta o nível máximo das Anomaly Investigations e
adiciona Layered Weapons, permitindo-nos alterar a aparência das nossas
armas sem prejuízo das suas estatísticas! A CAPCOM já prometeu que este suporte
pós-lançamento continuará por 2023 adentro, pelo que não vos faltarão motivos
para prolongar a vossa estadia pelo Reino!
Entre uma quantidade modesta de
novos monstros e um conjunto de novos patamares nos sistemas de missões e melhoria
de de equipamento, Sunbreak tem muito para oferecer se são dos jogadores que se
viram alegremente sugados pela jogabilidade e progressão de Monster Hunter
Rise. Somando as novidades, esta expansão dar-vos-á boas desculpas para investirem mais dezenas de
horas neste universo!
Nota: Este artigo foi redigido com base na versão digital da expansão para a Nintendo Switch, através de um código gentilmente cedido pela Nintendo Portugal.
Autor: Tiago Sá
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