Com toda a sinceridade, surpreende-me que esteja a fazer a análise deste jogo, pois após o horrível WWE2K20 (por muitos considerado o pior jogo do ano e talvez de sempre), ninguém esperava que a 2K voltasse a lançar mais um jogo da franquia. Contudo, e após dois anos de espera, WWE2K22 foi lançado e para surpresa de todos...está bastante bom, com uma melhoria enorme na jogabilidade, nos gráficos e na performance!
WWE2K22 introduz um pouco de novidade em tudo, desde os gráficos, a criação, os modos de jogo disponíveis e até na sua jogabilidade (esta última contando com uma melhoria enorme). Desde WWE2K15 que a jogabilidade pouco ou nada foi alterada, sendo que muitos fãs achavam-na aborrecida, linear e muito pouco intuitiva. Neste novo título o modelo de combate adotado foi um mais orientado para o estilo competitivo e arcade, facilitando o acesso dos jogadores aos combos e mecânicas mais exigentes, algo que ainda não tinha sido introduzido em nenhum outro título.
Começando pelos combos. Ao contrário dos últimos títulos, agora é possível efetua-los através de uma sequência específica de botões variados entre o X, o quadrado e o círculo (ataques pesados, rápidos e grapple), fazendo esses combos conseguimos atordoar o nosso adversário durante uns segundos. O sistema de grapple também recebeu algumas alterações. Agora já não é possível faze-los tão instantaneamente carregando em apenas um botão, mas sim conjugar o circulo com ambos os botões de ataques rápidos ou pesados. À medida que vamos sofrendo dano e causando dano no nosso inimigo as duas barras que se irão situar debaixo da nossa barra de vida irão encher. Uma delas está dividida em 3. Sempre que enchemos uma das 3 partes dessa barra podemos efetuar uma habilidade específica para cada lutador. Essas habilidades podem variar entre, a nossa personagem levantar-se muito rápido, fugir do ringue, entre outras. Assim que tivermos a 3 partes preenchidas podemos fazer o nosso "Signature move". Se o efetuarmos com sucesso a nossa barra de baixo irá preencher-se automaticamente e podemos efetuar o nosso "Finisher".
A barra de stamina e o contador de reversals desapareceram. Sim, agora a nossa personagem não irá cansar-se como de antes, nem estaremos limitados durante os combates. Para além disso, o sistema de reversals foi completamente alterado. Ao invés da antiga mecânica que consistia em clicar num único botão no momento certo, agora temos de adivinhar o que o nosso adversário irá fazer, sendo que se acertarmos no botão a nossa personagem irá defender-se do ataque. Para além disso também é possível efetuar uma espécie de esquiva, o que nos ajuda a efetuar contra ataques e a desviar de certos ataques. O combate com armas também foi melhorado e para além das novas animações, agora podemos escolher em qualquer tipo de luta qual arma queremos tirar debaixo do ringue, algo que antes só era possível nas lutas de modalidade "Extreme Rules".
Um dos modos mais aclamados da série de jogos da WWE é sem dúvida o modo criação de personagem no qual os jogadores têm uma quantidade quase ilimitada de opções para criar a sua personagem de sonho. Este ano não foi diferente, apresentado um modo de criação de personagem mais completo que nunca. Contudo e infelizmente foram-nos limitadas as opções disponíveis para a criação da entrada para as personagens. Este ano apenas conseguimos escolher uma entrada completa dentro da lista que nos é dada, ao contrário dos últimos anos nos quais nos era possível escolhermos diferentes opções para segmentos diferentes da entrada. Algo que teve de ser alterado devido aos melhoramentos efetuados nas entradas das personagens. No final podemos também colocar uma imagem alternativa da nossa personagem para ficar bonito no menu de escolha de personagem e partilhar online para toda a comunidade conseguir ver, avaliar e quem sabe utilizar a nossa personagem.
De seguida iremos falar de uma das imagens de marca da série. À semelhança dos outros anos, os jogos da WWE trazem-nos inúmeros modos de jogo. Aqui fica a nossa opinião sobre cada um!
WWE 2K SHOWCASE
GM MODE
Passados muitos anos e após os fãs tanto insistirem, finalmente a 2K respondeu e trouxe-nos o famoso General Manager mode. Este modo consiste em entrarmos na pele de um dos responsáveis pelos shows e gerirmos assim o programa à nossa vontade... contudo nem tudo foi considerado conforme desejaríamos. Assim que entramos neste modo temos de selecionar um dos 6 possíveis gerentes, sendo que o último pode ser uma personagem criada por nós. Naturalmente, cada um dos gerentes tem a sua especialidade que pode ser usada a nosso favor ao longo do jogo. Posteriormente, temos que selecionar o espetáculo(show) que vamos gerir, o show adversário (assim como quem o irá gerir), quanto tempo irá durar o modo e se queremos efetuar o recrutamento manualmente ou automaticamente. Estas ultimas modalidades são novidades. Após isso iremos então para o Draft com um valor fixo a gastar.
Assim que tivermos escolhido todos os lutadores (que podemos adquirir), começa o espetáculo e cabe a nós fazer um cativante para os fãs. Contudo, as limitações e a dificuldade deste modo estragaram um bocado da experiência. Apenas temos na nossa posse dois títulos, o principal masculino e feminino e para além disso só podemos fazer lutas 1X1 ou Tag-Team (2X2), sendo que para este último nem sequer temos disponíveis os respetivos títulos. Também é possível mandar os nossos lutadores efetuarem promoções, desafiarem outros lutadores ou fazerem propagandas (sendo que estas podem gerar más avaliações ao nosso show). No final de cada show irá ser feita uma comparação com o espetáculo do nosso rival. Entre shows é possível contratar lutadores a full time ou a contrato, lutadores por um determinado valor, ou melhorar o nosso show pagando por propaganda e melhores pavilhões. Nesta fase também iremos receber emails por parte dos nossos lutadores a exigirem umas lutas em específico e cabe a nós aceitar ou não.
UNIVERSE MODE
Este é o modo que veio para ficar e mesmo passados 10 anos desde a primeira vez que apareceu num jogo, continua a ser excelente. Este segue os mesmos tramites das iterações anteriores, onde assumimos o controlo da WWE, tendo de gerir os shows, os lutadores, os campeões...ou seja, tudo mesmo! A grande novidade é no novo modo universe singular, no qual podemos escolher um lutador e fazer o nosso percurso pela WWE, algo semelhante ao modo de carreira do FIFA. Cada personagem irá começar no seu rank para um título em específico e os free agents têm a opção de irem para o show que quisermos.
MYRISE
MyFaction
Já foi referido, mas vamos voltar a salientar que os gráficos estão lindos e arriscamo-nos a dizer que este é o jogo da WWE mais bonito que alguma vez jogámos. As luzes, os efeitos sonoros, as sombras e pormenores tanto de suor como do sangue estão muito bem trabalhados. As personagens parecem reais e as arenas estão bastante envolventes. Salientamos em particular o famoso Thunderdrome, que foi uma inclusão surpreendente e bastante bem feita, algo que verdadeiramente justifica os parabéns a apresentar à 2K. Obviamente que o jogo tem bugs e por vezes não são poucos, por exemplo muitas vezes vimos as personagens parecer que não tinham ossos nos braços quando as atirávamos contra um canto do ringue. Contudo, fora isso, não houve nenhum bug muito preocupante que impedisse a boa apreciação da experiencia apresentada, muito ao contrário do WWE2K20, reconhecido pela quantidade abismal de problemas e glitches.
Salientamos, contudo, que muitas das vozes ao longo do modo MyRise, assim como do Rey Mysterio no modo 2K Showcase, pareciam gravadas com um microfone de telemóvel. Ainda assim, relembramos que esses audios foram efetuados pelos lutadores em casa durante todo o confinamento, e certamente fora das condições que um estúdio de gravação professional proporcionam. Por isso ao invés de criticarmos, pelo contrário, escolhemos elogiar o grande trabalho feito por todos.
Conclusão
Título: WWE2K22
Desenvolvedora: Visual Concepts
Publicadora: 2K Sports
Ano: 2022
Autor da Análise: Carlos Cabrita
Sem comentários: